Questões de Concursos Atividades Resolva questões de Atividades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Atividades Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1028729 | Legislação Federal, Lei Complementar N 94 de 1998, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) foi instituída pela Lei Complementar no 94/1998. A definição de sua área de abrangência compreende o Distrito Federal (DF), bem como municípios do estado de Goiás e do estado de Minas Gerais. A RIDE-DF terminou por englobar, em uma mesma região de planejamento, municípios que mantêm com o DF relações de natureza nitidamente metropolitana com outros que estabelecem relações de natureza regional.Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/wp- content/uploads/2018/03/%C3%81rea-de-Influ%C3%AAncia-de- Bras%C3%ADlia-e-Proposta-de-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-RIDE-do- DF-e-Entorno.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. A respeito da RIDE-DF, julgue (C ou E) o item a seguir.A RIDE-DF envolve diversos entes federados: os estados, os municípios, o DF e a União, todos participantes da formulação de políticas públicas de uso desse recorte territorial. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1028739 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.Uma das metas do Eixo 1 (Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica) do II PDPM é aumentar o número de mulheres com acesso a linhas de crédito e financiamento para fomentar a ação empreendedora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1028782 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.A utilização da multimídia educativa enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, sendo, no entanto, pouco inclusivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1028732 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.O grupo étnico amarelo é formado por população de origem ameríndia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1028735 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.É dever do poder público proceder com a celebração de convênios com prefeituras e estados que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), de modo a apoiar medidas de aperfeiçoamento dos profissionais da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1028766 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.O professor pode utilizar testes padronizados como recurso de identificação e de desenvolvimento das diferentes formas de inteligência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1028731 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.A excelência dos serviços públicos de saúde, educação e alimentação indica que a maior parte da população do DF apresenta ótimos indicadores de qualidade de vida, independentemente de seu grupo étnico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1028737 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.A educação deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1028738 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.O II PDPM busca garantir a igualdade das mulheres e combater a discriminação de gênero por meio de um conjunto de propostas de políticas públicas elaboradas exclusivamente por órgãos governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1028728 | Legislação Federal, Lei Complementar N 94 de 1998, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) foi instituída pela Lei Complementar no 94/1998. A definição de sua área de abrangência compreende o Distrito Federal (DF), bem como municípios do estado de Goiás e do estado de Minas Gerais. A RIDE-DF terminou por englobar, em uma mesma região de planejamento, municípios que mantêm com o DF relações de natureza nitidamente metropolitana com outros que estabelecem relações de natureza regional.Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/wp- content/uploads/2018/03/%C3%81rea-de-Influ%C3%AAncia-de- Bras%C3%ADlia-e-Proposta-de-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-RIDE-do- DF-e-Entorno.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. A respeito da RIDE-DF, julgue (C ou E) o item a seguir.O adensamento populacional do atual DF tem início com o crescimento desordenado dos municípios goianos em direção a Brasília e teve como resultado uma região metropolitana fortemente conurbada e integrada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1028765 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.Gostar de cooperar, apreciar atividades em grupo e relacionar-se bem são características que podem ser observadas na inteligência intrapessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1028730 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.O elevado percentual de população que se declara negra indica a forte atração de mão de obra para o DF, o que resulta na grande participação desse grupo étnico no mercado de trabalho e em significativa desigualdade socioespacial quanto ao acesso ao mercado de trabalho formal e a maior renda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1028764 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.Para Gardner, as inteligências são genuinamente inatas no ser humano, sendo relevante o papel do professor na promoção das habilidades dos estudantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1028770 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.Para Vygotsky, a linguagem tem grande relevância para o desenvolvimento cognitivo. É uma habilidade inata do ser humano e desenvolve-se independentemente das interações sociais e culturais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1028783 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446. No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.As reformas pombalinas no Brasil tinham o intuito de estabelecer uma escola que atendesse aos propósitos do Estado e que também servisse aos interesses eclesiásticos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1028736 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.A educação é ministrada com base no princípio do pluralismo de ideias e de concepções filosóficas, políticas, estéticas, religiosas e pedagógicas, entre outros, que conduza o educando à formação de uma postura ética e social próprias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1028768 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.Ao proporcionar atividades que sejam promotoras da colaboração entre estudantes em sala de aula, o professor está embasado exclusivamente na perspectiva do desenvolvimento e da aprendizagem de Vygotsky, pois é o teórico que enfatiza a importância das interações sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1028729 | Legislação Federal, Lei Complementar N 94 de 1998, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) foi instituída pela Lei Complementar no 94/1998. A definição de sua área de abrangência compreende o Distrito Federal (DF), bem como municípios do estado de Goiás e do estado de Minas Gerais. A RIDE-DF terminou por englobar, em uma mesma região de planejamento, municípios que mantêm com o DF relações de natureza nitidamente metropolitana com outros que estabelecem relações de natureza regional.Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/wp- content/uploads/2018/03/%C3%81rea-de-Influ%C3%AAncia-de- Bras%C3%ADlia-e-Proposta-de-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-RIDE-do- DF-e-Entorno.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. A respeito da RIDE-DF, julgue (C ou E) o item a seguir.A RIDE-DF envolve diversos entes federados: os estados, os municípios, o DF e a União, todos participantes da formulação de políticas públicas de uso desse recorte territorial. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1028739 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.Uma das metas do Eixo 1 (Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica) do II PDPM é aumentar o número de mulheres com acesso a linhas de crédito e financiamento para fomentar a ação empreendedora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1028782 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.A utilização da multimídia educativa enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, sendo, no entanto, pouco inclusivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1028732 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.O grupo étnico amarelo é formado por população de origem ameríndia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1028735 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.É dever do poder público proceder com a celebração de convênios com prefeituras e estados que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), de modo a apoiar medidas de aperfeiçoamento dos profissionais da educação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1028766 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.O professor pode utilizar testes padronizados como recurso de identificação e de desenvolvimento das diferentes formas de inteligência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1028731 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.A excelência dos serviços públicos de saúde, educação e alimentação indica que a maior parte da população do DF apresenta ótimos indicadores de qualidade de vida, independentemente de seu grupo étnico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1028737 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.A educação deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e físico-motora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1028738 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.O II PDPM busca garantir a igualdade das mulheres e combater a discriminação de gênero por meio de um conjunto de propostas de políticas públicas elaboradas exclusivamente por órgãos governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1028728 | Legislação Federal, Lei Complementar N 94 de 1998, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) foi instituída pela Lei Complementar no 94/1998. A definição de sua área de abrangência compreende o Distrito Federal (DF), bem como municípios do estado de Goiás e do estado de Minas Gerais. A RIDE-DF terminou por englobar, em uma mesma região de planejamento, municípios que mantêm com o DF relações de natureza nitidamente metropolitana com outros que estabelecem relações de natureza regional.Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/wp- content/uploads/2018/03/%C3%81rea-de-Influ%C3%AAncia-de- Bras%C3%ADlia-e-Proposta-de-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-RIDE-do- DF-e-Entorno.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. A respeito da RIDE-DF, julgue (C ou E) o item a seguir.O adensamento populacional do atual DF tem início com o crescimento desordenado dos municípios goianos em direção a Brasília e teve como resultado uma região metropolitana fortemente conurbada e integrada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1028765 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.Gostar de cooperar, apreciar atividades em grupo e relacionar-se bem são características que podem ser observadas na inteligência intrapessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1028730 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria- dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20 (9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações. O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.O elevado percentual de população que se declara negra indica a forte atração de mão de obra para o DF, o que resulta na grande participação desse grupo étnico no mercado de trabalho e em significativa desigualdade socioespacial quanto ao acesso ao mercado de trabalho formal e a maior renda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1028764 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos. SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com adaptações. No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.Para Gardner, as inteligências são genuinamente inatas no ser humano, sendo relevante o papel do professor na promoção das habilidades dos estudantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1028770 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.Para Vygotsky, a linguagem tem grande relevância para o desenvolvimento cognitivo. É uma habilidade inata do ser humano e desenvolve-se independentemente das interações sociais e culturais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1028783 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023Texto associado. Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446. No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.As reformas pombalinas no Brasil tinham o intuito de estabelecer uma escola que atendesse aos propósitos do Estado e que também servisse aos interesses eclesiásticos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1028736 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.A educação é ministrada com base no princípio do pluralismo de ideias e de concepções filosóficas, políticas, estéticas, religiosas e pedagógicas, entre outros, que conduza o educando à formação de uma postura ética e social próprias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1028768 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.Ao proporcionar atividades que sejam promotoras da colaboração entre estudantes em sala de aula, o professor está embasado exclusivamente na perspectiva do desenvolvimento e da aprendizagem de Vygotsky, pois é o teórico que enfatiza a importância das interações sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro