Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q818785 | Legislação Federal, Auditor, IF PE, IFPE

De acordo com o Art. 12 da lei n° 4320/64 os investimentos correspondem às dotações para planejamento e execução de obras. Sobre os investimentos podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q521834 | Auditoria, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

Segundo o COSO, os controles internos devem ser estruturados com base em cinco componentes, que, em suma, representam os requisitos para se alcançar os objetivos organizacionais. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

Cada componente tem sua aplicação delimitada a unidades de mesmo nível hierárquico das organizações. Diante disso, o ambiente de controle tem seus princípios aplicados especificamente a unidades organizacionais que compõem o nível mais elevado das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1043Q728700 | Direito Financeiro, Receita creditícia Dívida Pública e Operações de Crédito, Auditor, TCE CE, FCC

A operação de crédito por antecipação de receita destinase a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q522372 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

As informações obtidas por meio de fotografias, fitas de vídeo ou áudio, arquivos magnéticos, cópias de documentos internos e externos, extratos bancários, cálculos, respostas a questionários durante a realização da auditoria, são considerados como documentos de comprovação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q160927 | Direito Financeiro, Atividade Financeira do Estado, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Ao tratar das normas gerais sobre finanças públicas, a Constituição da República de 1988 reservou expressamente a disciplina de determinadas matérias ao trato por lei complementar.

Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadra entre tais matérias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q161965 | Direito Administrativo, Atributos do ato administrativo presunção de legitimidade, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Considere a proposição 1 e a razão 2 a seguir.

1. Admite-se que a autoexecutoriedade das pretensões contidas nos atos administrativos possa resultar implicitamente do ordenamento jurídico,

PORQUE

2. a Administração Pública, com fundamento no interesse público, necessita expedir decisões que estabelecem, de modo unilateral, obrigações para os administrados.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q406747 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor, CEFET RJ, CESGRANRIO

Os atos administrativos podem ser classificados de diversas formas. Assim, quando se indica que o ato administrativo de desapropriação representa a onipotência do Estado e o seu poder de coerção, está-se fazendo referência ao ato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q161499 | Controle Externo, Tribunal de contas RO, Auditor, TCE RO, FCC

Texto associado.
Para responder às questões de números 22 a 27
considere a Lei Complementar nº 154/96 do Estado
de Rondônia.

São partes essenciais das decisões do Tribunal de Contas ou de suas Câmaras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q162022 | Contabilidade Geral, Auditor, TCM GO, FCC

Registro contábil para Pagamento da Despesa Orçamentária:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q687848 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor, UFF, COSEAC, 2019

Dentre os critérios de avaliação de estoques, abordados na NBC TG 16 – Estoques, num ambiente econômico com inflação, a adoção o UEPS (Último a Entrar Primeiro a Sair) provoca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q162107 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Analise as afirmativas a seguir relativas às normas constitucionais e às disposições legais que regem os regimes geral e próprios de previdência social e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Constituição da República de 1988 instituiu a retenção dos repasses orçamentários aos Estados e aos Municípios em dívida com o INSS.

( ) A Reforma da Previdência rompeu o equilíbrio do pacto federativo, ampliando o intervencionismo federal sobre os regimes de previdência dos servidores públicos estaduais e municipais.

( ) Até a Reforma da Previdência, nenhum servidor público ficava à mercê da própria sorte se não tivesse um regime próprio instituído no âmbito do Estado ou do Município ao qual serviam, pois podiam obter a aposentadoria pelo regime geral da previdência social.

( ) Os princípios jurídicos que regem a seguridade social são os mesmos que regem a previdência social.

( ) O pagamento dos privilégios instituídos pelos regimes próprios de previdência social, antes da promulgação da Lei n. 9.717, de 1998, é da responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Assinale a sequência CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q523851 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.

O auditor independente deve obter carta que evidencie a responsabilidade da administração quanto a informações e dados, e a preparação e apresentação das demonstrações contábeis submetidas aos exames de auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

1053Q357036 | Contabilidade Geral, Princípios orçamentários, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

O princípio dos orçamentos públicos segundo o qual a lei orçamentária não poderá conter dispositivo estranho à fixação das despesas e previsão de receitas é chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q847304 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A dívida pública consolidada ou fundada, de acordo com o disposto no artigo 29 da Lei Complementar nº 101, de 2000, compreende o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses. II. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define entidade estatal dependente a entidade controlada que não pode receber do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal e ou serviços administrativos. III. O conceito de operação de crédito, na Lei Complementar nº 101, de 2000, relaciona-se exclusivamente com o compromisso financeiro assumido em razão de mútuo.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1055Q161772 | Direito Previdenciário, Contribuintes, Auditor, TCM RJ, FGV

Com relação aos contribuintes da Previdência Social, analise as afirmativas a seguir:

I. Os órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional são considerados empresa, para efeitos da legislação previdenciária. Dessa forma, os empregados públicos e os servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, são segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social, cabendo àqueles órgãos e entidades as mesmas obrigações das empresas em geral.
II. O Município que contratar cooperativa de trabalho ou de mãode- obra deve contribuir para o Regime Geral de Previdência Social com 15%, incidentes sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviços, relativamente a serviços que lhe são prestados por cooperados.
III. O servidor contratado pela União, Estado, Distrito Federal ou Município, bem como pelas respectivas autarquias e fundações, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, é segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social na qualidade de empregado.
IV. Os Municípios que instituírem Regime Próprio de Previdência Social para os seus servidores titulares de cargos efetivos não são contribuintes obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social em relação a esses. Entretanto, o Regime Próprio de Previdência Social deve assegurar, pelo menos, aposentadorias e pensão por morte previstas no art. 40 da Constituição Federal.
V. O servidor titular de cargo efetivo do Município, amparado por Regime Próprio de Previdência Social, não poderá se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q160561 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Auditor, TCE PA, AOCP

No que se refere à Organização administrativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q162112 | Direito Processual Penal, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta medida protetiva de urgência a ser aplicada ao agressor no caso de constatação da prática de violência doméstica contra a mulher, conforme o disposto na Lei Maria da Penha — Lei n.º 11.340/2006.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q161894 | Controle Externo, Auditor, TCM GO, FCC

A Lei Complementar nº 101/2000, dispõe sobre normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Quanto ao âmbito de incidência de suas normas, são direcionadas e obrigam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q355989 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor, CGE PB, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e procedimentos a serem observados na elaboração dos balanços públicos, regulamentados no art. 101 da Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens subseqüentes.

I Os resultados gerais do exercício financeiro serão demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

II No balanço orçamentário serão demonstradas as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas.

III Para fins de elaboração do balanço financeiro, os restos a pagar do exercício serão computados na despesa extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

IV A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio e indicará o saldo patrimonial da entidade pública.

V No balanço patrimonial estão contempladas, entre outras, as contas de compensação, nas quais são registrados os bens, valores, obrigações e situações que possam vir a afetar o patrimônio da entidade pública.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q162717 | Direito Tributário, Modalidades de lançamentoCTN, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

É aquele em que o contribuinte auxilia ostensivamente o Fisco na atividade do lançamento, recolhendo o tributo, antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura. O texto refere-se ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.