Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q738516 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor, TCE AL, FCC

A respeito da economia brasileira na década de 1990, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q162287 | Direito Administrativo, Auditor, TCE MG, FCC

Nos termos definidos pelo artigo 175, da Constituição Federal, é correto afirmar que os serviços públicos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q357190 | Contabilidade Geral, Créditos Orçamentários e Adicionais, Auditor, TCdosM CE, FCC

Os créditos adicionais extraordinários

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q163171 | Direito Civil, Contratos em Espécie, Auditor, TCE AL, FCC

Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q437364 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

O presidente da câmara municipal de determinado município encaminhou, em 2006, expediente ao TCU, requerendo providências desse órgão porquanto o prefeito municipal se recusava a prestar contas dos recursos recebidos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de transferências voluntárias repassadas pela União, além de não disponibilizar recursos para pagamento dos subsídios dos vereadores.

Com base nessa situação hipotética e sabendo que o município mencionado situa-se em um estado da Federação e tem aproximadamente quinze mil habitantes, julgue os itens seguintes.

A câmara municipal é órgão do Poder Legislativo municipal, responsável pelo controle externo. Na situação descrita, de acordo com a Constituição Federal, com relação ao número de vereadores, deve-se observar o limite mínimo de nove e o máximo de vinte e um. O subsídio dos vereadores deve ser fixado pela câmara municipal em uma legislatura para a subseqüente, sendo que o valor máximo, para o município em questão, deve corresponder a 30% do subsídio pago a deputados estaduais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1266Q160652 | Economia, Microeconomia, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Considerando que u(x1, x2) é a função utilidade do consumidor, em que xi , i = 1 e 2, é a demanda do consumidor em relação ao bem i, e que pi é o preço do bem i, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q162218 | Direito Civil, Parte Geral, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Entre as características das pessoas jurídicas, uma se destaca como a mais importante, porque dela depende a maioria das outras.

Nesse contexto, assinale a alternativa que indica essa característica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q523709 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Visando a obtenção de evidências de auditoria, o auditor pode se valer do procedimento de confirmação externa.

Avalie as afirmações a seguir no que dizem respeito aos procedimentos a serem executados pelo auditor, em caso de recusa por parte da administração da entidade objeto da auditoria em enviar as solicitações de confirmação externa que o auditor considerou necessárias.

I. Sendo um procedimento de auditoria considerado imprescindível à obtenção de evidência de auditoria, o auditor deve enviar as solicitações de confirmação externa por conta própria, independentemente de autorização da administração da entidade objeto da auditoria.

II. O auditor deverá indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência de auditoria sobre sua validade e razoabilidade.

III. O auditor deverá executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.

IV. Caso não consiga obter evidência de auditoria relevante e confiável por meio de procedimentos alternativos de auditoria, o auditor deve determinar as implicações para a auditoria e para a opinião do auditor.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1269Q162499 | , Auditor, TCE AL, FCC

Analise as assertivas abaixo.

I. A implementação de programas como o Bolsa Família visa promover melhor distribuição de renda.
II. A função estabilizadora ou anti-cíclica das políticas governamentais pode ser cumprida por meio da adoção de medidas tais como a concessão do seguro desemprego.
III. A redução da alíquota do IPI incidente sobre perfis de ferro ou aço não ligado de 5% para 0%, conforme Decreto nº 6.024/07, é um instrumento válido para que o governo cumpra a função alocativa da política econômica.
IV. A adoção de medidas como as que integram o Programa de Aceleração do Crescimento não contribui para que o governo cumpra nenhuma das funções da política econômica, a saber: alocativa, redistributiva e/ou estabilizadora.

Estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q429841 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de direito constitucional.

Compete à Câmara Municipal do município de Vitória-ES exercer, mediante controle externo, a fiscalização contábil e orçamentária da administração direta desse município, bem como das autarquias e empresas públicas municipais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1271Q163101 | Contabilidade Geral, Auditor, TCE GO, ESAF

Os princípios orçamentários são importantes orientações a serem seguidas na administração orçamentária pública e constam atualmente na legislação que rege o assunto. A respeito da utilização desses princípios no Brasil, indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q161311 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Assinale a alternativa que indica o crime cometido por quem patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q161068 | Direito Constitucional, Constitucionalidade de leis e atos normativos, Auditor, TCM GO, FCC

Referente a análise da constitucionalidade de leis e atos normativos no ordenamento brasileiro, considere:

I.Aos Tribunais de Contas é dado concluir pela irregularidade de uma determinada licitação e da contratação dela decorrente, em função de considerar inconstitucional a lei com base na qual foram os atos em questão praticados.
II.Os órgãos fracionários de Tribunais de Justiça poderão afastar a incidência de lei, no todo ou em parte, independentemente de decisão do Plenário ou órgão especial, desde que não declarem sua inconstitucionalidade.
III.Ao Congresso Nacional compete suspender, no todo ou em parte, a execução de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.
IV.Lei federal anterior à Constituição vigente e que com esta seja materialmente incompatível não poderá ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade, mas sim de arguição de descumprimento de preceito fundamental, de competência originária do Supremo Tribunal Federal, cuja decisão produzirá eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Público.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q850516 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal LC n 101 de 2000, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define operação de crédito como o compromisso financeiro assumido em razão de arrendamento mercantil, exclusivamente. II. Como disposto na Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de operação de crédito refere-se ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. III. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define a dívida pública consolidada como o montante total, apurado com duplicidade, das obrigações financeiras do ente municipal.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1276Q524889 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A auditoria deve envolver exames específicos de cada um dos grupos de contas das demonstrações financeiras. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma das formas de o auditor obter confirmação independente, em relação às provisões registradas, é a circularização dos consultores jurídicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1277Q522081 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1278Q468353 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor, TCE CE, FCC

Está sujeita à disciplina específica, por meio de lei complementar, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q469125 | Direito Tributário, Crédito tributário, Auditor, TCE AL, FCC

Sobre o instituto da moratória, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q445581 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor, Tribunal de Contas Estadual MG, FUNDEP UFMG, 2018

Considere a seguinte afirmação de Bernardo Gonçalves Fernandes.

“[…] enquanto o _______________ consiste na submissão a todas as espécies normativas elaboradas em conformidade com o processo legislativo previsto na Constituição (leis em sentido amplo), o _______________ incide apenas sobre campos materiais específicos (delimitados), submetidos exclusivamente ao tratamento do Poder Legislativo (leis em sentido restrito).”

Para que o trecho anterior seja corretamente completado, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.