Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q685279 | Português, Interpretação de Textos, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Texto associado.
Saúde e dinheiro 
    Os norte-americanos perdem qualidade de vida. Com isso, perdem condição de viver mais.
    Dinheiro não traz felicidade, diz o povo. Embora haja controvérsias, a julgar pelo exemplo dos Estados Unidos, nem saúde: pelo segundo ano consecutivo, a expectativa de vida dos americanos diminuiu. 
    Em 1960, eles tinham a expectativa de vida mais alta do mundo. Chegava a 2,4 anos a mais do que a média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 1998, sua expectativa de vida ficou para trás da média da OCDE. Hoje, a diferença já é de 1,6 ano. 
    Um painel conjunto do National Research Council e do Institute of Medicine investigou as causas dessa desvantagem crescente. A conclusão foi a de que a saúde dos americanos é mais pobre em diversos aspectos: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, ferimentos, homicídios, complicações de parto, gravidez na adolescência, consumo de drogas ilícitas e infecções pelo HIV. 
    Ficou evidente, também, que o estilo de vida é menos saudável do que o dos países da OCDE: as cidades privilegiam o automóvel, a população costuma ingerir alimentos altamente calóricos, abusar de álcool e possuir armas de fogo. Aqueles com renda familiar mais baixa têm menos suporte social, previdenciário e acesso limitado à assistência médica. 
    As mortes por overdose aumentam a cada ano. Em 2015, foram 64 mil; neste ano, serão 70 mil, números que ultrapassam o total das mortes de soldados americanos na Guerra do Vietnã. Numa análise publicada no Bristish Medical Journal, Steven Woolf e Laudan Aron consideraram esses óbitos a “ponta do iceberg” de uma crise de saúde mais abrangente: a mortalidade associada ao abuso de álcool e aos suicídios, que afeta especialmente os brancos de meia-idade e certas comunidades rurais. As causas estariam ligadas ao colapso das indústrias locais, à erosão dos laços comunitários, ao isolamento social, à pressão financeira e à consciência dos trabalhadores de que perderam o padrão de vida que os pais um dia tiveram. 
    Ao contrário, entre os negros o número de suicídios e de mortes por overdose não aumentou. Os autores atribuem a esse fenômeno a maior resiliência de mulheres e homens negros, habituados a enfrentar desvantagens econômicas, discriminação, preconceito social e mortalidade geral mais elevada. 
    De outro lado, nos últimos anos, as diferenças sociais se acentuaram, a performance escolar piorou, os salários da classe média estagnaram e os níveis de pobreza aumentaram em relação aos dos países desenvolvidos. O país é rico, mas desigual: os mais pobres têm dificuldade de acesso a serviços sociais, à assistência médica, à prevenção e ao tratamento de transtornos psiquiátricos e dependência química. 
    Os Estados Unidos investem em saúde 17 % de um PIB de 19 trilhões de dólares, ou seja, cerca de 3,2 trilhões de dólares. É mais do que o PIB inteiro do Brasil. Para justificar esse gasto, o americano médio deveria viver 110 anos, pelo menos. Quem nasce em Santa Catarina vive mais. 
VARELLA, Drauzio. Saúde e dinheiro. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/revista/1024/ saude-e-dinheiro. Acesso em 21 nov.2018. (Adaptado) 
A coesão textual resulta de uma rede de relações criadas por meio de procedimentos e recursos, tais como a repetição, a substituição, a seleção lexical. Nas alternativas a seguir, há exemplos de retomada de elementos por meio da substituição lexical, EXCETO em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1502Q162271 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Auditor, TCE AL, FCC

Constitui norma comum e inerente ao regime jurídico das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q163039 | Auditoria, Relatório de auditoria, Auditor, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Conforme a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.320/11, nos casos em que são requeridas modificações no relatório do Auditor independente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q821471 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Auditor, CEFET RJ, CESGRANRIO

De acordo com a legislação societária vigente no Brasil, as sociedades são obrigadas a elaborar algumas demonstrações financeiras. Qual demonstração financeira é obrigatória apenas para as companhias de capital aberto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1505Q431087 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios orçamentários, julgue o item a seguir. O princípio orçamentário da não afetação veda a vinculação de impostos a órgão, fundo ou despesa, sem ressalvas de repartição do produto da arrecadação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1506Q162034 | Direito Administrativo, Auditor, TCE MG, FCC

O poder de polícia traduz-se em atividade da Administração Pública que promove a limitação de direitos individuais em prol do interesse público. Nesse sentido, consiste em atividade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q524285 | Auditoria, Normas Profissionais de Auditor Independente, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna e o IIA/AUDIBRA, julgue os itens a seguir.

No caso de obrigação legal ou profissional, os auditores internos devem divulgar as informações a que têm acesso, mesmo sem a autorização de seus superiores hierárquicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1508Q809726 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Auditor, TCdosM CE, FCC

Nas ações de improbidade administrativa,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q392967 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Auditor, TCE CE, FCC

A Constituição Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q815645 | Legislação Federal, Lei n 4717 1965 Ação Popular, Auditor, Tribunal de Contas Estadual MG, FCC

A sentença que julgar a ação popular

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q524091 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, IMBEL, CETRO

As normas de auditoria, independentemente das demonstrações contábeis, definem e distinguem os termos fraude e erro. Assinale a alternativa que contém as características exclusivamente de um ou de outro termo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q684613 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, UFF, COSEAC, 2019

No que diz respeito à qualidade dos trabalhos da auditoria interna, um aspecto a ser considerado relaciona-se ao nível hierárquico dentro da organização. Nesse sentido, a subordinação necessária à área, para que ela possa exercer suas funções com independência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q469321 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Com base nos dispositivos do Código Tributário Nacional (CTN), julgue os itens que se seguem.

Considere-se que uma lei que reduza isenções e, ao mesmo tempo, disponha de maneira mais favorável ao contribuinte tenha sido publicada em 27 de dezembro de 2006, com data de vigência a partir de sua publicação. Nesse caso, de acordo com o CTN, essa lei teria passado a vigorar apenas em 1. o de janeiro de 2007.

  1. ✂️
  2. ✂️

1514Q746583 | Economia, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A introdução dos carros bicombustíveis, que utilizam simultaneamente álcool e gasolina, eleva a elasticidade preço da demanda de álcool combustível e contribui para limitar a alta do preço desse produto no mercado doméstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1515Q690775 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra SE, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Texto 3 
Papos

– Me disseram... 
– Disseram-me. 
– Hein? 
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. 
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? 
– O quê? – Digo-te que você... 
– O “te” e o “você” não combinam. 
– Lhe digo? 
– Também não. O que você ia me dizer? 
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? 
– Partir-te a cara. 
– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. 
– É para o seu bem. 
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... 
– O quê? 
– O mato. 
– Que mato? 
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? 
– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! 
– Se você prefere falar errado... 
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? 
– No caso... não sei. 
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? 
– Esquece. 
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. 
– Depende. 
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. 
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. 
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. 
– Por quê? 
– Porque, com todo este papo, esqueci-lo. 

Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado]. 

De acordo com o texto 3 e com a norma padrão escrita, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q354910 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da contabilidade de custos e do controle de estoques, julgue os itens a seguir.

A devolução de mercadorias ao fornecedor no valor de R$ 67.000,00 cuja aquisição ocorreu a prazo e com desconto comercial de R$ 5.000,00 deve ser corretamente registrada como a seguir.

D duplicatas a pagar R$ 62.000,00

D desconto obtido R$ 5.000,00

C mercadorias R$ 67.000,00

  1. ✂️
  2. ✂️

1517Q525163 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, MPE RO, CESGRANRIO

Qual o procedimento técnico utilizado pelo auditor para certificar- se dos saldos das depreciações dos bens do Ativo Imobilizado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q809581 | Legislação Federal, Lei Complementar 7 1970, Auditor, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da contribuição para o programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público (PIS/PASEP) e do imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ), julgue os próximos itens. Devido à falta de amparo legal, os gastos com desembaraço aduaneiro na importação de mercadorias não geram direito a desconto de créditos da contribuição para o PIS/PASEP.
  1. ✂️
  2. ✂️

1519Q160628 | Auditoria, Auditor, TCE AL, FCC

O plano de amostragem probabilística que pressupõe a disposição dos itens de uma população em subgrupos heterogêneos representativos da população global é denominado amostragem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q549752 | Informática, Rede de Computadores, Auditor, Auditoria Geral de Estado ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a segurança em redes de computadores, julgue os itens subseqüentes.

Uma das ferramentas básicas de segurança de uma rede, o firewall, que consiste em um conjunto de programas instalados em uma máquina específica na periferia da rede e como ponto de controle para comunicações externas, controla os recursos da rede que os usuários externos podem acessar, assim como os recursos externos a que os usuários internos têm acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.