Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q525280 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 986/2003, julgue os itens que se seguem.

A política e os objetivos estratégicos da entidade não devem influenciar o planejamento dos trabalhos da auditoria interna, que deve manter sua independência e objetividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1682Q163046 | Controle Externo, Auditor, TCE PA, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de

I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1683Q402663 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Auditor, CGE PB, CESPE CEBRASPE

Considere que o Movimento de Combate à Corrupção e ao Nepotismo tenha noticiado que desembargadores de um determinado tribunal de justiça mantinham, em seus gabinetes, servidores fantasmas, isto é, funcionários remunerados pelos cofres públicos que não prestavam serviço algum. Essa situação, caracterizada pelo fato de o funcionário público se apropriar dos salários que lhe são endereçados de forma lícita, apesar de não cumprir o dever de contraprestar os serviços para os quais foi contratado, é considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1684Q161022 | Direito Constitucional, Auditor, TCE MG, FCC

Visando defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Constituição permite

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1685Q521726 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Com relação aos requisitos de independência para trabalhos de auditoria e trabalhos de revisão limitada ou especial, que são trabalhos de asseguração em que o auditor expressa conclusão sobre as demonstrações contábeis, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1686Q470037 | Direito Tributário, Auditor, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Acerca do ICMS, julgue os itens abaixo.

Em substituição ao regime normal de apuração do ICMS (débitos e créditos), lei estadual poderá estabelecer que, em função do porte do estabelecimento, o imposto possa ser pago em parcelas periódicas e calculado por estimativa; entretanto, ao fim do período, será feito o ajuste com base na escrituração regular do contribuinte que pagará a diferença apurada, se positiva, ou compensará com o pagamento referente aos períodos imediatamente seguintes, se negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1687Q405546 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao regime jurídico-administrativo, julgue os itens subsequentes. A proteção da confiança, desdobramento do princípio da segurança jurídica, impede a administração de adotar posturas manifestadamente contraditórias, ou seja, externando posicionamento em determinado sentido, para, em seguida, ignorá-lo, frustrando a expectativa dos cidadãos de boa-fé.
  1. ✂️
  2. ✂️

1688Q433965 | Direito Constitucional, STF, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Lei n.º X, de 14 de junho de 2006

Proíbe o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y e extingue a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1.º Fica proibido, a partir da vigência desta lei, o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y.

Art. 2.º Fica extinta a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

Parágrafo único. Fica garantido o pagamento da gratificação de que trata o caput deste artigo aos servidores que, até o dia 31 de maio de 2006, cumpriram os requisitos para o recebimento da vantagem.

Art. 3.º Esta lei entra em vigor no prazo de um mês após a sua publicação.

Art. 4.º Revogam-se as disposições em contrário.

Essa lei, de iniciativa do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho de 2006. Em determinado setor operacional da autarquia Y, havia catorze servidores lotados. O controle interno, em seu relatório de auditoria, entendeu, pelo exame gramatical do texto da lei, que, naquele setor, era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, quatro servidores. Ao julgar o processo, o TCU, considerando a finalidade da norma, entendeu que era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, cinco servidores.

Ante a situação hipotética descrita e sabendo que a gratificação especial de localidade era paga por dia de serviço prestado nas localidades definidas em lei, julgue os itens de 41 a 47.

De acordo com jurisprudência do STF, o TCU tem competência para, mediante controle difuso de constitucionalidade, dar ao parágrafo único do art. 2.º da Lei n.º X/2006 interpretação conforme a Constituição Federal, para considerá-lo totalmente inconstitucional e, nos casos concretos, abster-se de aplicar o referido artigo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1689Q441143 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor, TCdosM CE, FCC

A fiscalização financeira do município

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1690Q555835 | Informática, Arquivos, Auditor, TCE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de pastas no Windows 7, julgue os próximos itens. Quando se cria um arquivo no sistema, um dos atributos do arquivo é a sua data de criação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1691Q162110 | Direito Civil, Auditor, TCE GO, ESAF

Considerando o ordenamento jurídico que vige as obrigações e os contratos, assinale a opção cuja assertiva é correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1692Q162379 | Geografia, Auditor, TCE RO, FCC

Sobre a geografia física de Rondônia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1693Q399697 | Direito Administrativo, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras vigentes acerca do regime jurídico dos servidores do DF, julgue os itens a seguir. Nomeado, o candidato aprovado em concurso público realizado pelo DF deverá, no prazo de trinta dias, tomar posse; empossado, ele deverá, dentro de quinze dias, entrar em exercício. Esses prazos são improrrogáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

1694Q521823 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Um auditor identificou falhas de natureza formal nos demonstrativos contábeis, que não apresentaram prejuízo ao erário. Nessa situação, o certificado de auditoria sobre as contas deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1695Q521577 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria de compras e contas a pagar, deve-se verificar em que condições as compras foram realizadas, proceder à conferência dos registros contábeis, testar a adequabilidade do volume das compras, realizar exame dos pagamentos efetuados e examinar as contrapartidas anormais na liquidação das contas a pagar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1696Q160884 | Controle Externo, Auditor, TCM GO, FCC

Segundo a Constituição Federal, art. 71, realizar inspeções

e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária,

operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos

Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais entidades,

assim como o julgar as contas dos administradores e

demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos

da Administração direta e indireta, incluídas as fundações e

sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal,

e as daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra

irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público

está a cargo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1697Q410239 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Acerca das pessoas naturais e jurídicas, julgue os itens que se seguem. Embora a União seja responsável pelos atos danosos praticados por seus agentes, sempre que estes, no exercício da função, agirem mediante dolo, ela não o é pelos atos culposos ou por aqueles originários de caso fortuito ou de força maior.
  1. ✂️
  2. ✂️

1698Q739207 | Economia, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Considere, em uma economia, as seguintes funções:

C = 500 + 0,7Yd; I = 20 + 0,1Y; G = 1.000; X = 150; M = 100 + 0,06Y; T = 60 + 0,2Y, em que C representa o consumo das famílias; Yd, a renda disponível; I, o investimento; Y, o produto; G, os gastos do governo; T, a tributação; X, a exportação de bens e serviços não fatores; e M, a importação de bens e serviços não fatores.

A partir dessas informações, julgue o item subsequente considerando que os valores das funções são expressos em unidades monetárias (u.m.).

Nessa situação, em um modelo keynesiano simples, a renda de equilíbrio será superior a 4.000 u.m.
  1. ✂️
  2. ✂️

1699Q814733 | Legislação Federal, Lei n 4717 1965 Ação Popular, Auditor, Tribunal de Contas Estadual MG, FCC

A ação civil pública será proposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1700Q409999 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor, IF SC, IESES

Quanto a espécies de atos administrativos temos: “São aqueles que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta de seus agentes no desempenho de suas atribuições. Encontra fundamento no Poder Hierárquico.” Estamos falando dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.