Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2361Q814291 | Legislação Federal, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito aplicável aos servidores públicos estaduais do Espírito Santo, julgue os itens a seguir.

Considere que o TCEES tenha julgado irregular a nomeação para cargo em comissão de um servidor estadual ocupante de cargo de provimento efetivo, pelo fato de este servidor ainda se encontrar em estágio probatório. Nessa situação, a posição defendida pelo TCEES é equivocada, pois a aprovação em estágio probatório não é requisito para que um servidor ocupante de cargo efetivo seja nomeado para cargo em comissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

2362Q162771 | Auditoria, Sistema de Controle Interno SCI, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta atividade pública ou privada vedada a auditores do estado do Rio Grande do Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2363Q423126 | Direito Constitucional, Intervenção, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

A situação de criminalidade no estado do Espírito Santo reflete um quadro de segurança pública caótico, sobretudo pelas peculiaridades apresentadas, "pois o crime organizado, capitaneado pela tal Scuderie Le Cocq, infiltrou-se nas polícias, recrutou empresários, políticos, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público" (Veja, 17/7/2002). Instado a agir, o Ministério da Justiça apresentou pedido de intervenção federal naquele estado ao procurador-geral da República, que decidiu não lhe dar o devido prosseguimento, conforme episódio político amplamente divulgado pela mídia. Considerando essas informações e o processo de intervenção federal, julgue os itens subseqüentes. Em qualquer caso de intervenção federal, o decreto presidencial sofre controle político do Poder Legislativo, por meio do Congresso Nacional, a quem cabe rejeitar ou aprovar a medida. Assim, eventual decisão do STF, pela intervenção, no caso do Espírito Santo, não seria definitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

2364Q688863 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Considere as afirmações sobre o controle interno: 
I. O controle interno visa proteger ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. 
II. O auditor, ao avaliar o controle interno de uma organização, deve levantar o sistema de controle interno e pressupor que esse sistema levantado está sendo seguido na prática. 
III. O auditor pode reduzir o volume de testes de auditoria na hipótese de a empresa ter um sistema de controle interno forte. 
IV. O auditor não precisa executar testes caso o sistema de controle seja classificado como excelente. Com base em Almeida (2012), estão CORRETAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2365Q855776 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A função BDVARP, no Microsoft Excel, calcula a variação de uma população com base na população total, usando os números em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidem com as condições especificadas pelo usuário. II. A função BDCONTAR, no Microsoft Excel, conta as células que contêm números em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidirem com as condições especificadas. Nessa função, o argumento de campo é opcional e, se o campo for omitido, a função BDCONTAR contará todos os registros no banco de dados que coincidirem com os critérios. III. A função BDMÉDIA, no Microsoft Excel, obtém uma média dos valores em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidem com as condições especificadas pelo usuário.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2366Q161516 | Direito Penal, Culpabilidade, Auditor, TCE AL, FCC

Excluem a culpabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2367Q435217 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. Com base nos direitos fundamentais à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, o STF recentemente adotou posicionamento, em que entende ser necessária a autorização prévia da pessoa biografada para a publicação de obra sobre sua vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

2368Q160794 | , Auditor, TCE AL, FCC

Relativamente a mercados em concorrência perfeita, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2369Q523569 | Auditoria, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

Em geral os conceitos de controles internos baseia-se nos estudos do COSO, que é um comitê organizado por várias entidades de classe americanas. Com base nas orientações do COSO, julgue os itens de 91 a 95.

Por se tratar de assunto afeto à segurança de operações e de sistemas, as ações de prevenção contra fraudes não são consideradas nos controles internos das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

2370Q161089 | Direito Constitucional, Auditor, TCE GO, ESAF

É incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2371Q685639 | Português, Interpretação de Textos, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Texto associado.
Saúde e dinheiro 
    Os norte-americanos perdem qualidade de vida. Com isso, perdem condição de viver mais.
    Dinheiro não traz felicidade, diz o povo. Embora haja controvérsias, a julgar pelo exemplo dos Estados Unidos, nem saúde: pelo segundo ano consecutivo, a expectativa de vida dos americanos diminuiu. 
    Em 1960, eles tinham a expectativa de vida mais alta do mundo. Chegava a 2,4 anos a mais do que a média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 1998, sua expectativa de vida ficou para trás da média da OCDE. Hoje, a diferença já é de 1,6 ano. 
    Um painel conjunto do National Research Council e do Institute of Medicine investigou as causas dessa desvantagem crescente. A conclusão foi a de que a saúde dos americanos é mais pobre em diversos aspectos: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, ferimentos, homicídios, complicações de parto, gravidez na adolescência, consumo de drogas ilícitas e infecções pelo HIV. 
    Ficou evidente, também, que o estilo de vida é menos saudável do que o dos países da OCDE: as cidades privilegiam o automóvel, a população costuma ingerir alimentos altamente calóricos, abusar de álcool e possuir armas de fogo. Aqueles com renda familiar mais baixa têm menos suporte social, previdenciário e acesso limitado à assistência médica. 
    As mortes por overdose aumentam a cada ano. Em 2015, foram 64 mil; neste ano, serão 70 mil, números que ultrapassam o total das mortes de soldados americanos na Guerra do Vietnã. Numa análise publicada no Bristish Medical Journal, Steven Woolf e Laudan Aron consideraram esses óbitos a “ponta do iceberg” de uma crise de saúde mais abrangente: a mortalidade associada ao abuso de álcool e aos suicídios, que afeta especialmente os brancos de meia-idade e certas comunidades rurais. As causas estariam ligadas ao colapso das indústrias locais, à erosão dos laços comunitários, ao isolamento social, à pressão financeira e à consciência dos trabalhadores de que perderam o padrão de vida que os pais um dia tiveram. 
    Ao contrário, entre os negros o número de suicídios e de mortes por overdose não aumentou. Os autores atribuem a esse fenômeno a maior resiliência de mulheres e homens negros, habituados a enfrentar desvantagens econômicas, discriminação, preconceito social e mortalidade geral mais elevada. 
    De outro lado, nos últimos anos, as diferenças sociais se acentuaram, a performance escolar piorou, os salários da classe média estagnaram e os níveis de pobreza aumentaram em relação aos dos países desenvolvidos. O país é rico, mas desigual: os mais pobres têm dificuldade de acesso a serviços sociais, à assistência médica, à prevenção e ao tratamento de transtornos psiquiátricos e dependência química. 
    Os Estados Unidos investem em saúde 17 % de um PIB de 19 trilhões de dólares, ou seja, cerca de 3,2 trilhões de dólares. É mais do que o PIB inteiro do Brasil. Para justificar esse gasto, o americano médio deveria viver 110 anos, pelo menos. Quem nasce em Santa Catarina vive mais. 
VARELLA, Drauzio. Saúde e dinheiro. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/revista/1024/ saude-e-dinheiro. Acesso em 21 nov.2018. (Adaptado) 
A conexão promove a sequencialização e o encadeamento de partes e subpartes de um texto. Nas alternativas a seguir, os termos destacados são elementos que atuam na conexão, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2372Q740430 | Economia, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo. Na visão da teoria do ciclo de vida, o aumento da esperança de vida que está ocorrendo na maioria dos países pode levar à expansão da poupança se não houver alterações na idade de aposentadoria.
  1. ✂️
  2. ✂️

2373Q436052 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.

É competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios legislar sobre direito financeiro, cabendo à União o estabelecimento das normas gerais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2374Q432986 | Direito Constitucional, Poder Constituinte, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

A respeito do poder constituinte e da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais, julgue os itens que se seguem. Pelo princípio da unidade do texto constitucional, as cláusulas constitucionais devem ser interpretadas de forma a evitar contradição entre seus conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2375Q523355 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor, CONAB, FJPF

O parecer de auditoria que exprime a opinião de que as demonstrações contábeis não representam, adequadamente, a posição patrimonial e financeira ou o resultado das operações, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, é denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2376Q465003 | Direito Previdenciário, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Câmara Legislativa do DF concedeu aposentadoria em favor de determinado servidor, julgue os itens seguintes. Em se tratando de servidor em comissão sem vínculo efetivo com a administração, a aposentadoria deverá ser disciplinada pelas normas aplicáveis ao regime geral da previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

2377Q436342 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Auditor, TCE CE, FCC

É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2378Q461957 | Direito Penal, Do Crime, Auditor, TCE MG, FCC

A coação morai irresistível exclui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2379Q357013 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas contábeis adotados na contabilidade pública e acerca de suas finalidades, julgue os próximos itens.

Fatos que afetam tanto o sistema financeiro como o patrimonial podem não ter correspondência no sistema orçamentário. No primeiro caso, o exemplo seria o pagamento de restos a pagar; no segundo, a doação de um terreno.

  1. ✂️
  2. ✂️

2380Q465564 | Direito Previdenciário, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Câmara Legislativa do DF concedeu aposentadoria em favor de determinado servidor, julgue os itens seguintes. Somente após o registro do ato no TCDF, o servidor perceberá seus proventos de aposentadoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.