Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2721Q396168 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor, TCdosM CE, FCC

A revogação, enquanto modo de retirada de atos administrativos do mundo jurídico, pode ser realizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2723Q162485 | Direito Civil, Auditor, TCM GO, FCC

Em relação à lei, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2724Q730040 | Direito Processual do Trabalho, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética referente à competência da justiça do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ao proferir a sentença em uma determinada ação trabalhista, o magistrado verificou que vários dos direitos reconhecidos qualificavam-se como salário-de-contribuição, gerando contribuições ao INSS. Nessa situação, a competência para executar as contribuições citadas será da justiça federal, em razão do interesse direto do INSS na questão.

  1. ✂️
  2. ✂️

2725Q160968 | Direito Administrativo, Auditor, TCE MG, FCC

O poder disciplinar da Administração Pública é aplicável

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2726Q418027 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Jonas, fazendeiro, viúvo da filha do prefeito do município de Mulungu do Norte – BA, doou a esse município um terreno com a condição de que este fosse utilizado para a construção de um açude.

O contrato de doação foi feito por meio de escritura pública que estabelecia expressamente a finalidade da doação: a construção de um açude.

Após o término da obra, os técnicos do tribunal de contas, em inspeção no local, questionaram o fato de que o açude estava sendo utilizado somente em benefício da fazenda de Jonas, visto que, após a sua construção, a área teria sido cercada, impedindo o acesso da população.

Para justificar o ocorrido, Jonas afirmou que, ao doar o terreno, tinha a convicção de que o açude a ser construído seria utilizado somente pelas fazendas contíguas e que não teria efetuado a doação do terreno se soubesse que o açude seria de utilização livre por toda a população do município. Todavia, o instrumento de doação era omisso quanto a esse aspecto.

A respeito dos temas jurídicos que poderiam influenciar a decisão do tribunal de contas quanto ao processo oriundo da situação hipotética em apreço, julgue os itens subseqüentes.

Não há nenhuma relação de parentesco ou afinidade entre Jonas e o prefeito, uma vez que a morte de um dos cônjuges desfaz o vínculo jurídico antes existente, de modo que antigos afins tornam-se juridicamente estranhos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2727Q399102 | Direito Administrativo, Serviço Público, Auditor, TCE MG, FCC

Nos termos definidos pelo artigo 175, da Constituição Federal, é correto afirmar que os serviços públicos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2728Q428850 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor, TCE AL, FCC

O parecer sobre as contas do Tribunal de Contas da União será proferido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2729Q615220 | Informática, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito da configuração de sistemas de arquivos no sistema operacional Windows 2000 server, julgue os seguintes itens.

Os controladores de domínios, que fazem parte do active directory, podem ser usados para ajustar as opções de segurança, simplificando a administração nos sistemas de arquivos FAT e NTFS.

  1. ✂️
  2. ✂️

2730Q423220 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

É da tradição do constitucionalismo brasileiro a vedação de acumulações funcionais no âmbito da administração pública. Ainda que a Constituição de 1824 fosse silente sobre o assunto, já na época do Brasil colonial a legislação ordinária previa a proibição. No sistema republicano, as constituições sempre se ocuparam de vedar acumulações remuneradas no momento de disciplinar matéria sobre funcionários ou servidores públicos. Nada obstante, algumas constituições relativizaram o princípio e várias situações concretas emergiram como polêmicas.

No referente à disciplina constitucional do princípio em questão e sua interpretação pelo STF, julgue os itens abaixo.

Apenas os médicos podem acumular dois cargos ou empregos, mas não os dentistas ou fisioterapeutas; tal ocorre porque a redação atual da Constituição da República, ao explicitar as exceções ao princípio geral da inacumulação, não admite interpretação extensiva para albergar outros profissionais de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

2731Q354892 | Contabilidade Geral, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

O noticiário internacional tem divulgado casos de fraudes de proporções astronômicas envolvendo empresas como ERON e WorldCom. Essas fraudes estariam ligadas a mecanismos de manipulação do mercado de ações ou à distribuição fraudulenta de lucros. A intensidade da crise obrigou os especialistas em mercado de ações a rever inúmeros conceitos, haja vista a crise gerada a partir da divulgação de referidos atos de fraude. No Brasil, a Lei das S. A. tem sofrido constantes alterações, de modo a adaptá-la às reais necessidades do mercado. Acerca desse tema, e considerando as regras vigentes no país, julgue os itens abaixo. Caso uma sociedade anônima emita ações preferenciais sem direito a voto ou sujeitas a restrições no exercício do direito de voto, o montante dessas ações não poderá ultrapassar metade do total das ações da companhia.
  1. ✂️
  2. ✂️

2732Q162649 | Direito Penal, Auditor, TCE MG, FCC

No peculato, o objeto material do crime pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2733Q393566 | Direito Administrativo, Parte Geral, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com a jurisprudência atual e dominante no STF referente ao acesso aos cargos e empregos públicos e à exigência de concurso público, julgue os itens que se seguem. 1. Durante o prazo de validade do concurso, havendo candidatos aprovados e vagas suficientes, a administração pública está obrigada a nomeá-los.
  1. ✂️
  2. ✂️

2734Q433794 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Lei n.º X, de 14 de junho de 2006

Proíbe o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y e extingue a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1.º Fica proibido, a partir da vigência desta lei, o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y.

Art. 2.º Fica extinta a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

Parágrafo único. Fica garantido o pagamento da gratificação de que trata o caput deste artigo aos servidores que, até o dia 31 de maio de 2006, cumpriram os requisitos para o recebimento da vantagem.

Art. 3.º Esta lei entra em vigor no prazo de um mês após a sua publicação.

Art. 4.º Revogam-se as disposições em contrário.

Essa lei, de iniciativa do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho de 2006. Em determinado setor operacional da autarquia Y, havia catorze servidores lotados. O controle interno, em seu relatório de auditoria, entendeu, pelo exame gramatical do texto da lei, que, naquele setor, era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, quatro servidores. Ao julgar o processo, o TCU, considerando a finalidade da norma, entendeu que era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, cinco servidores.

Ante a situação hipotética descrita e sabendo que a gratificação especial de localidade era paga por dia de serviço prestado nas localidades definidas em lei, julgue os itens de 41 a 47.

No caso dos servidores prejudicados pelo que dispõe a Lei n.º X/2006, o procedimento adequado para a defesa dos seus interesses é a impetração de mandado de segurança, no órgão competente do Poder Judiciário, contra o mencionado dispositivo legal, uma vez que a Constituição Federal dispõe que se concederá mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

2735Q161929 | Direito Tributário, Auditor, TCE MG, FCC

A isenção tributária instituída em obediência ao princípio do mínimo vital, em qualquer nível de governo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2736Q160658 | Direito Constitucional, Auditor, TCE MG, FCC

No âmbito das regras constitucionais que tratam do custeio da seguridade social, o princípio da contrapartida significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2737Q391061 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Auditor, Tribunal de Contas do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Clarissa, agente da Polícia Civil do DF, conduzia veículo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do DF (SESP), quando se envolveu em acidente que causou danos materiais e ferimentos em Fernando, condutor de veículo particular.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.

Caso seja instaurado processo penal contra Clarissa e ela seja absolvida em decorrência de negativa de autoria, essa decisão, proferida na instância penal, repercutirá na instância cível e eximirá o poder público de pagar qualquer indenização em favor de Fernando.
  1. ✂️
  2. ✂️

2738Q417687 | Direito Civil, Pessoas, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

No ano de 2005, um órgão público federal repassou recursos do orçamento da União a uma organização nãogovernamental (ONG) instituída em 2004. O repasse foi efetuado por meio de convênio, cujo objeto era a prestação de assistência a crianças e adolescentes carentes. Uma auditoria realizada pelo órgão repassador dos recursos comprovou a não-execução do objeto do convênio.

Diante desse fato e da omissão no dever de prestar contas, o órgão repassador dos recursos instaurou tomada de contas especial (TCE), tendo como responsável a referida ONG. No âmbito do TCU, a entidade foi citada, na pessoa do seu representante legal, por meio de carta registrada, com aviso de recebimento, entregue no endereço da entidade. Na carta, estava estabelecido o prazo de quinze dias, para apresentação de defesa ou recolhimento da importância devida. Em sua defesa, o representante legal da entidade alegou que os atos irregulares foram praticados por seus procuradores, que agiram de má-fé e sem o conhecimento dele. Considerando a situação hipotética descrita e sabendo que a referida ONG foi constituída na forma de fundação particular e está situada no DF, julgue os itens de 48 a 56.

Em dispositivo aplicável aos processos no TCU, o Código Civil estabelece que, em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz desconsiderar a personalidade jurídica e alcançar os bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. Tal dispositivo, todavia, não se aplica à referida ONG, em razão de se tratar de fundação particular, sem fins econômicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2739Q355741 | Contabilidade Geral, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da contabilidade pública, com base nas disposições da Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens seguintes.

No decorrer do exercício, a despesa só pode ser contabilizada em sua segunda fase de execução, a liquidação, quando já foi efetivamente incorrida. Ao final do exercício, porém, a despesa será registrada em sua primeira fase, quando serão inscritos em rubrica própria todos os empenhos que ainda não foram pagos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2740Q356523 | Contabilidade Geral, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas contábeis adotados na contabilidade pública e acerca de suas finalidades, julgue os próximos itens.

As contas de compensação que representam situações passíveis de afetar futuramente o patrimônio do ente público são encerradas ao final de cada exercício e reabertas no início do exercício subseqüente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.