Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2801Q163079 | Contabilidade Geral, Auditor, TCE RO, FCC

Conforme a NBCT 16.10 ? Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidade do Setor Público, é correto afirmar que na avaliação dos estoques
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2802Q401170 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Auditor, TCE CE, FCC

O pregão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2803Q741925 | Economia, Auditor, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à economia brasileira, julgue os itens que se seguem. Nos anos 90 do século XX, apesar da melhora inicial da situação dos mais pobres provocada pela estabilização da moeda, a renda retida por essa camada social diminuiu e a dos mais ricos aumentou.
  1. ✂️
  2. ✂️

2804Q161611 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor, TCM GO, FCC

Tendo em vista a execução do gasto público, é correto

afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2805Q522315 | Auditoria, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação às disposições do COSO, julgue os próximos itens.

Os procedimentos a serem adotados para geração e envio corretos de relatórios em resposta a requerimentos de órgãos fiscalizadores estão contemplados no componente avaliação de riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2806Q161657 | Controle Externo, Auditor, TCE AL, FCC

A realização de compras por valor inferior ao de mercado, determinada por órgão público sem a realização da competente licitação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2807Q416902 | Direito Civil, Pessoas, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

No ano de 2005, um órgão público federal repassou recursos do orçamento da União a uma organização nãogovernamental (ONG) instituída em 2004. O repasse foi efetuado por meio de convênio, cujo objeto era a prestação de assistência a crianças e adolescentes carentes. Uma auditoria realizada pelo órgão repassador dos recursos comprovou a não-execução do objeto do convênio.

Diante desse fato e da omissão no dever de prestar contas, o órgão repassador dos recursos instaurou tomada de contas especial (TCE), tendo como responsável a referida ONG. No âmbito do TCU, a entidade foi citada, na pessoa do seu representante legal, por meio de carta registrada, com aviso de recebimento, entregue no endereço da entidade. Na carta, estava estabelecido o prazo de quinze dias, para apresentação de defesa ou recolhimento da importância devida. Em sua defesa, o representante legal da entidade alegou que os atos irregulares foram praticados por seus procuradores, que agiram de má-fé e sem o conhecimento dele. Considerando a situação hipotética descrita e sabendo que a referida ONG foi constituída na forma de fundação particular e está situada no DF, julgue os itens de 48 a 56. Quanto aos atos eventualmente praticados pelos representantes convencionais referidos, estabelece o Código Civil que as manifestações de vontade do representante, nos limites de seus poderes, produzem efeitos em relação ao representado. Caso o representante convencional, agindo com dolo, tenha celebrado algum negócio jurídico prejudicial a outrem, o representado responderá solidariamente com o representante por todas as perdas e danos decorrentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

2808Q822929 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Com referência a improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Determinado servidor público, técnico de informática, com o desejo de se destacar entre os demais colegas de setor, criou um novo software para a proteção de dados de concurso público. No entanto, como ele não detinha todos os conhecimentos necessários para a realização de tal empreitada, ocorreu vazamento de informações de provas por falha no funcionamento do referido software. Assertiva: Nessa situação, a ação do servidor configurou ato de improbidade administrativa porque frustrou a licitude de concurso público.
  1. ✂️
  2. ✂️

2809Q395416 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor, TCE CE, FCC

Considere as seguintes proposições:

I. As cláusulas exorbitantes decorrem do caráter bilateral dos contratos administrativos.

II. O Poder Público tem a prerrogativa, irrestrita, de rescindir, unilateralmente, os contratos administrativos.

III. A Administração pode aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do contrato administrativo.

IV. A Administração pode unilateralmente modificar o contrato administrativo para melhor ajustá-lo às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado e o equilíbrio econômico-financeiro.

V. O particular contratado não pode rescindir o contrato administrativo em razão de atraso, inferior a 90 (noventa) dias, dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, ou parcela destas, já executadas.

Estão corretas SOMENTE

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2810Q161951 | Controle Externo, Auditor, TCM GO, FCC

A fiscalização da aplicação de recursos públicos federais em Estados e Municípios pela Controladoria-Geral da União, responsável pelo controle interno da Administração pública federal, é situação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2811Q160737 | Direito Processual Civil, Auditor, TCE GO, ESAF

Considerando o regime Código de Processo Civil em matéria de sentença e da coisa julgada é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2812Q162549 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor, TCE PA, AOCP

A respeito da Lei Federal nº 8666/93 (Lei de Licitações), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário constitui crime.

II. Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório, constitui contravenção penal.

III. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública condicionada à representação, cabendo ao Ministério Público promovê-la.

IV. Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2813Q400904 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Em 2006, uma autarquia federal publicou um edital de concorrência com objetivo de, por meio de uma parceria públicoprivada (PPP), efetuar a celebração de um contrato administrativo de concessão na modalidade patrocinada, cujo objeto era a construção e posterior exploração, mediante pedágio, de um trecho de rodovia federal. Determinada pessoa jurídica representou ao TCU, apontando irregularidades no referido edital e solicitando a adoção de medida cautelar para a suspensão da concorrência.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Na hipótese em apreço, nos termos da lei federal que regula as PPPs na administração pública brasileira, por se tratar de PPP na modalidade patrocinada, é obrigatória, sob pena de nulidade, a submissão da minuta do edital e do contrato ao TCU, para análise e aprovação, antes da publicação na imprensa oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

2814Q162573 | Direito Processual Civil, Auditor, TCE GO, ESAF

Quanto ao regime legal da antecipação de tutela previsto no Código de Processo Civil, é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2815Q160797 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor, TCM RJ, FGV

Havendo atraso ou inexecução total, ou parcial, do contrato administrativo, a Administração pode impor suspensão temporária de participar em licitação com ela por prazo não superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2816Q436261 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. Nos processos judiciais, são assegurados aos litigantes os direitos fundamentais do contraditório e da ampla defesa. Entretanto, diante do princípio da autotutela administrativa, essa garantia é inaplicável aos processos administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2817Q161930 | Direito Tributário, Auditor, TCE MG, FCC

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, não se considera receita corrente líquida aquela qualificada como receita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2818Q817104 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Auditor, TCE MG, FCC

Consideram-se atos de improbidade administrativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2819Q161007 | Direito Civil, Auditor, TCM GO, FCC

No tocante ao negócio jurídico nulo e anulável, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2820Q615152 | Informática, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a segurança em redes de computadores, julgue os itens subseqüentes.

Ameaças intencionais à segurança de um sistema envolvem, em todos os casos, uma intenção, o que caracteriza a participação de um elemento humano. Portanto, existe um objetivo de lucro ou vantagens pessoais ou organizacionais por parte do atacante.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.