Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1011309 | Banco de Dados, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, relativo a bancos de dados relacionais.

No banco de dados relacional, uma view é uma estrutura disponibilizada pelo SGBD para armazenar tabelas e permitir acesso conforme as regras implementadas para o seu acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1010399 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma despesa orçamentária foi fixada no mês de janeiro com a aprovação da lei orçamentária anual, empenhada no mês de fevereiro, liquidada no mês de março e paga no mês de abril.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, tendo em perspectiva o regime orçamentário e o regime contábil do setor público brasileiro.

Pelo regime contábil, para se evidenciar o impacto no patrimônio, uma variação patrimonial diminutiva deve ser registrada no mês abril, quando houve o pagamento da despesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1010400 | Contabilidade Pública, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, com base nas regras de integridade do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e as respectivas naturezas da informação contábil.

No registro da aprovação da lei orçamentária anual, deve ser lançado um débito na classe 5, referente a controles da aprovação do planejamento e orçamento, e um crédito na classe 6, referente a controles da execução do planejamento e orçamento, em contas de natureza de informação orçamentária.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1010401 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) para o tratamento contábil de estoques e de ativos imobilizados, julgue o item que se segue.

Eventuais perdas decorrentes de desreconhecimento de item do ativo imobilizado devem ser reconhecidas em contas de patrimônio líquido.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1010402 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) para o tratamento contábil de estoques e de ativos imobilizados, julgue o item que se segue.

Os estoques mantidos para distribuição gratuita devem ser mensurados pelo menor valor entre o custo e o custo corrente de reposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1010403 | Contabilidade Pública, Provisões, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao tratamento contábil de ativos contingentes e de provisões no setor público, julgue o item subsequente.

Nenhuma provisão deve ser reconhecida para despesas que ainda devam ser incorridas para operar no futuro.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1010404 | Contabilidade Pública, Provisões, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, acerca do tratamento contábil da redução ao valor recuperável de ativos geradores de caixa e de ativos não geradores de caixa no setor público.

Se o valor recuperável de um ativo gerador de caixa for menor que o seu valor contábil, o valor contábil desse ativo deve ser reduzido ao seu valor recuperável.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1010405 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, considerando o disposto na NBC T SP 23 – Políticas contábeis, mudanças de estimativas e retificação de erros.

Quando não for possível determinar o montante do erro para todos os períodos anteriores, a entidade deve retificar a informação comparativa prospectivamente a partir da data mais antiga praticável.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q1010406 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, considerando o disposto na NBC T SP 23 – Políticas contábeis, mudanças de estimativas e retificação de erros.

Não é permitida a mudança de uma política contábil caso a nova política não possa ser aplicada prospectivamente a partir de qualquer período anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1010407 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Asseguintestransaçõesforamregistradasemuma entidade pública em seu primeiro exercício financeiro já encerrado.


• Aprovação da lei orçamentária anual no valor de $ 150 mil, tendo sido a despesa fixada no mesmo valor da receita prevista.

• Lançamento de impostos no valor de $ 120 mil, tendo sido arrecadados 80% desse valor.

• Empenho, liquidação e pagamento referentes à aquisição de equipamentos no valor de $ 90 mil.

• Empenho e liquidação de serviços no valor de $ 50 mil, 100% inscritos em restos a pagar processados.

• Recebimento de um imóvel em doação no valor de $ 100 mil.

Tendo como base as informações apresentadas, julgue o item subsecutivo, a respeito da elaboração das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP).

O resultado financeiro do exercício apurado no balanço financeiro foi superavitário em $ 6 mil.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1010408 | Auditoria Governamental, Conceitos Básicos, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do conceito, da finalidade, dos objetivos, da abrangência e da atuação da auditoria governamental, julgue o item a seguir.

A auditoria governamental pode ser exercida tanto por unidades de controle interno dos órgãos públicos quanto por órgãos de controle externo, como tribunais de contas.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q1010409 | Auditoria, Auditoria de Sistemas Informatizados, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos tipos de auditoria governamental e às suas aplicações práticas no contexto da administração pública.

A auditoria de sistemas contábeis e financeiros informatizados deve considerar os controles gerais e os controles específicos do sistema, sendo essencial avaliar a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade das informações processadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1010410 | Auditoria, Auditoria de Conformidade, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos tipos de auditoria governamental e às suas aplicações práticas no contexto da administração pública.

A auditoria de conformidade tem por objetivo principal avaliar a consonância dos atos de gestão com os princípios constitucionais da administração pública e com os normativos legais e regulamentares vigentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q1010411 | Auditoria, Auditoria de Demonstrações Financeiras, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos tipos de auditoria governamental e às suas aplicações práticas no contexto da administração pública.

A auditoria de demonstrações contábeis realizada por órgãos de controle externo tem como foco exclusivo a verificação da correta aplicação dos princípios contábeis geralmente aceitos no setor público, sendo vedada a emissão de opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q1010412 | Auditoria, Auditoria Operacional ou de Gestão, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo aos tipos de auditoria governamental e às suas aplicações práticas no contexto da administração pública.

A auditoria operacional e a avaliação de programas de governo preocupa-se com o cumprimento das normas legais, tendo caráter predominantemente normativo e sancionador.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1010413 | Auditoria Governamental, Conceitos Básicos, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nos princípios e nas normas aplicáveis à auditoria governamental, em especial quanto ao planejamento da auditoria, julgue o próximo item.

A determinação do escopo de uma auditoria governamental corresponde à delimitação dos aspectos e temas a serem examinados, podendo incluir os objetivos, as unidades auditadas, o período de abrangência e os critérios de auditoria adotados.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q1010414 | Auditoria Governamental, Planejamento e Programa de Auditoria, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da execução da auditoria governamental.

O programa de auditoria é um documento que deve ser elaborado durante a fase de planejamento, com base nos objetivos definidos para a auditoria, e pode ser ajustado ao longo da execução conforme surgirem novos riscos ou informações relevantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q1010415 | Auditoria Governamental, Planejamento e Programa de Auditoria, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da execução da auditoria governamental.

A técnica da revisão analítica deve ser empregada apenas na fase de encerramento dos trabalhos de auditoria, sendo inadequada para uso durante o planejamento ou a execução da auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q1010416 | Auditoria Governamental, Execução dos Trabalhos de Auditoria Governamental, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da execução da auditoria governamental.

A elaboração de papéis de trabalho visa documentar os procedimentos executados pelo auditor, sendo facultado ao auditor o registro das conclusões alcançadas em cada procedimento aplicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1010417 | Auditoria Governamental, Execução dos Trabalhos de Auditoria Governamental, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da execução da auditoria governamental.

Testes substantivos visam obter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelos sistemas auditados, e podem ser realizados mesmo na ausência de testes de controle.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.