Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q162781 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Auditor, TCE PA, AOCP

Acerca da classificação das constituições, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q163300 | Português, Uso da Vírgula, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

Texto associado.
No Brasil, podemos não estar na vanguarda tecnológica. Mas, na legislativa, acho que de vez em quando damos mostras de que temos condição, havendo vontade política, de aspirar a uma posição de destaque. Agora mesmo, leio aqui que se encontra em curso, na Câmara de Deputados, um projeto para a regulamentação da profissão de escritor. Já houve uma tentativa anterior, aliás estranhamente apoiada por alguns escritores profissionais, que não vingou. Mas deve ser uma área atraente demais para ainda não estar regulamentada. Claro, nem todas as atividades, ofícios e profissões estão ainda regulamentadas, mas a dos escritores parece ser importante em excesso, para tão prolongado esquecimento gorvenamental.

Não li o projeto, mas é claro que ele não pode ser discriminatório. Para definir o escritor, tem-se que ser o mais abrangente possível. Escreveu, valeu. Valerão, portanto, não só livros como panfletos, discursos, sermões, cartas, bilhetes, diários, memorandos, relatórios, bulas de remédio e - por que não? - um caprichado cardápio de restaurante. Como dizer a um sujeito que escreveu que ele não é escritor? Acusações de preconceito, incorreção política e discriminação se tornarão inevitáveis, se todo aquele que escrever não for classificável como escritor. Bem verdade que, de acordo também com o que li, caberá aos sindicatos de escritores essa árdua tarefa - e também eles terão o mesmo problema para rejeitar pretendentes.

Conhecemos o Brasil, não conhecemos? Finjamos que conhecemos, pelo menos. Que tramas logo entrevemos no futuro, se o projeto for transformado em lei? Posso logo conceber os casos tristes dos aposentados que escrevem regularmente para os jornais (mais um golpe nessa velharia desagradável que não serve para nada, pau neles) e serão, cedo ou tarde, flagrados no exercício ilegal da profissão. Claro, o projeto atual não deve prever isto, mas outros para complementá- lo advirão , principalmente porque assim se gerarão mais burocracia e mais empregos de favor, e os escrevedores de cartas aos jornais ou se filiam ao sindicato ou arrumam um amigo filiado, para coassinar as cartas, na condição de “escritor responsável” . Infortúnio que, aliás, deverá abater-se sobre diversos outros, como síndicos de prédios ou inspetores de obras, ou quem quer que seja obrigado a escrever relatórios. Talvez até placas, quem sabe?[...]

Sei que vocês pensam que eu brinco, mas não brinco. O Brasil tem leis interessantíssimas, que vieram com as melhores intenções e rendem situações intrigantes. Por exemplo, como se sabe, se o sujeito for pego matando uma tartaruga protegida, vai preso sem fiança. Em contrapartida, se encher a cara, sair de carro e matar umas quatro pessoas, paga fiança e vai para casa. No caso da tartaruga, alguém raciocinará que é mais negócio matar o fiscal do Ibama, mesmo com testemunhas. Principalmente se estiver um pouco bêbado, porque aqui é atenuante. É só escapar do flagrante, mostrar ser réu primário, conseguir responder ao processo em liberdade e, com azar, pegar aí seus dois aninhos de cana efetiva (em regime semiaberto). Portanto, se aqui é mais negócio matar um homem do que uma tartaruga, não brinco. Acredito que nos possam perpetrar qualquer absurdo, inclusive esses de que acabo de falar e outros, que não chegaram a me ocorrer, mas são possíveis. Entretanto, há sempre um lado bom. Por exemplo, se algum dia exigirem carteirinha de escritor para eu escrever, não escrevo mais . Será, quiçá, uma boa notícia para alguns. Ou muitos, talvez, ainda não promulgaram uma Lei de Proteção da Literatura Nacional, obrigando todo mundo a gostar de tudo o que o escritor brasileiro escreve. Embora, é claro, eu alimente fundadas esperanças, pois uma boa lei resolve qualquer coisa.

RIBEIRO, João Ubaldo. O Conselheiro Come.Rio: Nova Fronteira,2000,p.48ss.

Segundo as normas de pontuação em vigor, pode-se usar dois-pontos, em vez do ponto empregado no texto,após:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q404470 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito administrativo brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Todo procedimento administrativo licitatório tem a pretensão de atingir duplo objetivo: alcançar a proposta mais vantajosa para a administração pública e garantir o tratamento isonômico entre os contendores.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q161284 | Logística, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

Quanto ao cadastro de fornecedores, um dos pontos aos quais o gestor de logística deve estar atento refere-se à manutenção de uma quantidade equilibrada e suficiente de fornecedores para todos os materiais utilizados, evitando, assim, o registro daqueles que não irão contribuir com o abastecimento da empresa. Nesse sentido, é importante uma análise de alguns fatores relacionados ao fornecedor antes de sua inclusão nesse cadastro, como, por exemplo, a análise econômica financeira.

Esse procedimento consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q728589 | Direito Financeiro, Normas gerais, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito financeiro e econômico, julgue os itens seguintes.

Em se tratando de direito financeiro, compete privativamente à União a disciplina legal.

  1. ✂️
  2. ✂️

506Q162343 | Direito Constitucional, Comissões Parlamentares e Comissões de Inquérito, Auditor, TCE MG, FUNDEP

São competências de uma comissão permanente da Câmara de Deputados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q162109 | Auditoria, Fraude versus Erro, Auditor, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

De acordo com a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.203/09, no que se refere à fraude, os procedimentos aplicados para coletar evidências de auditoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q524965 | Auditoria, Auditor, IF PE, IFPE

Atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da Entidade, tanto em termos físicos quanto monetários, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q160762 | Direito Administrativo, Transferência de Recursos União, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos convênios firmados pela administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q160768 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Auditor, TCM RJ, FGV

Não pode ser considerado próprio de funcionário público o crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q163075 | Direito Constitucional, Deliberação Executiva, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais dispor com a sanção do Governador do Estado, NÃO se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q523527 | Auditoria, Parte Geral, Auditor, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

Assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q450893 | Direito do Consumidor, Proteção à Saúde e Segurança, Auditor, MGS MG, ESPP

Analise as frases abaixo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor com relação à Proteção à Saúde e Segurança:

I. Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.

II. O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.

III. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

IV. O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

 São corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q397956 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

As licitações e os contratos da administração pública são regidos por legislação que estabelece normas e procedimentos, visando garantir a lisura e igualdade de condições de competição em tais licitações e contratos. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Para a habilitação de interessados nas licitações, serão exigidas somente as documentações relativas à habilitação jurídica e à qualificação técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

515Q468363 | Direito Tributário, Crédito tributário, Auditor, TCE AL, FCC

O lançamento pode ser efetuado e revisto de ofício

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q24060 | Contabilidade Geral, Auditor, CGE MT, FMP

Analise as alternativas quanto à mensuração dos ativos e passivos:

I - Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis.
II - Avaliação patrimonial é a atribuição de valor monetário a itens do ativo e do passivo decorrentes de julgamento fundamentado em consenso entre as partes e que traduza, com razoabilidade, a evidenciação dos atos e dos fatos administrativos.
III - Valor justo (fair value) é a quantia que a entidade do setor público espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário quando deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q162097 | Direito Tributário, Prescrição, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Analise a situação a seguir.

Em meados de setembro de 2009, após intimação a respeito de decisão final em processo administrativo, foi definitivamente constituído crédito tributário em face da pessoa jurídica “A LTDA.”. Isso se deu em razão do lançamento fiscal ter sido mantido integralmente, após período de discussões na esfera administrativa. O sujeito ativo tributário decidiu, então, inscrever seu crédito em dívida ativa em agosto de 2014, extrair a respectiva certidão no início de setembro de 2014 e ajuizar execução fiscal para exigir o montante inadimplido, o que ocorreu em 10 de dezembro de 2014. A ação judicial referida foi aforada amparando-se na redação do §3º do artigo 2º da Lei de Execuções Fiscais (LEF), que diz: “Art. 2º [...] § 3º - A inscrição, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito e suspenderá a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo”.

Diante do cenário hipotético apresentado e considerando o posicionamento dominante no Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q521806 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.

O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar suas conclusões e recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q161699 | Economia, Microeconomia, Auditor, TCE RO, FCC

Um mercado de concorrência monopolística é caracterizado pela existência de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q522269 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, CEASA CONTAGEM, FUMARC

Risco de auditoria é a possibilidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.