Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q19567 | Contabilidade Geral, Auditor, AL BA, FGV

Nas entidades do setor público, estão sujeitos a depreciação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q163315 | Auditoria, Controle Interno COSO, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

A Estrutura Integrada de Controle Interno proposta pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) apresenta três categorias de objetivos, o que permite às organizações concentrarem-se em diferentes aspectos do controle interno.

Os objetivos relacionados à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho e a salvaguarda de perdas de ativos, referem-se à categoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q524300 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.

A Resolução n.º 961/2003 elenca situações que caracterizam a perda da independência da entidade de auditoria em relação à entidade auditada. A emissão de laudo de avaliação a valores contábeis é exemplo de serviço característico de conflito de interesses e conseqüente perda da independência do auditor.

  1. ✂️
  2. ✂️

524Q162848 | Direito Administrativo, Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico Financeiro, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

No campo dos contratos administrativos, existem várias cláusulas que são peculiares à atividade estatal. Uma delas está vinculada ao poder de fiscalizar a correta execução do contrato.

Tal cláusula, como outras, é denominada 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q402534 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito administrativo brasileiro, julgue os itens a seguir.

Tanto a permissão quanto a concessão de serviço público são formas de descentralização da atividade administrativa do Estado e, para tanto, será imprescindível prévio procedimento licitatório, devendo ser adotada a modalidade de tomada de preços ou concorrência.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q522968 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos vinculados à amostragem aplicada a auditoria, julgue os itens subseqüentes.

A amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria à parcela dos itens que compõem o saldo de uma conta ou classe de transações, para permitir que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria sobre algumas características dos itens selecionados, para formar ou ajudar a formar uma conclusão sobre a população. Assim, a amostragem poderá ser estatística ou não.

  1. ✂️
  2. ✂️

527Q807432 | Legislação Federal, Lei 3924 1961, Auditor, Auditoria Geral de Estado ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à Lei n.o 3.924/1961.

A descoberta fortuita de quaisquer elementos de interesse arqueológico ou pré-histórico, histórico, artístico ou numismático, decorrente de uma escavação, deverá ser comunicada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ou aos órgãos oficiais autorizados, pelo autor do achado ou pelo proprietário do local onde tiver ocorrido, no prazo de 72 horas após a descoberta.

  1. ✂️
  2. ✂️

528Q162599 | Direito Constitucional, Intervenção do Estado no Domínio Econômico, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Entre as atividades que constituem monopólio da União, NÃO se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q161354 | Direito Tributário, Questões Propedêuticas, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

Um aumento do deficit orçamentário do governo em determinado período, através de uma redução dos impostos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q19557 | Administração Pública, Auditor, AL BA, FGV

As opções a seguir apresentam finalidades da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal, Direta, autárquica e fundacional. à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q24027 | Português, Auditor, CGE MA, FGV

Texto associado.
Utopias e distopias

       Todas as utopias imaginadas até hoje acabaram em distopias, ou tinham na sua origem um defeito que as condenava. A primeira, que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito que viriam depois, foi inventada por sir Thomas Morus em 1516. Dizem que ele se inspirou nas descobertas recentes do Novo Mundo, e mais especificamente do Brasil, para descrever sua sociedade ideal, que significaria um renascimento para a humanidade, livre dos vícios do mundo antigo. Na Utopia de Morus o direito à educação e à saúde seria universal, a diversidade religiosa seria tolerada e a propriedade privada, proibida. O governo seria exercido por um príncipe eleito, que poderia ser substituído se mostrasse alguma tendência para a tirania, e as leis seriam tão simples que dispensariam a existência de advogados. Mas para que tudo isso funcionasse Morus prescrevia dois escravos para cada família, recrutados entre criminosos e prisioneiros de guerra. Além disso, o príncipe deveria ser sempre homem e as mulheres tinham menos direitos que os homens. Morus tirou o nome da sua sociedade perfeita da palavra grega para “lugar nenhum”, o que de saída já significava que ela só poderia existir mesmo na sua imaginação. 
   Platão imaginou uma república idílica em que os governantes seriam filósofos, ou os filósofos governantes. Nem ele nem os outros filósofos gregos da sua época se importavam muito com o fato de viverem numa sociedade escravocrata. Em “Candide”, Voltaire colocou sua sociedade ideal, onde havia muitas escolas mas nenhuma prisão, em El Dorado, mas “Candide” é menos uma visão de um mundo perfeito do que uma sátira da ingenuidade humana. Marx e Engels e outros pensadores previram um futuro redentor em que a emancipação da classe trabalhadora traria igualdade e justiça para todos. O sonho acabou no totalitarismo soviético e na sua demolição. Até John Lennon, na canção “Imagine”, propôs sua utopia, na qual não haveria, entre outros atrasos, violência e religião. Ele mesmo foi vítima da violência, enquanto no mundo todo e cada vez mais as pessoas se entregam a religiões e se matam por elas. 
    Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível. No futuro previsto os carros ofereceriam transporte rápido e lazer inédito em estradas magnetizadas para guiá-los mesmo sem motorista. Isso se os carros não voassem, ou se não houvesse um helicóptero em cada garagem. Nada disso aconteceu. Foi outra utopia que pifou. Hoje vivemos em meio à sua negação, em engarrafamentos intermináveis, em chacinas nas estradas e num caos que só aumenta, sem solução à vista. Mais uma vez, deu distopia.  

(Veríssimo, Luiz Fernando. O Globo, 22/12/2013)
“O governo seria exercido por um príncipe eleito”.

Assinale a alternativa que indica a forma de reescrever-se essa frase do texto que modifica o seu sentido original.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q24049 | Controle Externo, Auditor, CGE MT, FMP

NÃO está entre as competências do Tribunal de Contas do Estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q409909 | Direito Administrativo, Parte Geral, Auditor, IF PE, IFPE

Sobre as licitações administrativas, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q687720 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

O risco de amostragem, que pode ser segregado em diferentes tipos, está relacionado à possibilidade de que uma amostra adequadamente coletada não seja representativa de uma população (BOYNTON; JOHNSON; KELL, 2002). Considere as afirmações sobre os diferentes tipos de riscos de amostragem: 
I. O risco de avaliação do risco de controle em nível baixo demais é o risco de que o nível avaliado de risco de controle baseado na amostra dê suporte ao nível avaliado planejado, quando de fato a verdadeira eficácia operacional da estrutura de política ou procedimentos de controle, se conhecida, não seria considerada adequada. 
II. O risco de avaliação de controle em nível alto demais é o risco de que o nível avaliado do risco de controle baseado na amostra não der suporte para o nível planejado, quando de fato a verdadeira eficácia operacional da estrutura política ou procedimentos de controle, se conhecida, seria considerada adequada para dar suporte ao nível avaliado planejado. 
III. O risco de aceitação incorreta é o risco de que a amostra dê suporte à conclusão de que o saldo da conta não contém erro ou irregularidade relevante, quando de fato contém. 
De acordo com Boynton, Johnson e Kell (2002), está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q19562 | Contabilidade Geral, Auditor, AL BA, FGV

A Cia. K foi acionada na justiça pelo descumprimento de um acordo com um cliente. A empresa efetuou um depósito judicial no valor de R$ 200.000,00, o que, para ela, é considerado material. Os consultores jurídicos da Cia. K consideram que o risco de perda da causa na justiça é remoto. De acordo com o Comitê dos Pronunciamentos Contábeis, a Cia. K
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q524477 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, CEASA CONTAGEM, FUMARC

A avaliação do sistema de controle interno compreende, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q524783 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais dos trabalhos de auditoria interna e auditoria externa, do risco de auditoria e da avaliação dos controles internos, julgue os itens a seguir.

A auditoria externa é elemento imprescindível para a credibilidade do mercado e instrumento de inestimável valor na proteção dos investidores, já que é sua função zelar pela fidedignidade e confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade auditada.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q163059 | Contabilidade Geral, Auditor, TCE GO, ESAF

Em 31/08/X1 de um determinado exercício financeiro, uma unidade orçamentária hipotética apresentava a seguinte situação (em unidades monetárias):
• receita orçamentária prevista (LO(A): 150;
• receita arrecadada até 31/08/X1: 120;
• crédito extraordinário aberto: 10;
• superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício fi nanceiro anterior (X0): 20;
• o Balanço Patrimonial (X0) apresenta 50 de Disponibilidades;
• operação de crédito autorizada: 50;
• anulação parcial de dotação orçamentária: 40;
• restos a pagar processado e registrado no Balanço Patrimonial (X0): 30.
A arrecadação dos meses subseqüentes do exercício financeiro deverá demonstrar a mesma tendência. O montante dos recursos que poderá ser utilizado para a abertura de um crédito especial é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q523191 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Indústria de Material Bélico do Brasil, CETRO

O plano de organização e todos os métodos e medidas adotados numa empresa para proteger seu ativo e assegurar a exatidão e a fidedignidade das demonstrações contábeis é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q354320 | Contabilidade Geral, Reservas, Auditor, INFRAERO, NCE

A Cia Raio de Luz procede a uma reavaliação de seus bens do Ativo Imobilizado e registra em contrapartida uma conta de Reserva de Reavaliação no Patrimônio Líquido. Sua controladora, Cia Água Alta, avalia seu investimento pelo método de equivalência patrimonial, devendo então efetuar o seguinte lançamento a crédito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.