Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q163279 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere à demonstração do fluxo de caixa (DFC) e à demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) aplicadas ao setor público, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q162826 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Auditor, TCM RJ, FGV

A respeito do conceito e financiamento da Seguridade Social, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q162571 | Português, Auditor, TCE PA, AOCP

Texto associado.
Bad boy com toque patético
O afã de afrontar conveniências parece condição necessária para que Lars von Trier consiga se expressar

Eduardo Escorel

Usar o prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, como trilha musical é prova da audácia de Lars von Trier, roteirista e diretor de Melancolia. Recorrendo a tamanho lugar-comum para dar tom solene e impressão de grandiosidade ao filme, Trier corre o alto risco de ultrapassar o limite que separa ambição legítima de artifício pretensioso.

Trier consegue, porém, escapar pela tangente dessa armadilha que preparou para si mesmo, e evita a gratuidade formal, apesar de, além de recorrer a Wagner, dedicar os dez minutos iniciais de Melancolia a imagens alegóricas de instantes descontextualizados, reproduzidas em câmera lentíssima. Em retrospecto, o sentido dos planos da abertura fica claro, constituindo figura de linguagem conhecida - antecipação estilizada do desfecho da narrativa para criar expectativa pelo que virá.

Depois de dois anos de trabalho, horrorizado com o resultado, Trier declarou estar pronto para rejeitar Melancolia “como um órgão mal transplantado" por ter “chantili em cima de chantili" e ser “um filme de mulher!". Ele quisera “mergulhar de cabeça no abismo do romantismo alemão. Wagner ao quadrado". Isso estava claro para ele, mas ainda assim se perguntava: “Essa não será apenas outra maneira de expressar derrota? Derrota para um dos denominadores comuns mais baixos do cinema? O romantismo é maltratado de tudo quanto é forma no insuportavelmente entediante cinema industrial." Tinha esperança, contudo, que “em meio a todo o creme houvesse uma lasca de osso que pudesse afinal quebrar um dente frágil".

A primeira reação de Trier a Melancolia denota senso crítico incomum e pode tê-lo ajudado a fazer um filme mais a seu gosto - ácido, pessimista e opressor -, evitando um estilo meloso e ornamental. Mesmo frustrado, por não ter sido capaz de incluir um pouco da feiura que tanto aprecia em meio às belíssimas imagens, Trier não deixa de provocar inquietação no espectador. Nem o uso de câmera instável, estilo já banalizado pela linguagem corrente, nem o elenco de estrelas internacionais apagam sua marca autoral, fácil de reconhecer desde O Elemento do Crime, seu primeiro filme, realizado em 1984 - qualquer que seja o enredo, os personagens devem percorrer sua via dolorosa.

Inconformado com a própria maturidade, há algo de patético na resistência de Trier em deixar de ser, aos 55 anos, um bad boy. Nostálgico das transgressões da juventude, parece ter orgulho da coleção de notas zero em comportamento recebidas ao longo da sua premiada carreira. Propenso a ser sempre do contra e a causar sofrimento, foi irresponsável na entrevista coletiva do último Festival de Cannes. Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler, que “fez algumas coisas erradas, sim, com certeza. […] Eu sou, é claro, muito a favor dos judeus, não, não muito porque Israel não presta". Arrematou dizendo, depois de um suspiro: “O.k., eu sou um nazista."

Declarado persona non grata pela direção do evento, no qual Melancolia foi exibido na mostra oficial, é possível que Trier tenha recebido a notícia como um prêmio por sua leviandade. O paradoxo é que seu compromisso de afrontar conveniências, traço que imprime a seus consiga se expressar.

Revista Piauí, Edição 59, 2011.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos aspectos linguísticos presentes no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q687674 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Ativos e Passivos são elementos das demonstrações contábeis. Sobre tais elementos, julgue as afirmações abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) A forma física não é essencial para a existência de ativo.
( ) Alguns passivos somente podem ser mensurados por meio do emprego de significativo grau de estimativa.
( ) O ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. 
( ) Ativos e passivos são elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho da entidade.
Segundo a Resolução CFC n.º 1.374/11, a sequência CORRETA é dada por: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q161851 | Direito Administrativo, Tribunais de Contas, Auditor, TCE RO, FCC

De acordo com as disposições da Constituição Federal, o controle exercido pelo Tribunal de Contas compreende, dentre outras hipóteses,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q539720 | Engenharia Civil, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relacionados a coberturas de edificações.

Sambladuras são emendas e ligações feitas em uma tesoura de um telhado.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q525130 | Auditoria, Auditor, CEASA MG, FUMARC

São vetores da atuação da Auditoria Operacional, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q19534 | Direito Constitucional, Auditor, AL BA, FGV

Nos termos da normativa imposta pela Constituição Federal, que  estabelece os  impostos que podem ser  instituídos pelos Estados  como medida  limitadora,  impõe-se a fixação de alíquota máxima  pelo Senado Federal. 
Trata-se do imposto sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q469848 | Direito Tributário, Competência tributária, Auditor, TCE CE, FCC

Os Municípios têm competência para instituir Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), EXCETO sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q522847 | Auditoria, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Para o Prof. Antônio de Loureiro Gil, a qualidade da auditoria pode ser vista segundo os seguintes vetores, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q161400 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Auditor, TCM RJ, FGV

A multa convencional nas obrigações pecuniárias cumpre função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q858490 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A função BDEXTRAIR, no Microsoft Excel, extrai um único valor em uma coluna de uma lista ou banco de dados que coincide com as condições especificadas pelo usuário. II. O argumento “Banco de dados”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório. Esse argumento especifica o intervalo de células da lista ou do banco de dados. III. O argumento “flu_otimizar”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, deve ser preenchido com o valor “1”, se o usuário deseja que a função retorne um resultado preciso; e com o valor “0”, se o usuário deseja visualizar um resultado aproximado da função. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q470421 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor, TCdosM CE, FCC

Atenção: Para responder às questões 32 e 33 assinale, na folha de respostas, a alternativa INCORRETA em relação ao assunto indicado.

Princípio da legalidade em matéria tributária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q163044 | Direito Administrativo, Auditor, TCE MG, FCC

A norma constitucional, aplicável aos servidores públicos, que estabelece a irredutibilidade de seus vencimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q438299 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Auditor, TCdosM CE, FCC

Entende-se por princípios constitucionais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q539205 | Engenharia Civil, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Os materiais de construção devem ser selecionados e ensaiados apropriadamente, de forma a garantir a qualidade e a durabilidade de obras civis. Com relação a agregados, julgue os itens subseqüentes.

A caracterização granulométrica dos fillers pode ser efetuada com a utilização de ensaios de sedimentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q162138 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

A respeito do ciclo contábil, julgue os itens a seguir.


I Compõem o ciclo contábil o registro das transações no diário e no razonete, a preparação do balancete após ajustes e os registros de encerramento.

II Elaborar os papéis de trabalho é parte inicial na programação do ciclo contábil, momento em que são traçados os objetivos de todo o processo.

III As fases do ciclo contábil podem ser descritas como: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

IV A elaboração das demonstrações financeiras relativas a cada exercício social não necessariamente deve seguir o ciclo contábil.


Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q19568 | Auditoria, Auditor, AL BA, FGV

A natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria  a  serem  realizados  pelos  membros  da  equipe  de  trabalho  são  elementos que fazem parte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q162940 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Auditor, TCE MG, FUNDEP

No que se refere à contagem recíproca e à compensação entre regimes de previdência social, são apresentadas uma proposição 1 e uma razão 2.

1. Ressalvado o princípio da exportação dos servidores não efetivos, a contagem recíproca do tempo de contribuição prestado aos regimes próprios de previdência social junto ao regime geral da previdência social é assegurada por leis a todos os servidores públicos,

PORQUE

2. deverá ser computado todo o tempo de serviço para fins de aposentadoria, para tanto devendo ter efetuado os entes da Administração Pública os repasses das receitas orçamentárias referidas no artigo 195 da Constituição da República, promulgada em 1988.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q682425 | Português, Interpretação de Textos, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Nas alternativas a seguir, as orações destacadas expressam a mesma relação de sentido, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.