Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q432409 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Com fundamento nas disposições constitucionais acerca da ordem econômica e financeira e da ordem social, julgue os itens que se seguem. Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação no custeio e a diversidade da base de financiamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

842Q160811 | Controle Externo, Auditor, TCE PA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). De acordo com o Regimento Interno, a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado do Pará, abrange:

I. os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Estado, mediante contrato, convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos jurídicos congêneres.

II. os responsáveis pela aplicação dos recursos tributários arrecadados pela União e entregues ao Estado, nos termos da Constituição Federal.

III. os dirigentes ou liquidantes das empresas encampadas ou sob intervenção ou que, de qualquer modo, venham a integrar, provisória ou permanentemente, o patrimônio do Estado ou de outra entidade pública estadual.

IV. os responsáveis por entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado que recebam contribuições parafiscais e prestem serviço de interesse público ou social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q161848 | Direito Processual Civil, Da Jurisdição, Auditor, TCE RO, FCC

Em matéria de ação declaratória, considere:

I. É admissível a ação declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

II. Os únicos fatos que podem ser objeto da ação declaratória são a autenticidade e a falsidade documental.

III. A ação declaratória está sujeita a prazos prescricionais.

IV. É inadmissível ação declaratória visando a obter certeza quanto à exata interpretação de cláusula contratual.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q464954 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE CE, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito do financiamento da Seguridade Social:

I. A seguridade social será financiada, de forma direta, mediante recursos provenientes exclusivamente do orçamento da União e das contribuições sociais.

II. Para as empresas haverá contribuição social sobre rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhes preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.

III. As contribuições sociais só poderão ser exigidas após decorridos sessenta dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não podendo recair no mesmo exercício financeiro.

IV. São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q689779 | Contabilidade Geral, Sistema Contábil, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

O plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. A esse respeito, identifique quais dos itens abaixo correspondem a objetivos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), previstos no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), e assinale a alternativa correta. 

I. Contribuir para a racionalização de custos no setor público. 
II. Permitir o detalhamento das contas contábeis, a partir do nível mínimo estabelecido pela Receita Federal, de modo que possa ser adequado às peculiaridades de cada ente. 
III. Permitir a elaboração de relatórios nos padrões adotados por organismos internacionais como o Government Finance Statistics Manual (GFSM) do Fundo Monetário Internacional (FMI). 
IV. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público. 
V. Contribuir para o atendimento aos acordos comerciais previstos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). 
VI. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q738164 | Economia, Controle de Dinheiro Por Parte do Banco Central do Brasil, Auditor, TCE AL, FCC

Considere uma economia em que a taxa de câmbio é flexível, há mobilidade de capitais e não há capacidade ociosa. Se o Banco Central promover a redução da taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais, é de se esperar que a curto prazo ocorra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q523669 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

Constituem aspectos fundamentais dos papéis de trabalho do auditor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q524748 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, IBGE, CESGRANRIO

O auditor lida com o risco de não identificar erros ou irregularidades relevantes, por ser o exame efetuado em base de testes. Esse risco é classificado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q523227 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, CONAB, FJPF

A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes em uma organização é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q468985 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Auditor, TCE MG, FCC

Distintos fatos geradores do ICMS cujas alíquotas são aumentadas nos dias 30 de agosto e 30 de novembro de determinado exercício poderão ser cobrados a partir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q161841 | Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, Auditor, TCE AL, FCC

O Governo Federal, pretendendo criar nova fonte de receita tributária, dentro do mesmo exercício financeiro, para cobrir despesa extraordinária decorrente de calamidade pública de âmbito nacional, devidamente reconhecida por decreto presidencial, deverá se valer da seguinte espécie tributária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q684193 | Português, Interpretação de Textos, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Texto 2

Pesquisadores explicam por que é tão difícil imitar os sons de outra língua 
Por Rennan A. Julio 
Cérebro adapta todo e qualquer som estranho para o seu idioma original.

Estudos tentam entender a origem do sotaque. Em busca de justificativas para a nossa dificuldade de reproduzir sons de línguas diferentes, pesquisadores fizeram testes com bebês e adolescentes de todo o mundo. 
Há mais de duas décadas, uma equipe da Universidade de Washington tenta entender como o cérebro humano compreende a linguagem humana. Para isso, analisou bebês do mundo inteiro durante esse período. 
Em um dos testes, a equipe fez com que, aos seis meses de idade, bebês japoneses e ingleses escutassem sons de ambas as culturas. Até então, as crianças conseguiam reproduzir os “barulhos” característicos às duas nações; só que quando atingiram os dez meses de idade, os mesmos bebês falharam na percepção de sons que não faziam parte de sua cultura. Os japoneses deixaram de reconhecer “r” e “l”, cuja distinção não existe no Japão, mas existe na língua inglesa. 
Realizado por outra equipe de pesquisadores, um segundo estudo sugere diferente: as pessoas não perdem tão abruptamente essa capacidade de aprender línguas, mas o processo acontece durante a puberdade. Depois de uma série de testes, esses cientistas perceberam uma forte relação entre o aprendizado de uma segunda língua e a época em que isso acontece.
Para o especialista Eric Bakovic, existe um movimento para processar esse tipo de informação: “Você aprende uma língua pegando sons e imitando seus pais. Depois, seu cérebro começa a fazer outras coisas, assumindo que já tinha aprendido todos os sons necessários para manter uma relação comunicativa com as pessoas ao seu redor”.
Essa biblioteca de sons nos permite fluência com a língua que falamos, mas quando tratamos de sons “externos” ficamos “surdos”, afirma o linguista da Universidade de San Diego.
“Quando você escuta um sotaque ou uma língua totalmente diferente, seu cérebro mapeia os sons diretamente para a língua que você fala”, conta Bakovic. Ao invés de pronunciar com precisão, as pessoas acabam juntando as partes “próximas” do que os seus cérebros sabem e reproduzindo dessa maneira.
Mas para Joel Goldes, especialista nessa área e atuante em Hollywood, isso pode ser treinado. “Nosso cérebro realmente nos bloqueia de ouvir o que estamos ouvindo. Até que alguém nos ensine a produzir novos sons, nós não os escutamos. É por isso que uma pessoa pode ficar 40 anos em um país diferente sem perder o sotaque”. 

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pesquisadores-explicam-por-que-e-tao-dificil-imitar-o-sotaque-de-outralingua.html. [Adaptado]. Acesso em: 10 nov. 2018.  

Com base no texto 2, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O primeiro estudo analisou bebês porque outro estudo aplicado a adolescentes não havia gerado resultados. 
( ) O segundo estudo obteve conclusões diferentes do primeiro. 
( ) A escolha dos idiomas japonês e inglês para o teste se deu por conta de sua diferença fonética. 
( ) A dificuldade de produção de sons de línguas estrangeiras não ocorre em adultos. 
( ) Eric Bakovic acredita que os bebês já nascem sendo capazes de entender a língua da mãe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q728771 | Direito Financeiro, Receita creditícia Dívida Pública e Operações de Crédito, Auditor, TCdosM CE, FCC

É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo, mas a instituição financeira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q418521 | Direito Civil, Pessoas, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Acerca das pessoas naturais e jurídicas, julgue os itens que se seguem. Devido ao fato de serem absolutamente incapazes, os menores de dezesseis anos de idade não são considerados sujeitos de direitos e de obrigações.
  1. ✂️
  2. ✂️

855Q391947 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras vigentes acerca do regime jurídico dos servidores do DF, julgue os itens a seguir. Os servidores públicos do DF submetem-se ao regime jurídico da Lei Federal n.º 8.112/1990. As alterações aprovadas pela União na referida lei são, portanto, autoaplicáveis aos servidores do DF.
  1. ✂️
  2. ✂️

856Q161327 | Contabilidade Geral, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

Em 3 de outubro de 2014, a Companhia A adquiriu, sem intenção de venda e sem controle, as ações de um dos acionistas da Companhia B, correspondentes a 20% do total das ações emitidas pela Companhia B, por R$ 120.000,00, com pagamento no ato, por transferência bancária.

A Companhia B, que só emite ações ordinárias, apresentou, no mesmo dia da operação, as seguintes informações:

• Patrimônio Líquido: R$ 420.000,00, correspondentes ao valor justo dos ativos e passivos

• Volume das vendas, até à data da operação: R$ 80.000,00

Nesse contexto e de acordo com as normas contábeis e societárias vigentes, o registro contábil na Companhia A dessa operação, na data de sua realização, é, em reais, o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q471358 | Direito Tributário, Impostos sobre o patrimônio e a renda, Auditor, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

O escritório de advocacia A&A Advogados Associados não é optante pelo regime tributário “SIMPLES NACIONAL” e prestou serviços de advocacia para a sociedade empresária B&B Ltda. A nota fiscal relativa aos serviços prestados foi emitida no valor de R$ 3.500,00. A esse respeito, é correto afirmar que a retenção do imposto de renda na fonte por parte da sociedade empresária B&B Ltda é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q160577 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos poderes administrativos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q523842 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.

I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.

III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q163149 | Contabilidade Geral, Análise por Índices, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

A respeito do indicador retorno sobre o investimento, julgue os itens a seguir.


I Duas empresas podem apresentar a mesma taxa de retorno, mas com margem de lucro e giro de ativo totalmente diferentes.

II Ao implantar um sistema de gestão de estoques que adota a manutenção de nível mínimo de estoque como premissa, a expectativa da empresa é que, mantido o mesmo nível de vendas, o giro do ativo venha a aumentar.

III Aumentar o giro do ativo sem aumentar simultaneamente a margem de lucro não é suficiente para provocar uma variação positiva na taxa de retorno sobre o investimento.

IV O volume de vendas não é uma variável relevante para o cálculo da margem de lucro de uma empresa.


Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.