Início

Questões de Concursos Auditor

Resolva questões de Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q744125 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que o problema da escolha em um ambiente de escassez constitui o cerne da análise econômica, julgue os itens subseqüentes.

A redução do consumo corrente constitui um dos custos de oportunidade associados ao crescimento econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q160975 | Controle Externo, Tribunal de contas RO, Auditor, TCE RO, FCC

Texto associado.
Para responder às questões de números 22 a 27
considere a Lei Complementar nº 154/96 do Estado
de Rondônia.

A decisão do Tribunal de Contas da qual resulte cominação de multa tem eficácia de título
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q429074 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Auditor, TCdosM CE, FCC

A deliberação de projeto de lei federal inicia-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q537919 | Engenharia Civil, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com referência a ensaios em estruturas e à identificação de patologias em obras civis tendo em vista o tratamento e o reparo dessas obras, julgue os itens subseqüentes.

A eflorescência se caracteriza pela ocorrência de lascas que se soltam da peça de concreto como conseqüência de choques ou expansão no seu interior.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q522560 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as afirmativas a seguir relativas à materialidade e ao risco de auditoria.

I. Risco de auditoria é o risco de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes. Esse risco é derivado da combinação entre os riscos de distorção relevante e de detecção.

II. A materialidade e os riscos de auditoria devem ser levados em consideração durante a auditoria, exceto na avaliação do efeito de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente.

III. Ao estabelecer a estratégia de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis. Ele deve obter segurança razoável mediante a obtenção de evidências suficientes e apropriadas para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q524468 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

O registro, no livro Diário, de uma operação que altera o patrimônio de uma entidade representa um lançamento contábil e é chamado de “partida de Diário”. Universalmente, tais registros são feitos utilizando-se o método das partidas dobradas. Acerca da escrituração contábil, é correto afirmar que o lançamento contábil de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

907Q538196 | Engenharia Civil, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e ao controle de obras, que são elementos fundamentais para o sucesso de um empreendimento, julgue os itens subseqüentes.

A técnica de planejamento das linhas de balanço é caracterizada por um gráfico em que, no eixo das ordenadas, aparece a seqüência das atividades e no eixo das abscissas, o custo de cada atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

908Q524891 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor, CONAB, FJPF

O adequado planejamento e supervisão do trabalho corroborado por papéis de trabalho corretamente feitos e a obtenção de evidências suficientes a proporcionar uma base razoável para o parecer do auditor são exemplos de normas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q523625 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre o planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Certas divulgações podem conter informações obtidas fora do razão geral e dos razões auxiliares, que também podem afetar os riscos avaliados e a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria para tratar desses riscos.

( ) A determinação da natureza, da época e da extensão dos procedimentos de avaliação de risco, que não se relacionam com as divulgações, deve considerar tanto a ampla gama de informações quanto o nível de detalhes que possam estar incluídos nessas divulgações.

( ) A consideração das divulgações ao longo da execução dos trabalhos de auditoria ajuda o auditor a dar a devida atenção e planejar o tempo adequado para tratar essas divulgações da mesma forma que as classes de transações, de eventos e de saldos contábeis.

( ) Considerações preliminares podem ajudar o auditor a determinar os efeitos sobre a auditoria de divulgações significativas novas ou revisadas necessárias em decorrência de mudanças no ambiente, nas condições financeiras ou nas atividades da entidade.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

910Q160629 | Controle Externo, Lei Orgânica, Auditor, TCM RJ, FGV

Para efeito da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Lei 289/81, o conceito "verificação da fiel observância da programação executiva anual e plurianual do governo, incluindo-se o controle da execução dos contratos e a avaliação dos resultados alcançados", refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q162445 | Direito Administrativo, Estabilidade e vitaliciedade, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Analise a situação hipotética a seguir.

Em determinado Município, no quadro de pessoal ocupante de cargos de provimento efetivo do Poder Executivo, encontram-se servidores públicos nas seguintes situações:

- primeira situação: servidores que ingressaram sem concurso público antes da Constituição de 1988, mas que foram estabilizados por estar em exercício, na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados;

- segunda situação: servidores que ingressaram mediante concurso público e foram estabilizados após o cumprimento das exigências constitucionais;

- terceira situação: servidores que ingressaram mediante concurso público e encontram-se em fase de avaliação especial de desempenho para estabilização.

Verificou-se que a despesa de pessoal do Poder Executivo desse Município excedeu os limites estabelecidos na legislação vigente. Para retornar aos limites legais, terá de ser efetuada redução de despesas com pessoal. O Município reduziu em 20% (vinte por cento) as despesas com cargos comissionados e funções de confiança e agora pretende excluir do quadro de pessoal servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo do Poder Executivo.

Em relação a essa situação, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q471185 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Auditor, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Avalie as afirmações, considerando as disposições da legislação tributária brasileira.

I. Contribuinte é a denominação do sujeito passivo da obrigação principal, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.

II. No que diz respeito à pessoa jurídica, a capacidade tributária passiva independe de esta estar regularmente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.

III. Responsável é a denominação do sujeito passivo da obrigação principal quando este, revestindo-se da condição de contribuinte, responde pelo recolhimento de um determinado tributo de forma subsidiária.

IV. Em observância ao princípio da capacidade contributiva, a capacidade tributária passiva depende diretamente da capacidade civil das pessoas naturais e das pessoas jurídicas, quando assim constituídas.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q160692 | Auditoria, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

No âmbito da administração pública, considera-se que a finalidade básica da auditoria é comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados. Porém, em decorrência de peculiaridades, alguns procedimentos específicos de auditoria podem ser requeridos. Considere-se um contexto em que o objetivo da auditoria é avaliar ações gerenciais e procedimentos relacionados aos programas de governo, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados.

Nesse caso, recomenda-se uma auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q467391 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Auditor, TCE AM, FCC

Um dos atributos que diferenciam as taxas das contribuições de melhoria é o fato de que as taxas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q738765 | Economia, Contabilidade Social, Auditor, TCE AL, FCC

O agregado macroeconômico que mede a produção de um país, seja esta produção realizada com fatores de produção de residentes no país ou residentes no exterior, mas que estejam em território nacional, da qual se deduz a depreciação do estoque de capital, mas se computa o valor dos impostos indiretos, é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q425689 | Direito Constitucional, STF, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos métodos e princípios de interpretação e aplicação das normas constitucionais, julgue os itens a seguir. O chamado apelo ao legislador constitui prática ou técnica de decisão muito comum no âmbito dos pronunciamentos do STF e ocorre sempre que, declarada a inconstitucionalidade de norma legal, a Corte depara-se com a situação de vácuo legislativo que requeira pronta regulação legislativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

917Q160751 | Legislação Federal, Lei n9478, Auditor, Transpetro, CESGRANRIO

A licitação é inexigível, nos termos do Decreto nº 2.745/1998, para a celebração de contratos que objetivem a soma de esforços entre empresas para gerenciamento conjunto de empreendimentos, compreendendo, entre outros, o planejamento, a administração e os serviços de procura, mediante o estabelecimento de preços “meta” e “teto”, para efeito de bônus e penalidades, em função dos preços, dos prazos e do desempenho verificado.

Nos termos do Decreto nº 2.745/1998, tais contratos são denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q458735 | Direito Empresarial e Comercial, Escrituração, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Com relação às microempresas e aos empresários e empresas irregulares, julgue os itens a seguir. Sociedade empresária que não estiver devidamente inscrita não terá direito de autenticação de livros obrigatórios em junta comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️

919Q810740 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

O crescimento da despesa pública é fenômeno observado em todo o mundo, sobretudo no período posterior à Segunda Guerra Mundial. As causas desse fenômeno, além do aumento populacional, têm origem principal no que se veio a chamar de estado do bem-estar social. Segundo Aliomar Baleeiro, esse estado fundamentou-se na melhoria do nível político, moral e cultural da humanidade, o que levou o indivíduo a conceber e a exigir a ampla e eficaz expansão dos serviços públicos prestados pelo Estado, os quais, atualmente, sob nova ideologia político-econômica, deseja-se reduzir, para conter a despesa.

Considerando as idéias do texto acima, relativas a despesas públicas, e com base na Lei n.o 4.320/1964, julgue os itens a seguir.

De acordo com a doutrina dominante, a despesa pública é a aplicação de certa quantia, por parte da autoridade ou do agente público competente, dentro de uma autorização legislativa, para a execução de um fim a cargo do governo.
  1. ✂️
  2. ✂️

920Q524814 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Segundo o Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida, as limitações do controle interno são principalmente com relação a, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.