Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal

Resolva questões de Auditor Fiscal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q992655 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o tema da responsabilidade civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q978741 | Geografia, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Segundo o IBGE(2024), o município de São João do Rio do Peixe tem as seguintes Regiões Intermediárias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q978743 | Literatura, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, é do(a) escritor(a) brasileiro(a):
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q987772 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Essa forma de repasse é definida como um compromisso firmado pela União de transferir determinada quantidade de recursos a uma instituição de qualquer esfera de governo Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, ou a uma entidade privada sem fins lucrativos.

De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa que contenha o nome dessa forma de repasse:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q992646 | Direito Constitucional, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Um servidor público municipal, ocupante de cargo efetivo, decide se candidatar a vereador em seu município nas eleições municipais vindouras. Diante dessa situação, ele se depara com questionamentos sobre as regras que regem o afastamento de seu cargo público durante o período eleitoral. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q978736 | Português, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 2


Cuidar do meio ambiente é missão de todos


Com o aparelhamento dos órgãos de proteção ambiental e estímulo do Governo Federal ao desmatamento, a crise pode piorar.


Nos últimos anos o Brasil regrediu vergonhosamente na preservação do meio ambiente. A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, somente em 2021, perdeu o equivalente a 140 mil estádios de futebol de cobertura vegetal. Um problema para ser resolvido imediatamente.


É interessante notar que quase 70% de toda a área desmatada em 2021 estava em propriedades privadas. A tecnologia tornou possível identificar a maioria das propriedades devastadas por meio de imagens desatélite. Com essas cenas, é possível saber quem é o(a) infrator(a) e aplicar a multa. Por que isso não acontece? Com o aparelhamento dos órgãos de proteção ambiental e o constante estímulo do Governo Federal ao desmatamento, infelizmente a crise ambiental tende a piorar.


Como podemos reverter essa situação drástica? O planeta pede socorro e os efeitos da crise climática chegaram repentinamente, inclusive no Nordeste. Basta lembrar as fortes chuvas que atingiram os estados da Bahia e de Pernambuco neste primeiro semestre.


Infelizmente, o modelo de exploração econômica do Brasil é perverso. Para inverter o problema, é necessário o envolvimento de todos (as). Não dá mais para acreditar na vontade de políticos que colocam a pauta do meio ambiente apenas como um adendo no seu projeto de governo. É preciso que a gente exerça de forma plena nossa cidadania. Que toda a população vote com consciência e seja capaz de cobrar atitudes dos (as) representantes eleitos (as) para solucionar e reverter o mínimo dos impactos ambientais.


Além da atuação do poder público na promoção de políticas de reflorestamento de áreas desmatadas com espécies nativas, fiscalização e punição de crimes ambientais, é preciso que a iniciativa privada colabore com o desenvolvimento de ações de preservação ambiental. Muito temos falado sobre environmental, social and governance (ESG) e muitas empresas têm investido um grande volume de recursos em projetos sustentáveis.


Entretanto, o retorno ambiental ainda é baixo. Precisamos de mais investimentos em educação ambiental e contextualizada, valorizar a biodiversidade e gerar oportunidades de geração de renda para os agricultores familiares. Com o reflorestamento e a adoção de tecnologias socioambientais que contribuam para redução da queima da madeira, como é o caso dos fogões ecoeficientes, podemos reduzir ao menos o volume desmatado na Caatinga.


Sim. Cuidar do meio ambiente é missão de todos (as).
No trecho:

“Cuidar do meio ambiente é missão de todos (as).” (última linha)

Assinale a alternativa que classifica CORRETAMENTE os termos da oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q910653 | Informática, Microsoft Excel, Auditor Fiscal, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Considere que você precisa localizar rapidamente o preço de um item em uma tabela de inventário no Excel (Office 365), onde a primeira coluna lista os códigos dos itens. Qual das seguintes alternativas melhor descreve uma solução possível?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q978760 | Legislação Federal, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Conforme o conteúdo da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n° 12.527/2011) analise as seguintes afirmativas:

I. Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar agir com dolo, culpa ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação.
II. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua ciência.
III. Informação são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

Está(ão) INCORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q992638 | Direito Constitucional, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre Direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição de 1988, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) O direito à vida é um direito fundamental absoluto, não admitindo exceções em nenhuma circunstância.
2.(__) A liberdade de expressão abrange também a liberdade de pensamento, não podendo haver restrições a ideias e opiniões, exceto nos casos de discurso de ódio.
3.(__) O direito à propriedade privada é garantido pela Constituição, sendo que sua função social é um princípio que visa garantir que a propriedade seja utilizada de forma a atender aos interesses da coletividade.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q992654 | Direito Civil, Transmissão das Obrigações, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que se refere à transmissão das obrigações, analise as afirmativas abaixo:

I- O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor.
II- Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece aquela cujo instrumento contém a data mais antiga.
III- Salvo estipulação em contrário, o cedente responde pela solvência do devedor.

Assinale a alternativa que indica quais das afirmativas acima está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q978758 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1992) analise as alternativas a seguir:

I. É considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público.
II. A ação para a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa prescreve em 8 (oito) anos.
III. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q996783 | Contabilidade Pública, Receita Corrente Líquida, Auditor Fiscal, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

A receita corrente líquida de um município totalizou R$ 50.000.000,00. Nessas condições, assinale a alternativa correta quanto ao limite de despesa com pessoal do município.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q986145 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com a Lei nº 8.429/1992 sobre sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos são sanções que somente podem ser aplicadas após o trânsito em julgado da sentença condenatória;
II. O ressarcimento integral do dano é sanção obrigatória e cumulativa sempre que configurado o enriquecimento ilícito;
III. As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa têm natureza penal, devendo ser aplicadas exclusivamente pelo juízo criminal;
IV. A multa civil pode ser aplicada isoladamente, desde que não haja danos ao erário.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q978751 | Direito Digital, Lei nº 13709 de 2018, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Artigo 2º da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) estabelece os fundamentos que sustentam toda a legislação sobre proteção de dados no Brasil. Esses fundamentos não são apenas orientações técnicas, mas representam princípios éticos, jurídicos e sociais que visam garantir os direitos fundamentais dos titulares de dados.
Considerando o disposto no Art. 2º da LGPD, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos fundamentos da proteção de dados pessoais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q978759 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1992) o inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q992637 | Administração Geral, Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre índices de rentabilidade e lucratividade, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.


1.(__) O índice de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) mede a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao capital próprio investido.
2.(__) Um aumento no índice de margem líquida indica que a empresa está operando com maior eficiência em relação aos custos operacionais.
3.(__) O índice de retorno sobre o investimento (ROI) é calculado dividindo o lucro operacional pelo investimento total realizado na empresa.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q992639 | Direito Constitucional, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre Disciplina constitucional dos precatórios, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) Os precatórios são títulos da dívida pública emitidos pelo Governo Federal para financiar projetos de infraestrutura.
2.(__) A Emenda Constitucional nº 62/2009 estabeleceu um regime especial de pagamento de precatórios, priorizando os credores de maior valor.
3.(__) O não pagamento de precatórios pelo Poder Público pode acarretar sanções ao gestor público responsável, incluindo a suspensão dos direitos políticos.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q992642 | Direito Constitucional, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Os direitos e garantias individuais estão listados no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, que estabelece em seu caput que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Analise as afirmativas abaixo:

I- ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
II- são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.
III- é assegurado, nos termos da lei, o direito à proteção dos dados pessoais, inclusive nos meios digitais.

Quais delas tratam de direitos e garantias individuais protegidos no artigo 5º da Constituição Federal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q992648 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Entre as competências do __________________, encontram-se iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos na Constituição, vetar projetos de lei, total ou parcialmente, decretar o estado de defesa e o estado de sítio, conferir condecorações e distinções honoríficas, editar medidas provisórias com força de lei, entre outras.

A quem o texto acima se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q992649 | Direito Civil, Parte Geral, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca das pessoas naturais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.