Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal

Resolva questões de Auditor Fiscal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


462Q164288 | Matemática Financeira, Auditor Fiscal, SEFAZ MT, FGV

Com relação aos métodos de análise e comparação de projetos de investimento, analise as afirmativas a seguir.

I. Um investidor, ao comparar projetos de investimento, sempre considera como alternativa o investimento cuja remuneração é igual ao custo de oportunidade do capital investido.

II. Dentre diversos projetos mutuamente exclusivos, se um projeto de investimento apresentar uma TIR menor do que a taxa mínima de atratividade, ele ainda pode ser considerado se o seu valor presente líquido, calculado a essa última taxa, for positivo.

III. Um investidor deve sempre escolher o projeto cuja TIR é maior dentre todas as alternativas – inclusive maior do que a taxa mínima de atratividade – e cujo payback descontado é o menor.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q163779 | Direito Penal, Crimes contra o Consumidor, Auditor Fiscal, SEFAZ PI, FCC

Constitui crime contra as relações de consumo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q677336 | Legislação Tributária Estadual, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
À luz do Decreto-lei n.º 82/1966, que regula o Sistema Tributário do Distrito Federal, julgue o item seguinte.
É facultado aos contribuintes impugnar os elementos ou parâmetros utilizados para cálculos, cabendo o ônus da prova ao governo do Distrito Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

465Q165346 | Direito Constitucional, Presidente da República, Auditor Fiscal, SEFAZ PI, FCC

Relativamente à participação do chefe do Poder Executivo no processo legislativo, a Constituição da República estabelece que

I. são de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre a criação de Ministérios, sendo vedada, nesta hipótese, a apresentação de propostas de emendas de origem parlamentar que impliquem aumento da despesa prevista.
II. é de sua competência a promulgação das leis complementares e ordinárias, exceto se, tendo havido veto à proposição legislativa, tenha ele sido derrubado pelo Congresso Nacional.
III. o veto deverá ser apreciado em sessão conjunta das Casas do Congresso Nacional, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, inclusive quando aposto a projeto de lei de conversão que altere o texto original de medida provisória.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q677356 | Informática, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
A respeito de componentes funcionais de computadores e do sistema operacional Linux, julgue o item a seguir.
O SSD (solid-state drive) é uma tecnologia de armazenamento que utiliza memória flash e cuja interface de comunicação é a mesma utilizada em discos rígidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q163569 | Auditoria, Auditor Fiscal, SEFAZ MT, FGV

Em 31/12/2013, uma empresa de patrimônio líquido de R$ 400.000,00 possuía financiamentos no valor de R$ 500.000,00. Estes tinham como data de vencimento 31/12/2012, mas a empresa não tinha saldo para pagar os financiamentos e não conseguiu renegociá-los. Por isso, estava considerando declarar falência.

As notas explicativas e as demonstrações contábeis não refletiam a incerteza em relação à capacidade de funcionamento da empresa.

Na data, o auditor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q165907 | Finanças Públicas, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Os impostos são modalidades de tributos cuja cobrança tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade estatal específi ca, relativa ao contribuinte. Assim, indique qual opção que não condiz com a realidade referente ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q167207 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

Texto associado.

            A ciência moderna e a economia de mercado figuram entre as mais notáveis realizações humanas. A Revolução Científica do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram apenas o prelúdio do que viria em seguida - a revolução permanente dos últimos três séculos. Ciência e mercado são apostas na liberdade: liberdade balizada por padrões impessoais de argumentação e validação de teorias no primeiro caso; e por regras que fixam os marcos dentro dos quais a busca do ganho econômico por parte das pessoas é livre, no segundo. Por mais brilhantes, entretanto, que sejam suas inegáveis conquistas, é preciso ter uma visão clara do que podemos esperar que façam por nós: a ciência jamais aplacará a nossa fome de sentido, e o mercado nada nos diz sobre a ética - como usar a nossa liberdade e o que fazer de nossas vidas.

            O sistema de mercado - baseado na propriedade privada, nas trocas voluntárias e na formação de preços por meio de um processo competitivo reconhecidamente imperfeito - define um conjunto de regras de convivência na vida prática. A regra de ouro do mercado estabelece que a recompensa material dos seus participantes corresponderá ao valor monetário que os demais estiverem dispostos a atribuir ao resultado de suas atividades: a remuneração de cada um, portanto, não depende da intensidade dos seus desejos de consumo, do civismo de suas ações, do seu mérito moral ou estético. Dependerá tão somente da disposição dos consumidores em pagar, com parte do ganho do seu próprio trabalho, para ter acesso aos bens e serviços que o outro oferece. Mas o mercado não decide, em nome dos que nele atuam, os resultados finais da interação. Assim como a gramática não determina o teor das mensagens, mas apenas as regras das trocas verbais, também o mercado não estabelece de antemão o que será feito e escolhido pelos que dele participam.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, edição digital)

Está clara e correta a redação do seguinte comentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q397386 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

João, servidor público municipal, motorista da prefeitura, atropelou Paulo, um colega de serviço, no pátio do prédio da secretaria municipal de saúde.

Tendo por base essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O município, no caso concreto, não é obrigado a responder legalmente pelos danos causados por João, pois a vítima é servidor público, o que descaracteriza a prescrição constitucional de que as pessoas jurídicas de direito público devem responder pelos danos que seus agentes causem a terceiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q168271 | Direito Constitucional, Princípio da Separação dos Poderes, Auditor Fiscal, SEFAZ PI, FCC

Integra a sistemática de separação de poderes prevista na Constituição da República a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q706171 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara CE, Crescer Consultoria, 2019

Sobre o Direito Administrativo, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q167309 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, para o registro da variação patrimonial diminutiva com ajuste de perdas de estoques, quanto à natureza da informação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q165807 | Direito Administrativo, Dispensa de licitação, Auditor Fiscal, SEFAZ PI, FCC

Considere que o Estado do Piauí tenha instituído uma empresa estatal voltada ao fomento do turismo e pretenda contratá-la para desenvolver projetos e prestar serviços nessa área. De acordo com as disposições da legislação federal que rege a matéria, o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q168631 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

No que se refere às demonstrações contábeis de uma determinada entidade pública, a NBC TSP 11 determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q468169 | Direito Tributário, Auditor Fiscal, UFABC, UFABC

É correto afirmar-se, com base no CTN, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q705745 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor Fiscal, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara CE, Crescer Consultoria, 2019

No que se refere a classificação dos atos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q677237 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Determinada entidade contratou dois funcionários para a área de vendas no primeiro dia do mês. No dia 15 do referido mês, esses dois funcionários receberam adiantamentos correspondentes a 30% dos salários a que tinham direito no mês. O restante foi pago no quinto dia útil do mês subsequente.
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Os adiantamentos pagos aos funcionários no dia 15 do referido mês são considerados fatos modificativos porque reduzem o ativo (saída de caixa) e reduzem o patrimônio (reconhecimento de despesa).
  1. ✂️
  2. ✂️

479Q165002 | Sistemas Operacionais, Linux, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

No sistema operacional Linux, o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q168598 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

Segundo o princípio orçamentário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.