Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS

Resolva questões de Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q464670 | Direito Previdenciário, Organização da Seguridade Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

Analisando os textos abaixo, relativos à avaliação das aplicações dos recursos garantidores das reservas técnicas, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) As aquisições e as alienações respectivas devem ser precedidas de, pelo menos, uma avaliação efetuada de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social. 
( ) Devem os mesmos ser reavaliados pelo menos uma vez a cada 5 (cinco) anos contados da data da ultima avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social. 
( ) A diferença entre o valor de reavaliação e o valor contabilizado dos imóveis não será computada para efeito de enquadramento nos limites estabelecidos nos artigos 34 e 35 da Resolução CMN 2.829, de 30/3/2001, pelo prazo de 60 (sessenta) meses contados da data de reavaliação, devendo a mesma ser objeto de referência expressa nas notas explicativas do balanço patrimonial da entidade fechada de previdência privada, no exercício em que ocorrer a referida reavaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q465224 | Direito Previdenciário, Organização da Seguridade Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

A respeito das entidades fechadas de previdência complementar, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q524907 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

O auditor, ao terminar seus trabalhos, conclui que as demonstrações contábeis estão comprometidas substancialmente. O tipo de parecer que o auditor deve emitir é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q795914 | Finanças Públicas, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

O déficit do setor público representou uma significativa parcela do PIB durante a década de 80, tendo aumentado sistematicamente durante toda a década. Identifique a opção falsa, entre as razões que explicam esse comportamento do déficit público brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q403722 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Conforme previsão expressa contida na Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União, a violação da regra legal proibitiva de coagir subordinado, para filiar-se a determinado partido político, sujeita o agente primário à penalidade administrativa disciplinar de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q738190 | Economia, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Considere as seguintes informações:

C = 100 + 0,7Y 
I = 200 
G = 50 
X = 200 
M = 100 + 0,2Y,

onde C = consumo agregado; I = investimento agregado; G = gastos do governo; X = exportações; M = importações. Com base nessas informações, a renda de equilíbrio e o valor do multiplicador são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q464625 | Direito Previdenciário, Benefícios da Previdência Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

A respeito dos institutos previstos nos planos de benefícios, analise as assertivas abaixo:

I. benefício proporcional instantâneo, em razão da cessação do vínculo empregatício com o patrocinador ou associativo com o instituidor antes da aquisição do direito ao benefício pleno, a ser concedido quando cumpridos os requisitos de elegibilidade; 
II. portabilidade do direito acumulado pelo participante para outro plano; 
III. resgate parcial das contribuições vertidas ao plano pelo participante, descontadas as parcelas do custeio administrativo; 
IV. faculdade de o participante manter o valor de sua contribuição e a do patrocinador, no caso de perda parcial ou total da remuneração recebida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q353380 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Constituir-se-á a Reserva de Contingência, até o limite de 25% das Provisões Matemáticas, quando houver:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q458297 | Direito Empresarial e Comercial, Valores Mobiliários, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Indique a opção falsa para a seguinte condição, prevista a aplicação dos recursos garantidores das reservas técnicas.

"Incluem-se na carteira de renda variável - outros ativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q740966 | Economia, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Levando-se em conta a identidade macroeconômica "Poupança = Investimento", numa economia aberta e com governo, e considerando:

D = déficit público 
Sg = poupança pública 
Ig = investimento público 
Spr = poupança privada 
Ipr = investimento privado 
Sext = poupança externa

É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q526298 | Direito Processual Civil, Recursos, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Os embargos infringentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q376689 | Administração Pública, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Analise as afirmativas abaixo, indicando C para correto e E para errado e escolha a opção que representa a seqüência correta.

( ) Na gestão pública o dirigente utiliza-se de uma filosofia de negócios e, portanto, assume riscos que são seu principal ingrediente. 
( ) A gestão privada caracteriza-se por poder fazer tudo o que não lhe é proibido, enquanto a pública caracteriza-se por fazer somente o que lhe é permitido. 
( ) A gestão pública é fiscalizada internamente por meio de um sistema hierárquico, e essa fiscalização deriva do poder-dever de autotutela da Administração. 
( ) A gestão pública, diferentemente da gestão privada, submete-se à ficalização financeiraorçamentária, exercida pelo poder executivo auxiliado pelos Tribunais de Contas. 
( ) Na gestão pública o cidadão-cliente é partícipe da avaliação de resultados, embora não se torne partícipe da formulação de políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q354318 | Contabilidade Geral, Operações com Mercadorias, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

As Entidades fechadas de Previdência Complementar, segundo as normas de Procedimento Contábeis Específicos da Atividade deverão, anualmente, efetuar o inventário físico dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q465387 | Direito Previdenciário, Benefícios da Previdência Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

A respeito dos planos de benefícios da previdência complementar, nos termos da Constituição Federal e da legislação previdenciária, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q458057 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

A concordata é, no direito brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q417144 | Direito Civil, Sucessão Testamentária, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

São condições de validade jurídica do testamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q354758 | Contabilidade Geral, Reservas, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

O fato em questão gera na controladora da Cia. Itacolomi o procedimento contábil de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q464895 | Direito Previdenciário, Previdência Complementar Privada, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Com relação ao patrocínio estatal das entidades de previdência complementar fechada e à sua diretoria- executiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q748204 | Economia, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Considere os seguintes dados:

M = 4/3 
R = 0,5

Onde m = multiplicador dos meios de pagamento em relação à base monetária 
R = encaixes totais dos bancos comerciais/depósitos a vista

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o coeficiente "papel-moeda em poder do público/ M1" é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.