Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal da Receita Federal

Resolva questões de Auditor Fiscal da Receita Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


182Q168583 | Português, Regência, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Valor Econômico. Assinale a opção que apresenta erro de sintaxe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q168949 | Direito Tributário, IPI, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A Lei n. 12.546, de 14 de dezembro de 2011, prevê incidência específica do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre certos tipos de cigarros (Cigarros que contenham tabaco - classificados no código 2402.20.00 da TIPI, com exceção do EX 01). A respeito desta incidência, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q164630 | Sistemas Operacionais, Linux, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No Sistema Operacional Linux, quando se deseja remover trabalhos da fila de impressão, pode-se utilizar o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q168255 | Direito Tributário, IPTU, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A progressividade no tempo das alíquotas do IPTU – imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, prevista na Constituição Federal, como medida de política pública que busca dar efetividade à função social da propriedade, caracteriza-se pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q163550 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A empresa Venus S.A., fabricante de peças para automóveis, adquiriu um terreno para aproveitar a valorização que o mercado aquecido está permitindo. A Venus também aluga o prédio lateral de sua fábrica para a Holding do Grupo ocupar com as suas atividades administrativas. Dessa forma, esses eventos devem ser contabilizados, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q167901 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Nas empresas industriais são classificados como valor adicionado recebido em transferência os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q166817 | Informática, SQL, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com relação ao uso da SQL na manipulação de dados, caso se queira eliminar linhas repetidas do conjunto resultado, deve-se utilizar a palavra-chave DISTINCT, da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q470728 | Direito Tributário, Impostos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Julgue os itens abaixo, classificando-os como corretos (C) ou errados (E), de acordo com a sua correspondência com as hipóteses legais que determinam a apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre o lucro arbitrado. Em seguida, escolha a opção adequada às suas respostas.

I. Quando o contribuinte, obrigado à tributação com base no lucro real, não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais, ou deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal.

II. Quando a escrituração a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indícios de fraudes ou contiver vícios, erros ou deficiências que a tornem imprestável para identificar a efetiva movimentação financeira, inclusive bancária.

III. Quando a escrituração a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indícios de fraudes ou contiver vícios, erros ou deficiências que a tornem imprestável para determinar a receita bruta.

IV. Quando o contribuinte optar indevidamente pela tributação com base no lucro presumido.

V. Quando o contribuinte não mantiver, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizadas para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q168728 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre as contribuições para a seguridade social (art. 195 da Constituição), podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q166225 | Direito Econômico, Direito Econômico, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. As hipóteses legalmente previstas como distribuição disfarçada de lucros constituem presunção relativa, isto é, a pessoa jurídica pode obter a revisão da presunção se lograr comprovar que o negócio supostamente fraudulento, simulado ou inexistente foi realizado no seu interesse e em condições estritamente comutativas.

II. Se uma empresa domiciliada no Brasil obtém empréstimo de sua matriz domiciliada no exterior, poderá deduzir os juros a ela pagos, para fns de determinação do lucro real, desde que estejam de acordo com o contrato registrado no Banco Central do Brasil, não se admitindo prova de que os juros pagos são inferiores aos contratados.

III. A dedução dos custos e encargos relativos a bens importados de pessoa jurídica domiciliada no exterior para fns de determinação do lucro real está limitada a montante que não exceda o preço determinado pela aplicação de um dos métodos previstos em lei para determinação dos preços de transferência, sob pena de o excedente ser adicionado ao lucro líquido, para determinação do lucro real da pessoa jurídica domiciliada no Brasil.


IV. Se o preço médio dos bens exportados por empresa domiciliada no Brasil a pessoa controlada domiciliada no exterior for superior ao preço médio praticado na venda dos mesmos bens no mercado interno, considerando havida identidade de períodos e similaridade de condições de pagamento, a receita assim auferida fca sujeita a arbitramento, presumindo- se que os preços foram manipulados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q163499 | Matemática, Progressões, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Uma sequência de números k1 , k2 , k3 , k4 ,....,kn é denominada Progressão Geométrica - PG - de n termos quando, a partir do segundo termo, cada termo dividido pelo imediatamente anterior for igual a uma constante r denominada razão. Sabe-se que, adicionando uma constante x a cada um dos termos da sequência (p - 2); p; e (p + 3) ter-se-á uma PG. Desse modo, o valor de x, da razão e da soma dos termos da PG são, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q167236 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A empresa Biogás S.A. foi contratada pela empresa Aves S.A. para fornecer gás para sua fábrica de processamento de carnes. A Biogás S.A. produz gás a partir de biodigestores que transformam resíduos animais em gás. Como a contratante fica em região sem estrutura, a única fonte de fornecimento de gás é esta. O produtor de gás não tem interesse em fornecer para outras empresas, sendo exclusivo o fornecimento para empresa Aves S.A, por 10 anos. A manutenção, reparos e outros é de responsabilidade da empresa fornecedora do gás. Nesse caso, pode-se afirmar que esse contrato representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q470206 | Direito Tributário, Impostos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

De acordo com a legislação tributária em vigor, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q470752 | Direito Tributário, Impostos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

De acordo com a legislação tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), julgue os itens abaixo, classificando-os como corretos (C) ou errados (E). Em seguida, escolha a opção adequada às suas respostas.

I. O saldo credor do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, acumulado em cada trimestre-calendário, decorrente de aquisição de matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, aplicados na industrialização, inclusive de produto isento ou tributado à alíquota zero, que o contribuinte não puder compensar com o IPI devido na saída de outros produtos, poderá ser utilizado na forma prevista em Lei.

II. A incidência do IPI na importação de produtos industrializados depende do título jurídico a que se der a importação. Por isso, a Lei exclui da sujeição passiva do IPI a pessoa física na condição de importadora de produtos industrializados para uso próprio.

III. Segundo entendimento atual do Superior Tribunal de Justiça, é devida a correção monetária ao creditamento do IPI quando há oposição ao seu aproveitamento decorrente de resistência ilegítima do Fisco.

IV. A legislação tributária determina, em observância à não-cumulatividade do tributo, que a entrada de insumos não onerados – seja por força de alíquota zero, de não incidência, de isenção ou de imunidade – gera direito ao crédito de IPI na saída dos produtos industrializados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q166977 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social RGPS, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A respeito dos segurados facultativos da Previdência Social, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q167841 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No processo de amostragem o LSE - Limite Superior de Erro para superavaliações é determinado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q166729 | Direito Empresarial e Comercial, Falência e Recuperação de Empresas, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale abaixo o crédito com maior prioridade na falência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q169087 | Comércio Internacional Exterior, Práticas Desleais de Comércio, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre práticas desleais de comércio e medidas de defesa comercial, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q165182 | Direito Tributário, Tributos Federais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No tocante à responsabilidade pelo recolhimento das Contribuições Sociais Previdenciárias, pode-se afrmar que as empresas são responsáveis, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.