Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal da Receita Federal

Resolva questões de Auditor Fiscal da Receita Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q163513 | Direito Previdenciário, Obrigação acessória, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Constituem obrigações acessórias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdência Social, exceto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q165107 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Acerca da base de cálculo do Imposto de Importação, Valoração Aduaneira e Regime de Tributação Unifcada, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro. Esse controle consiste na verifcação da conformidade do valor aduaneiro declarado pelo importador com as regras estabelecidas no Acordo de Valoração Aduaneira. Integram o valor aduaneiro, independentemente do método de valoração utilizado, o custo de transporte da mercadoria importada até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro. Também integram o aludido valor aduaneiro os gastos relativos à carga, à descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, até a chegada aos locais acima referidos.

II. O Acordo de Valoração Aduaneira indica seis métodos para o procedimento de valoração aduaneira, cuja utilização deve ser sequencial e por exclusão. Assim, não sendo possível a determinação do valor aduaneiro pelo método do valor de transação ajustado, deve- se passar para o método do valor de transação de produtos similares.

III. Segundo o Artigo IV do Acordo de Valoração Aduaneira, poderá ser invertida a ordem dos métodos previstos nos Artigos 5 (método dedutivo) e 6 (método computado) do aludido Acordo, a pedido do importador. No entanto, países em desenvolvimento podem condicionar essa inversão à aquiescência das autoridades aduaneiras, sendo que o Brasil não teve interesse em fazer a mencionada reserva.

IV. No Regime de Tributação Unifcada, é vedada a inclusão de quaisquer mercadorias que não sejam destinadas ao consumidor fnal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q164934 | Direito Constitucional, Controle Repressivo Poder Judiciário, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q164424 | Português, Redação Reescritura de texto, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção em que a reescrita de segmento do texto não mantém as informações originais.
A demanda doméstica depende de vários fatores, e da perspectiva do seu aumento depende a produção industrial. É normal, então, dar atenção especial ao nível do emprego e à evolução da massa salarial real, sem deixar de acompanhar as receitas e despesas do governo federal. Enquanto a ligeira retomada da economia norte-americana é acompanhada por aumento do desemprego, no Brasil o quadro é diferente. Os dados de julho, nas seis principais regiões do País, mostram redução do desemprego de 8,1% para 8%, o que signifi ca a geração de 185 mil postos de trabalho. Essa taxa de desemprego, em julho, é a menor da série desde 2002. Paralelamente, houve melhora na qualidade do emprego, e 142 mil postos foram criados com carteira de trabalho assinada.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 21/8/2009)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q164256 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Determinado servidor público cometeu infrações disciplinares, violando os incisos I, II e III do art. 116, c/c o art. 117, incisos IX e XV, todos da Lei n. 8.112/90 e foi apenado com suspensão de setenta e cinco dias.


Entretanto, invocando pareceres da Advocacia-Geral da União que consideram compulsória a penalidade de demissão em casos como o acima narrado, foi declarado nulo o julgamento proferido no processo administrativo disciplinar em questão, considerando que o referido servidor cometeu falta funcional passível de demissão.


Após garantido o devido processo legal, com o contraditório e ampla defesa que lhes são inerentes, a autoridade julgadora emite portaria, demitindo o servidor público pelas infrações cometidas.


Tendo em mente a jurisprudência do STJ sobre a matéria, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q164068 | Direito Tributário, Dívida Ativa e Certidões Negativas, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a inscrição em dívida ativa tributária, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q166973 | Direito Civil, Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção incorreta.

Em relação aos conflitos de leis no espaço, a Lei de Introdução ao Código Civil estabelece os seguintes critérios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q167328 | Contabilidade Geral, Lei n6404 1976 e alterações posteriores, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

De conformidade com a legislação societária atualizada, os saldos existentes em 31.12.2008, no Ativo Diferido, poderiam ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q163883 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a relação entre obrigação e crédito tributário, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q168266 | Comércio Internacional Exterior, Jurisdição aduaneira, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No que concerne à Jurisdição Aduaneira, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q165518 | Direito Constitucional, Superior Tribunal de Justiça, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O Comandante da Marinha praticou ato administrativo, no âmbito de sua competência, que ensejou irresignação por parte de alguns destinatários do ato. Um deles, cidadão comum, sem qualquer prerrogativa de foro especial, resolveu impetrar mandado de segurança que foi negado pelo órgão judiciário competente para julgar o referido mandado. Simultaneamente esse mesmo cidadão, autor do mandado de segurança, foi objeto de outra decisão judicial que lhe foi desfavorável, em outra ação, proposta por organismo internacional. Ele resolveu recorrer.

Considerando o enunciado, assinale a opção correta, atendo-se à competência dos juízes e tribunais estabelecida na Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q168411 | Redes de Computadores, Segurança de Redes, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Para se manter uma rede segura algumas configurações básicas de segurança para os roteadores e switches devem ser consideradas. Entre essas confi gurações mínimas de segurança pode-se citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q165948 | Administração Pública, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Considerando-se os modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afrmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q168550 | Português, Pontuação, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Os trechos abaixo foram adaptados do Editorial do Correio Braziliense de 18/8/2009. Assinale a opção em que o segmento apresenta erro de emprego dos sinais de pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q163746 | Direito Constitucional, Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q167055 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Engenharia de Software, modelos de desenvolvimento e análise de requisitos:

I. O modelo de desenvolvimento denominado 4GT (técnicas de quarta geração) caracteriza-se pelo desaparecimento da atividade de Teste, que normalmente é a última atividade para os demais modelos de desenvolvimento de software. Essa característica especial do modelo 4GT é conseqüência do uso de ferramentas de desenvolvimento de software, que permite ao desenvolvedor especifi car características do software em um nível elevado, garantindo a qualidade em qualquer etapa do ciclo de vida do projeto.

II. Durante a análise de requisitos, são especifi cados a função e o desempenho do software, bem como a sua interface com outros elementos do sistema. Nessa etapa, também, são estabelecidas as restrições de projeto, a que o software deve atender.

III. Durante a análise de requisitos, o principal foco do analista recai sobre "como" e não sobre "o que". Nesse caso, o analista concentra-se em como o sistema produz ou consome dados, como o sistema deve executar as funções e como as restrições e interfaces são defi nidas.

IV. Durante a especifi cação dos requisitos, são estabelecidos os critérios que permitirão ao desenvolvedor e ao cliente avaliar a qualidade, assim que o software for construído.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q165641 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale o parágrafo cujo título não corresponde à ideia central nele contida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q164390 | Economia, Economia Brasileira Contemporânea, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Os principais pontos da reforma da Previdência Social brasileira, entre outros, são os seguintes, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q166982 | Direito Tributário, Impostos Estaduais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A desoneração do ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – das exportações, cuja fnalidade é o incentivo a estas, desonerando as mercadorias nacionais do seu ônus econômico, de modo a permitir que as empresas brasileiras exportem produtos, e não tributos – imuniza as operações de exportação e assegura a manutenção e o aproveitamento do montante do imposto (ICMS) cobrado nas operações e prestações anteriores. Consoante entendimento do STF sobre tal dispositivo, podemos afrmar, exceto, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q166505 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

É permitido ao auditor externo, durante o processo final de montagem dos arquivos da auditoria concluída, modificar os documentos de auditoria. Não se inclui como modificação possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.