Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal da Receita Federal

Resolva questões de Auditor Fiscal da Receita Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q166130 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Em se tratando do acesso à informação no âmbito federal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q166483 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A efciência da auditoria na defnição e utilização da amostra pode ser melhorada se o auditor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q165995 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Os "Crimes contra a Administração Pública" são tratados no Título XI do Código Penal Brasileiro. Em seu Capítulo I, foram tipificados os "Crimes praticados por Funcionários Púbicos contra a Administração em geral ". Não se inclui entre as condutas previstas neste Capítulo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q167376 | Segurança da Informação, Ataques e ameaças, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com relação à segurança e a ataques em redes de computadores, pode-se observar que, depois que um malware alcança uma máquina hospedeira, geralmente executará uma ação conhecida como carga. O tipo de carga conhecido como "Porta dos fundos"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q168077 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador para a realização das tarefas para as quais a máquina é destinada. Com relação aos processos do Linux, o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q164316 | Inglês, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Texto associado.

Customs enforcement is concerned with the protection of society and fghting trans-national organized crime based on the principles of risk management. In discharging this mandate, Customs compliance and enforcement services are involved in a wide range of activities relating to information and intelligence exchange, combating commercial fraud, counterfeiting, the smuggling of highly taxed goods (especially cigarettes and alcohol), drug traffcking, stolen motor vehicles, money laundering, electronic crime, smuggling of arms, nuclear materials, toxic waste and weapons of mass destruction. Enforcement activities also aim to protect intellectual and cultural property and endangered plants and animal species.
In order to assist its Members improve the effectiveness of their enforcement efforts and achieve a balance between control and facilitation, the World Customs Organisation has developed a comprehensive technical assistance and training programmes. In addition, it has established Regional Intelligence Liaison Offces (RILOs) that are supported by a global database, the Customs Enforcement Network (CEN), to facilitate the exchange and use of information.

The WCO has also developed instruments for international co-operation in the form of the revised Model Bilateral Agreement (MBA); the Nairobi Convention, which provides for mutual administrative assistance in the prevention, investigation and repression of Customs offences; and the Johannesburg Convention, which provides for mutual administrative assistance in Customs matters. The WCO’s Customs Control and Enforcement programme therefore aims to promote effective enforcement practices and encourage co-operation among its Members and with its various competent partners and stakeholders.


(Source: http://www.wcoomd.org/en/topics/enforcement-and-compliance/ overview.aspx, retrieved on 12 March 2014.)

In accordance with the passage, ‘customs enforcement’ can best be defned as the prevention of criminal activities
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q165391 | Comércio Internacional Exterior, Acordo sobre Comércio de Bens, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A respeito do Acordo sobre Implementação do Artigo VII do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q163464 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale o segmento com completa correção na estrutura morfossintática.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q168647 | Direito Tributário, Crédito Tributário Exclusão, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre o pagamento indevido de tributos é correto afirmar-se, de acordo com o Código Tributário Nacional, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q167238 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

De acordo com a legislação aduaneira, é correto afrmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q168920 | Direito Tributário, Exclusão do Crédito Tributário, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q167698 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No tratamento contábil das contas de Reservas, são classifcadas como Reservas de Lucros as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q168620 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal exarou importante decisão sobre a base de cálculo do PIS/ PASEP-Importação e da COFINS-Importação, conforme se verifca do julgamento do Recurso Extraordinário n. 559.937/Rio Grande do Sul. De acordo com essa paradigmática decisão, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a opção correta.


I. A referência ao “valor aduaneiro” no art. 149, § 2º, III, “a”, da Constituição Federal implicou utilização de expressão com sentido técnico inequívoco, porquanto já era utilizada pela legislação tributária para indicar a base de cálculo do Imposto de Importação.

II. A Lei n. 10.865, de 30 de abril de 2004, ao instituir o PIS/PASEP-Importação e a COFINS-Importação, alargou, inovou, alterou o conceito de valor aduaneiro, de modo que passasse a abranger, para fns de apuração de tais contribuições, outras grandezas nele não contidas.

III. O gravame das operações de importação se dá como concretização do princípio da isonomia.

IV. A Corte julgou inconstitucional a seguinte parte do art. 7º, inciso I da Lei n. 10.865, de 30 de abril de 2004: “acrescido do valor do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS incidente no desembaraço aduaneiro e do valor das próprias contribuições”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q167985 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise o seguinte ato administrativo:

O Governador do estado Y baixa Decreto declarando um imóvel urbano de utilidade pública, para fi ns de desapropriação, para a construção de uma cadeia pública, por necessidade de vagas no sistema prisional.

Identifi que os elementos desse ato, correlacionando as duas colunas:

1 Governador do Estado
2 Interesse Público
3 Decreto
4 Necessidade de vagas no sistema prisional
5 Declaração de utilidade pública

( ) fi nalidade
( ) forma
( ) motivo
( ) objetivo
( ) competência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q167611 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A União, por intermédio de um de seus Ministérios, realizou pregão para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de reserva e fornecimento de passagens aéreas.


Sagrou-se vencedora no referido pregão a empresa “x”, que se utilizou da prerrogativa de efetuar lance de desempate na condição de empresa de pequeno porte, a partir do que prevê a Lei Complementar n. 123/2006.


Considerando o caso concreto acima narrado, o sistema normativo sobre licitações e contratos e a jurisprudência recente do TCU, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q164997 | Direito Civil, Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção falsa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q166580 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), pode- se afrmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q167349 | Direito Tributário, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a extrafscalidade, julgue os itens a seguir, classifcando-os como certos ou errados. Em seguida, assinale a opção correta.


I. Na medida em que se pode, através do manejo das alíquotas do imposto de importação, onerar mais ou menos o ingresso de mercadorias estrangeiras no território nacional, até o ponto de inviabilizar economicamente determinadas operações, revela-se o potencial de tal instrumento tributário na condução e no controle do comércio exterior.

II. Por meio da tributação extrafscal, não pode o Estado intervir sobre o domínio econômico, manipulando ou orientando o comportamento dos destinatários da norma a fm de que adotem condutas condizentes com os objetivos estatais.

III. A extrafscalidade em sentido próprio engloba as normas jurídico-fscais de tributação (impostos e agravamento de impostos) e de não tributação (benefícios fscais).

IV. Não existe, porém, entidade tributária que se possa dizer pura, no sentido de realizar tão somente a fscalidade ou a extrafscalidade. Os dois objetivos convivem, harmônicos, na mesma fgura impositiva, sendo apenas lícito verifcar que, por vezes, um predomina sobre o outro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q164502 | Português, Sintaxe, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção em que o fragmento adaptado do Correio Braziliense, de 19 de março de 2014, foi transcrito com erros gramaticais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q166219 | Português, Pontuação, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do jornal Folha de S. Paulo, de 10/02/2014.

Assinale a opção transcrita de forma gramaticalmente correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.