Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Resolva questões de Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q523417 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Na hipótese de o auditor constatar e evidenciar na análise da empresa que haja risco de continuidade, o auditor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q353625 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A Cia. ABC adquire 2% do total de ações da Cia. Lavandisca. Na ocasião da operação, o preço acordado envolvia o valor das ações e dividendos adquiridos, relativos a saldos, de Reservas e Lucros Acumulados, pré-existentes e ainda não distribuídos. No momento em que ocorrer o efetivo pagamento dos dividendos referentes a esses itens, o tratamento contábil dado a esse evento deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q457771 | Direito Empresarial e Comercial, Estabelecimento Empresarial, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, SEFAZ RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas sobre o estabelecimento: I. O estabelecimento empresarial tem natureza jurídica de massa patrimonial personificada, possuindo, portanto, personalidade jurídica própria. II. A chamada cláusula de proibição de concorrência nos contratos de trespasse tem natureza dispositiva, podendo ser afastada por acordo entre as partes. III. O contrato de trespasse importa a sub-rogação do adquirente em todos os contratos estipulados para a exploração do estabelecimento. Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q524805 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

É fator condicional para a efetivação das condições aprovadas, de operação de fusão se os peritos nomeados determinarem que o valor dos patrimônios líquidos vertidos para a formação do novo capital social seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q523556 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Ao determinar os honorários a serem pagos, o auditor externo deve considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q524582 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

O auditor externo, ao realizar procedimentos para constatação de eventos subseqüentes e constatar a existência de evento que altera substancialmente a situação patrimonial da empresa, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q524428 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A avaliação dos controles internos compreende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q522539 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A não emissão da carta proposta pelo auditor é considerada, pelo Código de Ética do Contabilista,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q523051 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

São diversos os pressupostos mínimos a serem avaliados pelo auditor na análise da continuidade da empresa, conforme determina a NBC-T 11. Dos indicadores abaixo, indique qual não representa um indicador financeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q820739 | Legislação Federal, Lei 11101 2005, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, SEFAZ RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas sobre a recuperação econômica (Lei nº 11.101/2005): I. As sociedades simples poderão se valer do benefício da recuperação econômica judicial ordinária. II. O pedido de recuperação judicial ordinária deve vir instruído com o plano de recuperação econômica. III. A alienação judicial de filial, prevista no plano de recuperação judicial, estará livre de quaisquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor, inclusive nas de natureza tributária. Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q465411 | Direito Previdenciário, Prescrição e Decadência, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Segundo a letra da legislação previdenciária,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q729512 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, Receita Federal, ESAF

O debate em torno do movimento da globalização anima expressivos intelectuais do mundo contemporâneo. Discutese, entre outros, os efeitos normativos que a globalização suscita nos direitos internos. A concepção de um Direito de feição neoliberal, que comprovaria o triunfo do capitalismo, um dos aspectos que marcaria o fim da guerra fria, é denunciada ou festejada por vários pensadores, a propósito de críticos e de defensores do neoliberalismo globalizante. Entre os entusiastas do modelo neoliberal, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q465006 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Não é filiado obrigatório ao RGPS, na qualidade de segurado empregado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q354963 | Contabilidade Geral, Participações Societárias, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Para responder às questões de nºs 06 e 07 considere a situação descrita a seguir.

A Cia. Boreal, empresa agrícola atuante nesse mercado há 22 anos, no início de 1997 participa como acionista na constituição da Cia. Beneficiadora de Cereais, cujo capital social é totalmente integralizado e formado por 1.200.000 ações distribuídas, de acordo com os limites legais, em ações ordinárias e preferenciais com valores nominais de R$10,00 cada uma. No início de 2003 a diretoria da Cia. Boreal, obedecendo a seu planejamento estratégico para expansão, decide fazer uma proposta de aquisição para o controle acionário da Cia. Transportadora Carga Pesada que, no momento, passa por problemas de gestão, apesar de ter sido constituída em janeiro de 2002, dentro dos limites máximos de classes de ações permitidos pela legislação da época. Com capital social representado por 900.000 ações ordinárias e preferenciais com valor unitário de R$10,00/ação, seus acionistas estão dispostos a negociar a venda do controle acionário pelo valor nominal das ações desde que essa operação seja realizada a vista.

Para possuir a preponderância nas deliberações sociais de modo permanente e com segurança na Cia. Beneficiadora de Cereais, a Cia. Boreal deve possuir pelo menos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q521918 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, na determinação da amostra para auditoria externa, devem ser considerados, no mínimo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q820999 | Legislação Federal, Lei 12288 2010, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, SEFAZ RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas sobre o Estatuto da Igualdade Racial e da Lei Maria da Penha: I. Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitirlhes os títulos respectivos, nos termos da lei. II. As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados. III. Nos procedimentos de investigação policial ou durante ação penal, é facultado à ofendida, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, entregar intimação ou notificação ao agressor. Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q729368 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, Receita Federal, ESAF

Assinale a opção incorreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q747981 | Economia, Contabilidade Social, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Considere uma economia hipotética aberta e sem governo. Suponha os seguintes dados, em unidades monetárias:

• renda líquida enviada ao exterior = 100;

• soma dos salários, juros, lucros e aluguéis = 900;

• importações de bens e serviços não-fatores = 50;

• depreciação = 10;

• exportação de bens e serviços não-fatores = 100;

• formação bruta de capital fixo mais variação de estoques = 360.

Com base nestas informações e considerando as identidades macroeconômicas de um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que a renda nacional líquida e o consumo pessoal são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q729156 | Direito Internacional, Reservas, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Nos termos e na definição da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, e para seus fins, a expressão "reserva" tem significado normativo e características específicas, nomeadamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q354720 | Contabilidade Geral, Demonstração do Fluxo de Caixa, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Na elaboração do fluxo de caixa são classificáveis como atividade de financiamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.