Questões de Concursos Auditor Fiscal do Município

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121Q167565 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Um dos princípios norteadores da reforma do Decreto-lei nº 200 que continuou orientando o processo de modernização do estado brasileiro nas últimas décadas é o

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122Q168381 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Uma companhia contratou, em 01.09.2005, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de três anos e vigência imediata, tendo pago, pela respectiva apólice, a importância de R$ 115.200,00. Em 31.12.2005, deverá constar no grupo do Ativo Circulante, do Balanço Patrimonial da companhia, como despesa do exercício seguinte, a importância correspondente a, em R$:

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123Q165144 | Legislação Tributária, Contribuicao de Iluminacao Publica, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Para custear o serviço de iluminação pública, nos moldes da competência estabelecida no art. 149-A da Constituição Federal, a Prefeitura de São Paulo instituiu a COSIP. Com relação à referida contribuição, nos termos do Decreto nº 52.703/11 do Município de São Paulo, é correto afirmar que

I. contribuinte é todo aquele possua ligação de energia elétrica regular ao sistema de fornecimento de energia.

II. são isentos os contribuintes residentes ou instalados em vias ou logradouros que não possuam iluminação pública.

III. são isentos os contribuintes vinculados às unidades consumidoras classificadas como "tarifa social de baixa renda".

Está correto o que se afirma em

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124Q166955 | Administração Pública, Gestão de conhecimento e informação, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A política de governo eletrônico de uma organização pública orientada pelo modelo gerencial deve priorizar a

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125Q165736 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Determinada sociedade de economia mista municipal pretende ampliar sua autonomia gerencial, orçamentária e financeira. De acordo com a Constituição Federal, para tal finalidade, os administradores da entidade poderão

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126Q168141 | Direito Tributário, Solidariedade e Responsabilidade Tributária, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com esse contribuinte, nos atos em que intervierem ou pelas omissões de que forem responsáveis, os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício, conforme dispõe o art. 134, caput, inciso VI do CTN.

Quanto aos tabeliães e escrivães, especificamente no que concerne aos tributos municipais, é correto afirmar que,

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127Q163833 | Contabilidade Geral, Variações patrimoniais, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

As insubsistências passivas são

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128Q164315 | Contabilidade Geral, Atos e fatos contábeis conceito, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Em relação à avaliação dos elementos patrimoniais, considere:

I. O valor contábil de um terreno de R$ 300.000,00, cujo teste de impairment indicou valor justo líquido da despesa de venda de R$ 290.000,00 e valor em uso de R$ 280.000,00, deve ser reduzido em R$ 20.000,00.

II. As obrigações de curto prazo com fornecedores devem ser ajustadas ao seu valor presente, quando houver efeito relevante.

III. Uma patente adquirida que expira em 10 anos e com valor residual igual a zero gera despesa de amortização de 10% do seu valor de aquisição em cada ano, se a empresa utilizar o método linear de amortização.

IV. O investimento em controlada, que representa participação no capital votante de 60% e no capital social de 50%, deve ser aumentado em R$ 60.000,00 se a investida tiver apurado lucro no exercício de R$ 100.000,00.

Está correto o que se afirma APENAS em

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129Q164429 | Direito Empresarial e Comercial, Falência, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A decretação da falência de empresário individual

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130Q163515 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza

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131Q168650 | Direito Tributário, Lançamento, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Um contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU possuía um imóvel urbano com área construída equivalente a 250 m2. Após a reforma que promoveu nesse imóvel, no final do ano de 2009, a área construída, passou a ser de 400 m2.

Essa reforma foi feita sem o conhecimento nem a autorização das autoridades municipais competentes, com o intuito de evitar o aumento do valor do IPTU lançado para esse imóvel.

Independentemente das sanções que esse contribuinte possa sofrer pelas irregularidades cometidas, foi constatado que, nos anos de 2010 e 2011, a prefeitura daquele município lançou o IPTU em valor menor do que o devido, pois considerou como construída a área de 250 m2, e não de 400 m2.

Em setembro de 2011, ao tomar conhecimento de que a área construída do referido imóvel havia sido aumentada sem a devida comunicação à municipalidade, a fiscalização municipal, em relação ao IPTU,

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132Q167612 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O modelo de Estado subsidiário propugna a participação do setor público apenas nas áreas onde a iniciativa privada mostre-se deficitária. Tal modelo dá ênfase à atuação da Administração na função de fomento, podendo-se citar como um de seus instrumentos as Organizações Sociais, que

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134Q168938 | Contabilidade Geral, Provisões, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

É uma conta redutora do Ativo Permanente a provisão

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135Q168832 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A partir da segunda metade do século XX, começa a verificar-se a erosão do modelo de Administração Púbica Burocrática, seja em função da expansão das funções econômicas e sociais do Estado, seja em face do desenvolvimento tecnológico e do fenômeno da globalização. Surge, então, o modelo da Administração Pública Gerencial, cujas características são:

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136Q168335 | Economia, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Sobre o equilíbrio no mercado monetário, é correto afirmar:

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137Q166074 | Direito Penal, Crimes contra a fé pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

No que concerne aos crimes contra a fé pública, é INCORRETO afirmar que

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138Q165561 | Direito Civil, Direito das Coisas, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

NÃO enseja a aquisição de propriedade de bem imóvel particular por usucapião, a posse contínua, ininterrupta e sem oposição, de

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139Q164469 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considerados os princípios constitucionais da ordem econômica, lei municipal que impedisse a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área do Município seria

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140Q166292 | Direito Tributário, Competência Tributária, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Município Deixa pra Lá, não conseguindo, hipoteticamente, exercer sua competência constitucional tributária para instituir o ITBI no seu território, celebrou acordo com o Estado federado em que se localiza, para que esse Estado passasse a exercer, em seu lugar, a competência constitucional para instituir o referido imposto em seu território municipal e, ainda, para que exercesse as funções de fiscalizar e arrecadar esse tributo, recebendo, em contrapartida, um pagamento fixo anual, a título de "retribuição compensatória".

Relativamente a essa situação, o Município Deixa pra Lá

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