Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal do Tesouro Estadual

Resolva questões de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q165505 | Português, Sintaxe, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Texto associado.
      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.

Na frase acima, a oração subordinada grifada tem valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q167750 | Direito Civil, Direito das Coisas, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual

João, proprietário do imóvel situado na rua das Flores, no 10, tendo tomado conhecimento de que o imóvel fora invadido por José, ajuizou ação de reintegração de posse, julgada improcedente, porque não conseguiu provar melhor posse que a do réu. Neste caso, João poderá reaver seu imóvel,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q163837 | Auditoria, Evidência de Auditoria, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Contratado para realizar auditoria nas demonstrações contábeis da empresa Queijos Coalho S/A, o auditor para obter segurança razoável e reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e possibilitar alcançar conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q167980 | Direito Penal, Crimes Contra Administração Pública, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Augusta, funcionária pública municipal, subtraiu da repartição em que trabalhava, uma máquina fotográfica, patrimônio da Prefeitura, que era utilizada na realização de perícias. Vários dias depois, arrependida, procurou a sua superiora hierárquica, confessou a subtração e devolveu a máquina referida. Nesse caso, na ação penal resultante desse fato, Augusta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q166068 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

A relação custo versus benefício para a avaliação e determinação dos controles internos deve considerar que o custo dos controles internos de uma entidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q168135 | Auditoria, Planejamento da Auditoria, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ SP, FCC

NÃO é objetivo de um programa de auditoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q168708 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, UPENET

A contabilidade é uma ciência, que utiliza algumas técnicas para atingir seu objetivo. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q165112 | Contabilidade Geral, Componentes patrimoniais, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Assinalar a opção de resposta que contém a afirmação incorreta.

Os critérios de avaliação dos ativos e de registro dos passivos são aplicados dentro do regime de competência e devem seguir orientação no sentido de que evidenciem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q164938 | Auditoria, Monitoramento, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

No controle da qualidade dos seus serviços, o auditor deverá ___________, supervisionar e revisar o trabalho em todas as suas etapas, de modo a garantir aos usuários de seus serviços a certeza __________ de que o trabalho foi realizado de acordo com as ___________ de controle de qualidade requeridas nas circunstâncias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q165804 | Informática, Banco de Dados e Programas Específicos, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. A forma como os dados serão armazenados no banco de dados é definida pelo modelo do SGBD. Os principais modelos são: hierárquico, em rede, orientado a objetos e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q164566 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Um concurso público disponibilizará sete vagas para o cargo de auditor, distribuídas entre quatro cidades conforme descrito na tabela, a seguir: 

                      Cidade        Número de vagas disponíveis 

                       Recife                         3 

                       Caruaru                      2 

                       Petrolina                     1 

                       Salgueiro                    1 



Depois que os sete aprovados forem definidos, o número de diferentes maneiras que eles poderão ser distribuídos entre as quatro cidades é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q167651 | Informática, Microsoft Excel, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Em determinado site é dada a seguinte fórmula para a realização de um cálculo:

MVA ajustada = {[(1+MVA-ST original)x(1-ALQ interestadual)/(1-ALQ interna )]-1}x100

Considere a planilha abaixo digitada no Microsoft Excel em português.

                                      A             B                     C                             D                          E 
                         1                                            Coeficientes                                         Percentual
                         2                     MVA-ST           ALQ                     ALQ interna       MVA ajustada
                                                original          interestadual                       
                         3      Produto        0,4                 0,07                       0,17                       56,9 


A fórmula digitada para gerar o resultado na célula E3, considerando que esta célula está configurada para apresentar o valor com apenas uma casa decimal, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q167097 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFIN RO, FCC

Em uma pesquisa realizada numa grande região, apurou-se que 90% dos habitantes eram favoráveis à implantação de uma indústria. O tamanho da amostra desta pesquisa foi de 1.600 e considerou-se normal a distribuição amostral da frequência relativa dos habitantes da região a favor desta implantação. O intervalo de confiança de 95,5% encontrado para a proporção foi igual a [88,5% ; 91,5%]. Caso o tamanho da amostra tivesse sido de 2.500 e apurando-se a mesma proporção anterior, tem-se que a amplitude do intervalo de 95,5% seria de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q168331 | Contabilidade Geral, Conceitos, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Sobre a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-financeiro, considere:

I. As autoridades tributárias podem determinar exigências específicas para atender a seus próprios interesses e, consequentemente, mudar a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral.

II. A avaliação da administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas é uma das necessidades comuns da maioria dos usuários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral.

III. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos.

IV. Comparabilidade é a característica qualitativa que define o uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q163993 | Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFIN RO, FCC

A Constituição Federal dispõe sobre lei complementar em matéria tributária dentro do Sistema Tributário Nacional. Mediante lei complementar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q167520 | Direito Financeiro, Fiscalização financeira e orçamentária, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

O prazo para a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco apreciar as contas do Governador do Estado, mediante parecer prévio, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q164267 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

São componentes inter-relacionados de controles internos, exceto o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q168579 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Texto associado.
      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

Ao refletir sobre a arte de Chaplin, Manuel Bandeira estabelece uma distinção entre o que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q165339 | Auditoria, Auditoria Externa, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Na ética profissional do auditor independente, a integridade é a qualidade na qual a confiança do usuário de seus serviços se norteia. Para isso, o auditor não pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q165880 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A auditoria interna deve assessorar a administração na prevenção de fraudes e erros;
II. A auditoria interna é independente e imparcial;
III. Fraude é o ato intencional de omissão praticado para manipular documentos, registros e relatórios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.