Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal do Trabalho

Resolva questões de Auditor Fiscal do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q809259 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Considerando a teoria geral dos benefícios e serviços da Previdência Social na Lei n. 8.213/91, julgue os itens abaixo relativos aos beneficiários da Previdência Social:

I. só são beneficiários da Previdência Social os segurados que contribuem para o caixa previdenciário.

II. dona de casa não pode ser beneficiária da Previdência Social.

III. pessoa jurídica pode ser beneficiária do sistema de Previdência Social.

IV. só os dependentes que contribuem podem ser beneficiários da Previdência Social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q740915 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Determinada economia apresenta os seguintes dados.

população total: 200 milhões de habitantes população acima de 65 anos: 60 milhões de habitantes

população abaixo de 18 anos: 65 milhões de habitantes

população abaixo de 14 anos: 50 milhões de habitantes

população abaixo de 10 anos: 40 milhões de habitantes

população empregada: 70 milhões de habitantes

população fora do mercado de trabalho (desalentados): 20 milhões de habitantes

Considerando que a essa economia se aplique a mesma abordagem conceitual e metodológica adotada no Brasil, julgue os itens a seguir.

A população economicamente ativa, de acordo com a classificação do IBGE, é de 70 milhões de pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q804838 | Legislação e Decretos, Lei de Execução Penal LEP, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Considera-se contravenção relativa à organização do trabalho, prevista na Lei nº 3.688/41:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q444257 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

A respeito da aplicabilidade das normas constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes de acordo com o entendimento do STF.

O dispositivo constitucional que reconhece aos trabalhadores urbanos e rurais o direito à remuneração pelo serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% à remuneração normal tem aplicação imediata para os servidores públicos, por ser norma autoaplicável.

  1. ✂️
  2. ✂️

405Q167781 | Direito do Trabalho, Alterações no contrato de trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Acerca do contrato de trabalho e considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q167854 | Direito do Trabalho, Do Grupo, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item abaixo, a respeito da prestação de serviços para grupos econômicos.

O labor prestado pelo empregado a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, na mesma jornada de trabalho, não caracteriza a existência de mais de um vínculo contratual, salvo previsão em contrário, devidamente ajustada.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q317177 | Administração Geral, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

A melhoria contínua é um dos princípios da gestão para a qualidade. Esta dá mais valor a pequenos ganhos, porém constantes e conquistados a partir de uma atenção diária para a maneira como é feito o trabalho. Indique a opção que apresenta corretamente o ciclo de melhoria contínua proposto pelo programa de qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q165920 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de crédito, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Todos os títulos de crédito abaixo têm força executória, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q460869 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Camargo, terrorista, tenta explodir agência do Banco do Brasil, na França. Considerando o princípio da extraterritorialidade incondicionada, previsto no Código Penal brasileiro, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q168831 | Direito Previdenciário, Salário de benefício, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os benefícios concedidos pelo RGPS, segundo a CF, devem ser reajustados como forma de preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. A respeito do valor dos benefícios do RGPS, julgue o item abaixo.

Na data do reajustamento, o valor dos benefícios do RGPS não poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício, respeitados os direitos adquiridos, salvo no caso da aposentadoria por invalidez, quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, situação em que o valor será acrescido de 25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q422558 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a única opção falsa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q352421 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Acerca das variações decorrentes dos fatos administrativos, julgue os itens seguintes.

A compra de veículos à vista é um fato modificativo aumentativo que deve ser registrado em lançamento de primeira fórmula.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q454576 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q166585 | Direito do Trabalho, Medicina e segurança no trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Com base nas disposições da NR-18 (PCMAT), assinale o item incorreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q165329 | Economia, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Segundo André Gorz (Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Anablume, 2003), as últimas décadas do século XX testemunharam o surgimento de sociedades do desemprego em massa de forma permanente. Essas mudanças estão associadas a inovações tecnológicas e ao denominado "crescimento sem emprego". Essas mudanças não irão apenas provocar desemprego em massa, mas também alterações na estrutura de classes socioeconômicas das sociedades de emprego. Para André Gorz, uma ruptura ou "dualização" social tornou-se o aspecto dominante de todas as sociedades industrializadas a partir de meados da década de 70. Baseado nesse pressuposto teórico de uma "dualização" social com impactos sobre os trabalhadores, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q164570 | Português, Problemas da língua culta, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção que indica onde o texto foi transcrito com erro gramatical.

A lição reafi rmada pela crise é a da (1) instabilidade como pressuposto da economia de mercado, transmitida por dois canais. O primeiro é o da confi ança dos agentes - aspecto crucial nas observações de John Maynard Keynes -, que é volúvel e sujeita a mudança repentina em momentos de incerteza. Tal instabilidade pode ainda ser catalisada (2) pelo canal fi nanceiro, como ficou claro, de forma dramática, em 2008. Falhas de mercado e manifestações de irracionalidade são comuns no capitalismo, sem dúvida, mas a derrocada recente não repõe (3) a polarização entre Estado e mercado. Reforça, isso sim, a necessidade de aperfeiçoar instituições, afim de (4) preservar a funcionalidade dos mercados e a concorrência, bens públicos que o mercado, deixado à (5) própria sorte, é incapaz de prover. (Adaptado de Folha de S. Paulo, Editorial, 17/01/2010.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q396560 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auditor Fiscal do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, ESAF

O retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q435675 | Direito Constitucional, Interpretação da Constituição, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Praticamente toda a doutrina constitucionalista cita os princípios e regras de interpretações enumeradas por Canotilho. Entre os princípios e as regras de interpretação abaixo, assinale aquele(a) que não foi elencado por Canotilho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q167396 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

São direitos e garantias dos trabalhadores em geral também aplicáveis aos servidores públicos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.