Início

Questões de Concursos Auditor Fiscal do Trabalho

Resolva questões de Auditor Fiscal do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q813030 | Legislação Federal, Lei 8137 1990, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção correta, entre as assertivas abaixo, relacionadas aos crimes praticados por funcionários públicos contra a ordem tributária, nos termos da legislação penal (Lei n. 8.137, de 27/12/1990).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q166157 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes à improbidade administrativa e ao controle da administração.

Caso um servidor público deixe de praticar, indevidamente, ato de ofício, e isso enseje o ajuizamento de ação de improbidade contra esse servidor, então, independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, ele estará sujeito à perda da função pública, mas não à suspensão dos direitos políticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q316711 | Administração Geral, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Considerando que a gestão estratégica pensa no futuro da organização prospectando cenários em função de mudanças no contexto e, a partir destes, a organização define estratégias de ação, escolha a opção que apresenta uma visão estratégica da função de recursos humanos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q394940 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público, composto por alguns municípios, pelos respectivos governos estaduais e pela União, integra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q166702 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Conforme a legislação federal sobre o processo administrativo (Lei n. 9.784/99), as sanções a serem aplicadas pela autoridade competente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q728919 | Direito Internacional, Tratado Internacional Entrada em vigor, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

1)Normas jurídicas emanadas da Conferência Internacional da OIT com propósito de fixar regras gerais e de feição obrigatória para os Estados deliberantes que participam de seu ordenamento interno, observados os ditames constitucionais pertinentes. 2)Normas da OIT de caráter precário e facultativo, que não criam direitos e obrigações, pois, em face do número insuficiente de adesões, não lograram transformar-se em Convenção. A par disso, passa a ter validade apenas como mera indicação ao Estado em ordem a orientar seu direito interno. Está-se falando respectivamente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q165090 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração pública, aos servidores públicos e aos direitos sociais, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada à luz da jurisprudência do STF.

A administração pública declarou a nulidade de contrato de trabalho por ela firmado com o empregado público Júlio, sob o fundamento de que não teria sido respeitada a exigência constitucional de prévia aprovação em concurso público para a investidura no emprego público, reconhecendo, porém, o direito de Júlio ao salário pelos serviços prestados no período. Logo em seguida, Júlio requereu o reconhecimento do seu direito ao depósito do FGTS, mas a administração pública negou-lhe tal reconhecimento. Nessa situação, embora declarada a nulidade do vínculo contratual, subsiste o direito de Júlio ao depósito do FGTS, já que lhe foi reconhecido o direito ao salário pelo serviço prestado.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q165872 | Direito Administrativo, Decreto 1171 94, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:

I. solicitar a um servidor, que lhe é subordinado, que decida a pretensão deduzida por um amigo seu, de acordo com o que foi por ele postulado.

II. ser sócio de empresa que explore jogos de azar não autorizados.

III. informar a um amigo o teor de um ato governamental, ainda não publicado, o qual afetará interesses de muitas pessoas, inclusive desse mesmo amigo.

IV. determinar a um outro servidor, que lhe é subordinado, que execute algumas tarefas que são do seu interesse particular (interesse do mandante), salvo se o mandante ocupar cargo de elevada posição na hierarquia funcional.

V. fazer exigências desnecessárias que retardem o exercício regular de um direito, pelo seu titular.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q742667 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Acerca dessa economia, julgue os itens que se seguem.

Na economia em questão, as firmas conseguirão contratar a quantidade desejada de trabalhadores, bastando que seja respeitada a condição de o salário real ser maior ou igual à produtividade marginal do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

690Q168507 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

No âmbito das normas de seguridade social do servidor público, previstas na Lei n. 8.112/90, assinale a hipótese não prevista para concessão de pensão provisória por morte presumida de servidor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q811387 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Tratando-se da Lei Federal de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/92), assinale a afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q457348 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Auditor Fiscal do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, ESAF

As sociedades cooperativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q417455 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q458215 | Direito Empresarial e Comercial, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

As obrigações empresariais relacionadas com a escrituração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q375609 | Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q820075 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Os benefícios concedidos pelo RGPS, segundo a CF, devem ser reajustados como forma de preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. A respeito do valor dos benefícios do RGPS, julgue o item abaixo.

Na data do reajustamento, o valor dos benefícios do RGPS não poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício, respeitados os direitos adquiridos, salvo no caso da aposentadoria por invalidez, quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, situação em que o valor será acrescido de 25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo.

  1. ✂️
  2. ✂️

697Q460960 | Direito Penal, Do Crime, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Constitui crime a seguinte prática discriminatória:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q375787 | Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Sobre o ciclo de gestão do governo federal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q406847 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos atos administrativos e aos direitos e deveres do servidor público, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

A administração pública reajustou o vencimento de um servidor público, interpretando equivocadamente determinada lei, circunstância que implicou pagamento indevido a esse servidor. Ao constatar o erro, a administração anulou o ato.

Nessa situação hipotética, segundo entendimento do STJ, os valores indevidamente pagos deverão ser descontados do servidor público, presumindo-se a sua má-fé quanto ao recebimento das quantias.

  1. ✂️
  2. ✂️

700Q358544 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Em reforma do Código Penal, no ano de 2000, foi introduzido, no Capítulo dos Crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em geral, o seguinte tipo penal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.