Início

Questões de Concursos Auditor Público Externo

Resolva questões de Auditor Público Externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q167180 | Direito Administrativo, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Os princípios que regem a Administração pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q523836 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor Público Externo, Tribunal de Contas Estadual RS, FCC, 2018

A evidência de auditoria ganha confiabilidade quando corroborada por fonte externa à entidade auditada. Sobre tal procedimento de auditoria, conhecido como confirmação externa, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q39791 | Controle Externo, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

Acerca do Parecer Prévio elaborado pelo Tribunal de Contas, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q39802 | Contabilidade Geral, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

Com base no enunciado a seguir e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, válido para o exercício de 2011, responda às questões nº 58 e 61.

O Município de Rio Azul da Montanha, para cumprimento de disposições constitucionais, deverá efetuar, mensalmente, o repasse financeiro de cada parcela do duodécimo de 2011, a que o Poder Legislativo Municipal tem direito, para a sua manutenção. Ressalte-se que a Lei de Meios desse exercício consigna dotação orçamentária própria para o Poder Legislativo Municipal. O registro dessa operação, pela Contabilidade do citado município deverá ser efetuada da seguinte maneira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q434184 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

São componentes do Poder Judiciário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q39822 | Raciocínio Lógico, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

Em uma cidade, 15% dos habitantes tem idade entre 1 a 15 anos; 30% entre 16 e 30 anos; e 40%, entre 31 e 60 anos. Se há 82.664 pessoas com mais de 60 anos, o número total de habitantes da cidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q165292 | Direito Civil, Responsabilidade civil, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

No que tange à responsabilidade civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q166110 | Economia, Macroeconomia, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Com base nas visões clássica e keynesiana quanto ao papel do Estado como agente de desenvolvimento econômico responda se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:
I. Na visão de Adam Smith, as legislações favoráveis ao capital, ao aperfeiçoamento da mão de obra e à segurança dos negócios estimulam a economia. Mas as intervenções do Estado deveriam limitar-se à regulamentação da concorrência e aos gastos com educação, saúde e segurança pública.

II. Keynes defendia que, em períodos de depressão, o governo poderia gerar emprego pela política fiscal (gastos públicos, tributação) e pela política monetária (emissão de moeda, taxa de juro).

III. Para Keynes, com o auxílio das políticas monetária, fiscal, cambial, etc., o governo age sobre as expectativas dos agentes econômicos, influenciando, direta e indiretamente, o nível do investimento e do emprego.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q165313 | Informática, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Em função da limitação da capacidade da RAM e a característica de volatilidade na retenção de dados nesse dispositivo de memória, o armazenamento em arquivos guardados em dispositivos auxiliares, como discos rígidos, é empregado para garantir a persistência dos dados nos computadores. Esses arquivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q445553 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor Público Externo, Tribunal de Contas Estadual RS, FCC, 2018

Considere:

I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Nos termos definidos pela Constituição Federal, o contido nos itens I a IV corresponde às finalidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q164394 | Direito Administrativo, Sistema constitucional de remuneração, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Servidora Pública, titular de cargo de provimento efetivo de Assessora Especializada, durante quatro anos exerceu suas atividades na seção administrativa da Secretaria da Saúde.Nos últimos dois anos recebeu o pagamento de adicional de insalubridade, sendo que após completar o referido período foi cancelado o pagamento, em virtude de perícia administrativa, relativamente às condições de salubridade do ambiente de trabalho que não constatou a presença de agentes insalubres, garantindo-se à servidora o devido processo legal. A servidora ingressou com ação ordinária para requerer a condenação da Administração Pública ao restabelecimento do pagamento da citada vantagem pecuniária. Durante o processo judicial, apurou-se que a atividade exercida pela servidora não apresentava os níveis de insalubridade previstos na legislação aplicável, capazes de determinar o pagamento de insalubridade. Após a leitura do problema, leia atentamente as seguintes assertivas:

I. Após a Emenda Constitucional nº 19/98, de forma expressa, as administrações públicas ficaram proibidas de efetuar o pagamento de insalubridade para os seus servidores públicos.

II. A Administração Pública, por força da autotutela administrativa, bem como considerando a realização da perícia administrativa, confirmada posteriormente pela perícia realizada judicialmente, agiu de modo correto ao cancelar o pagamento do adicional de insalubridade referido.

III. Como a Administração Pública, no exercício dos poderes administrativos, possui autoexecutoriedade apenas em hipóteses limitadas, não poderia cancelar administrativamente o pagamento da vantagem pecuniária.

IV. Como a servidora pública ocupa cargo de provimento efetivo, por força do princípio da eficiência, a Administração Pública possui ampla liberdade para decidir sobre o pagamento de vantagens pecuniárias.

V. A servidora pública não poderá exigir judicialmente o pagamento do adicional de insalubridade antes de esgotar a via administrativa.

Assinale a única alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q39790 | Controle Externo, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

Acerca da eficácia da decisão do Tribunal de Contas que impute débito ou multa, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q163723 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Em relação aos bens públicos é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q524217 | Auditoria, Auditoria Externa, Auditor Público Externo, Tribunal de Contas Estadual RS, FCC, 2018

Quanto à relação existente entre auditorias interna e externa, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q167405 | Economia, História Econômica Brasileira, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Durante o período 1968-1973 ocorreu o chamado Milagre Econômico, com uma taxa média de crescimento do produto brasileiro acima de 10% ao ano; apesar disso o setor _______________________ registrou taxa de crescimento inferior a 10% ao ano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q167075 | Direito Administrativo, Noções gerais e desapropriação, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Sobre a intervenção do estado na propriedade privada é correto afirmar-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q163832 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

A política econômica tem como objetivo central promover o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Buscando o cumprimento desse objetivo a política monetária atua no sentido de garantir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q39788 | Controle Externo, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

Acerca do Tribunal de Contas, por sua natureza jurídica, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q164598 | Direito Processual Civil, Mandado de Segurança Individual e Coletivo, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Assinale a assertiva CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.