Início

Questões de Concursos Auditor Público Externo

Resolva questões de Auditor Público Externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q165943 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

O desempenho de um programa de combate à desnutrição infantil do Município “X” é monitorado e avaliado por meio de um indicador que aponta o número de crianças com desnutrição grave ou modera, entre 3 e 59 meses. Esse indicador de incidência declinou de 1,5% da população ao final do primeiro ano para 1,3% ao final do segundo ano. Entretanto execução da despesa orçamentária com as ações desse programa foi igual nos dois exercícios financeiros. A redução no indicador foi alcançada graças à seleção mais adequada dos beneficiários e à melhoria na sua logística. Considerando as informações acima, pode- se afirmar que o programa foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q166898 | Direito Econômico, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

A discriminação das rendas pelo produto da arrecadação na forma da transferência do Fundo de Participação dos Municípios, dado que suas regras sejam observadas, pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q166993 | Direito Administrativo, Dispensa de licitação, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Sobre a licitação, assinale a assertiva correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q166490 | Probabilidade e Estatística, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Um consumidor gasta sua renda somente em dois bens, X e Y. No período t, gastou 30% no bem X e 70% no bem Y. Entre os períodos t e t+1, o preço do bem X cresceu 20% e o do bem Y diminuiu 10%. A taxa de inflação verificada entre os períodos t e t+1, de acordo com o índice de Laspeyres, para este consumidor, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q163712 | Economia, Microeconomia, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre a Teoria da Produção e dos Custos. A seguir, indique a opção com a seqüência certa.
(  ) Num mercado de concorrência perfeita o lucro econômico puro, parcela de lucro superior àquela exigida para cobrir todos os custos de produção, aí incluída a remuneração do empresário, tende a não se manter por muito tempo.

(  ) O nível dos custos fixos é irrelevante para a decisão de produzir no curto prazo. Assim, no curto prazo produtor tende a produzir desde que os preços sejam suficientes para cobrir os custos variáveis.

(  ) Numa primeira etapa o Custo Fixo Médio decresce, em relação ao crescimento da produção, para depois voltar a crescer.

(  ) O Custo Marginal tende a decrescer em relação ao crescimento da produção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q165064 | Auditoria, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Risco de auditoria é a possibilidade do auditor expressar uma opinião inadequada pelo fato das demonstrações contábeis apresentarem distorções relevantes. O auditor deve executar procedimentos para que esse risco de auditoria seja reduzido a um nível aceitavelmente baixo. Mesmo com a adoção desses procedimentos, pode ocorrer a não percepção de uma distorção relevante, fato que é de nominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q812177 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Acerca do balanço patrimonial, conforme a Lei Federal nº 4.320/1964, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q164883 | Direito Administrativo, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Determinada Administração pública municipal precisava realizar obras de reforma de contenção de enchentes, em razão da proximidade do período de chuvas. Seu órgão consultivo informou que a realização de procedimento de licitação demandaria mais tempo que necessário para que as obras ficassem prontas antes das chuvas. Diante dessa análise, a Administração pública municipal acordou verbalmente com uma empresa a realização das obras, com o compromisso de que tramitaria procedimento de licitação em paralelo, para viabilizar a contratação formal da referida empresa. A conduta da Administração é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q165693 | Direito Constitucional, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Em 30 de maio do ano em curso, o TCE-RS aprovou voto do Conselheiro Relator do processo de contas do Prefeito do Município de São Francisco de Paula, relativas ao exercício de 2011, do qual se extraem, entre outras, as seguintes conclusões: ?h) pela emissão de Parecer Desfavorável à aprovação das contas do (...) Administrador do Município de São Francisco de Paula no exercício de 2011 (...);(...)
j) pelo encaminhamento do presente expediente ao Legislativo Municipal de São Francisco de Paula com o Parecer de que trata a letra ?h? da presente Decisão, para os devidos fins constitucionais.?
Neste caso, considerados os elementos acima fornecidos e a disciplina constitucional da matéria, I. o órgão competente para o julgamento das contas é a Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula, cabendo ao TCE-RS, na qualidade de órgão auxiliar da função de controle externo de que o Legislativo municipal é titular, a emissão de parecer prévio.
II. o parecer prévio, emitido pelo TCE-RS, somente prevalecerá se aprovado por dois terços dos membros da Câmara Municipal.
III. o fato de o Município de São Francisco de Paula submeter-se à jurisdição do TCE-RS permite inferir que não possuía Tribunal de Contas próprio, quando da promulgação da Constituição da República vigente.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q168487 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Sobre os direitos fundamentais no contexto do direito, da doutrina e da jurisprudência constitucionais da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q166350 | Direito Tributário, Limitações Constitucionais Poder Tributar, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Assumindo que a proporcionalidade faça com que as pessoas com capacidade contributiva distinta paguem impostos pela mesma alíquota, está correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q166102 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

O princípio da moralidade administrativa, previsto de forma explícita no artigo 37, caput, da Constituição Federal, constitui-se importante elemento de controle da Administração Pública. Quando violado pode caracterizar a prática de atos de improbidade administrativa, previstos na Lei nº 8.429/92.

Lei atentamente as seguintes assertivas sobre este princípio.

I. O princípio da moralidade administrativa incide nas fases do processo de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93, com exceção da fase de homologação, que está submetida somente ao princípio da legalidade.

II. Os atos essenciais do pregão, modalidade relativamente nova de licitação, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, salvo com relação ao princípio da moralidade administrativa, cujo controle somente ocorrerá na fase preparatória do pregão.

III. Na Lei nº 8.429/92, a violação do princípio da moralidade administrativa determina exclusivamente a prática dos atos de improbidade administrativa previstos no artigo 9º da Lei de Improbidade Administrativa.

IV. Os Tribunais de Contas, ao exercerem o controle em relação ao princípio da moralidade administrativa, possuem o poder de autotutela em relação aos atos administrativos praticados pelo Poder Executivo.

V. O controle da Administração Pública possui como espécies o controle interno e o controle externo, dentre outras, e o princípio da moralidade administrativa aplica-se às duas espécies de controle dos atos administrativos.

Assinale a única alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q374763 | Português, Texto, Auditor Público Externo, Tribunal de Contas Estadual RS, FCC, 2018

Análises consistentes do material recolhido, realizadas por mais de um órgão legalmente credenciados, comprovam que há severa contaminação do solo na área periciada. A lei exige que todos os solos contaminados sejam interditados assim que forem caracterizados como tal. Desta forma e presentes os requisitos legais, é de rigor que seja decretada a imediata interdição da referida área.

Considerado o processo argumentativo instaurado nas linhas acima, é correto afirmar que, nelas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q426329 | Direito Constitucional, Previdência Social, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Acerca do patrimônio público, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q430946 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

É inconstitucional a instituição de imposto cuja arrecadação se destine a atender exclusivamente despesas com ações e serviços públicos de saúde, em face do princípio orçamentário da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q163519 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q165602 | Direito Previdenciário, Regimes Basicos de Previdencia Social, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

No plano estadual, relativamente aos professores da rede pública de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q164072 | Direito Constitucional, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

A Câmara de Vereadores de um Município com 70.000 habitantes é composta por 14 Vereadores, cujo subsídio, fixado por lei de iniciativa da própria Câmara para viger na legislatura em que aprovada, corresponde a quarenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais. Nesta hipótese, são compatíveis com a disciplina da matéria na Constituição da República

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q166756 | Direito Constitucional, Organização do Estado União, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre a organização político-administrativa do Estado e sobre a repartição de competências administrativas e legislativas entre os entes que compõem a Federação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q166271 | Direito Tributário, Fase oficiosa, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.

I. Conforme dispõe o Código Tributário Nacional, a atividade administrativa de lançamento tributário é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

II. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo somente pode ser alterado em virtude de impugnação ou recurso administrativo.

III. No chamado lançamento por declaração, o sujeito passivo ou terceiro apresenta declaração ao Ente Tributante trazendo informações necessárias à constituição do crédito tributário, bem como providencia o pagamento antecipado do tributo sem prévio exame pela autoridade administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.