Questões de Concursos Auditor Público Interno

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21Q1034196 | Auditoria, Auditoria Interna Contábil, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Os instrumentos de fiscalização são utilizados para operacionalizar as atividades de competência do órgão de auditoria interna e diferenciam-se, especialmente, quanto finalidade da ação de controle. Nesse sentido, os instrumentos de fiscalização podem ser utilizados para:

I. Conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais;
II. Suprir omissões e lacunas de informação, esclarecer dúvidas, apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade de atos e fatos específicos praticados por qualquer responsável, bem como para apurar denúncias ou representações;
III. Avaliar, ao longo de um período predeterminado, o desempenho de órgãos e entidades públicas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados.

Os instrumentos de que tratam as definições anteriores são denominados, respectivamente:
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22Q1034204 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Acerca do risco de auditoria, considere as afirmações a seguir:

I. Refere-se aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis;
II. Inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso;
III. A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria.

Está correto o que se afirma em
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23Q1034206 | Auditoria, Auditoria Interna Contábil, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Uma das atribuições da auditoria interna consiste em realizar um exame objetivo da evidência com o propósito de fornecer para a organização uma avaliação independente sobre os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles. Essa atribuição configura um serviço de:
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24Q1034203 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Ao elaborar o relatório de auditoria, a equipe de auditores comunicou que não foi possível responder a uma questão de auditoria porque, embora tenham empregado diversas técnicas investigativas, as fontes de informação disponíveis não eram suficientes.
Nessa circunstância, o relato dos auditores constitui:
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25Q1030187 | Português, Morfologia, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

A frase abaixo em que a preposição sublinhada tem valor semântico, não sendo exigida por nenhum termo anterior, é:
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26Q1030189 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público em Afo, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Orçamento tradicional e orçamento moderno são caracterizações “ideais” das situações extremas da evolução do orçamento público.
Assinale a afirmação abaixo que apresenta uma diferença entre o orçamento tradicional e o orçamento moderno.
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27Q1030210 | Legislação Federal, Lei N 13 019 de 2014, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Diante das definições constantes da Lei nº 13.019/2014, com as alterações promovidas pela Lei nº 13.204/2015, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre Administração Pública e as organizações da sociedade civil, assinale a alternativa que indica a correta delimitação de instrumento por ela definido e que se submete às exigências da mencionada norma.
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28Q1030184 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

O grande filósofo grego Platão disse: “A punição que os bons sofrem, quando se recusam a tomar parte do governo, é viver sob o governo dos maus”.
Com essa frase, Platão valoriza.
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29Q1028004 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auditor Público Interno, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

Uma empresa de tecnologia precisa formar uma equipe de 4 pessoas, escolhendo entre 10 funcionários (6 programadores e 4 designers), garantindo que o grupo tenha exatamente 2 programadores e 2 designers. Após a formação da equipe, um líder será escolhido aleatoriamente entre os 4 membros, e a probabilidade de um programador ser o líder será analisada.
Quantas equipes distintas podem ser formadas com essa configuração, e qual é a probabilidade de que o líder escolhido seja um programador?
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30Q1034205 | Auditoria, Auditoria Interna Contábil, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Um dos preceitos das Normas Internacionais Para a Prática Profissional de Auditoria Interna exige dos auditores uma atitude mental imparcial que lhes permita executar os trabalhos da auditoria de maneira a confiarem no resultado de seu trabalho e que não seja feito nenhum comprometimento da qualidade.
Esse preceito normativo refere-se à (ao):
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31Q1030182 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

A frase abaixo que mostra uma visão positiva da justiça é:
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32Q1030212 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Considerando as impugnações previstas na Lei nº 14.133/2021, bem como as normas atinentes ao controle das licitações e contratações, assinale a opção correta.
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33Q1030213 | Administração Geral, Gestão de Processos, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

A matriz SIPOC é uma ferramenta utilizada para, dentre outros objetivos, identificar oportunidades de melhorias nos processos. Ela permite avaliar as diferentes etapas do processo.
Assinale a opção que indica corretamente uma dessas etapas.
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34Q1030214 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

A análise Bow Tie é uma ferramenta de gestão de riscos que permite analisar
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35Q1034210 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

O processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade, é denominado
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36Q1066789 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor Público Interno, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

A efetividade da gestão e garantia da transparência das ações da administração pública pode ser garantida por meio de ferramentas gerenciais. Assinale a alternativa correspondente a uma das ferramentas gerenciais da administração pública que possui esse objetivo descrito.
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37Q1030190 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

O sistema orçamentário, amplamente difundido na América Latina por meio do ILPES/CEPAL, é concebido como uma ferramenta essencial para a formulação de estratégias de desenvolvimento. Essas estratégias resultam da escolha de "grandes alternativas", as quais são projetadas para contribuir de maneira mais eficaz ao crescimento e ao progresso socioeconômico do país, integrando o planejamento com as ações orçamentárias de forma coordenada e estratégica.
Três elementos principais que compõem a estratégia de desenvolvimento dentro do sistema orçamentário, são:
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38Q1030200 | Contabilidade Pública, Contabilidade Pública, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Em relação à existência de usuários do Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), analise o que se afirma a seguir

I. captação ou utilização de recursos
II. incorrência de passivos
III. realização de atividades para atingir os objetivos da prestação de serviços

De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, a existência de usuários dos RCPGs de entidade do setor público ou grupo de entidades pressupõe a existência de entidade que tenha a responsabilidade ou a capacidade do que se afirma em:
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39Q1034201 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

As irregularidades/impropriedades constatadas ao longo da execução da auditoria devem ser relatadas de forma estruturada, por achado.
O atributo (ou aspecto) do achado de auditoria que contém a descrição dos fatos ocorridos em cada um dos objetos analisados é denominado:
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40Q1034208 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Para o COSO (Internal Control –Integrated Framework), os processos de controle internos devem ser constituídos por cinco componentes interrelacionados. Alguns desses componentes são
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