Início

Questões de Concursos Auditor da Receita do Estado

Resolva questões de Auditor da Receita do Estado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q162408 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, O cotidiano brasileiro na economia, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Em 2008 o governo brasileiro apresentou o Plano Amazônia Sustentável (PAS) para a Amazônica brasileira.

Com relação às diretrizes gerais do PAS, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimular a pesquisa científica e a descoberta de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável da região.

II. Promover a cooperação e a gestão compartilhada de políticas públicas entre as três esferas de governo - federal, estadual e municipal.

III. Fomentar o diálogo entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e setores empresariais, na formulação e gestão de políticas públicas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q162278 | Direito Tributário, Processo Administrativo Tributário PAT, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação à jurisprudência administrativa federal, analise as afirmativas a seguir:

I. É válido o lançamento formalizado por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil de jurisdição diversa da do domicílio tributário do sujeito passivo.

II. O CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, é competente para se pronunciar sobre controvérsias referentes ao Processo Administrativo de Representação Fiscal para Fins Penais.

III. No processo administrativo fiscal não se aplica a prescrição intercorrente.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q161324 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Exclui, em qualquer caso, a imputabilidade penal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q162308 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Relativamente ao Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q161393 | Contabilidade Geral, Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Uma companhia fechada não será obrigada a elaborar e publicar a demonstração dos fluxos de caixa, desde que o seu patrimônio líquido seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q161594 | Segurança da Informação, Noções de Segurança, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Quando o foco é a Gestão da Segurança da Informação, a terminologia empregada no mundo dos hackers assume papel de importância.

Nesse contexto, dois termos são a seguir descritos.

I. É o software pirata distribuído ilegalmente pela Internet.

II. É o hacking de sistemas telefônicos, geralmente com o objetivo de fazer ligações gratuitas ou para espionar ligações alheias.

Esses dois termos são denominados, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q161294 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação ao tema Licitação Pública, analise as afirmativas a seguir:

I. O leilão pode ser feito por leiloeiro oficial ou servidor designado pela Administração, devendo ser considerada vencedora a proposta de arrematação de valor, necessariamente, superior ao de avaliação.

II. A concorrência é obrigatória nas licitações internacionais, admitindo-se, independentemente do valor estimado da futura contratação, a tomada de preços quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores e o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no país.

III. A licitação é dispensável para contratação de catadores de materiais recicláveis, de baixa renda, reconhecidos pelo poder público, desde que usem equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública.

IV. Caso um edital de Concorrência Pública apresente alguma irregularidade, é assegurado a qualquer cidadão impugná-lo em face da Administração, devendo o pedido ser protocolado até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q162302 | Ética na Administração Pública, Regime Jurídico, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação ao direito de petição, garantido ao servidor público pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá, analise as alternativas a seguir:

I. É assegurado ao servidor o direito de requerer, bem como, o de representar, junto aos Poderes Públicos.

II. O requerimento é cabível para defesa de direito e a representação para atuar em nome e nos interesses legítimos de pessoa física ou jurídica.

III. O direito de requerer será exercido perante a autoridade competente, em razão da matéria e sempre por intermédio daquele a que estiver imediatamente subordinado o servidor.

IV. A representação deve ser encaminhada exclusivamente pela via hierárquica.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q161900 | Ética na Administração Pública, Regime Jurídico, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Em relação ao pedido de reconsideração e ao recurso, o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá dispõe que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q162668 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

São insuscetíveis de revogação, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q162216 | Contabilidade Geral, Lei 6404 76 e alterações posteriores, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Segundo a Lei nº 6404/76, os direitos que têm por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens estão classificados no:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q163275 | Geografia, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

O estado do Amapá apresenta marcados contrastes em relação às formas e estruturas do relevo. Considerando os domínios estruturais e as unidades geomorfológicas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q162368 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

No conceito de controle da administração pública, a comprovação da eficiência ou da oportunidade de um ato diz respeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q163268 | Ética na Administração Pública, Regime Jurídico, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação ao julgamento do processo disciplinar, regulamentado pelo Regimento Jurídico dos Servidores Públicos do Estado do Amapá, considere as seguintes afirmativas:

I. O julgamento fora do prazo legal implica nulidade de processo.

II. Serão assegurados transportes e diárias ao servidor convocado para prestar depoimentos fora da sede de sua repartição, na condição de testemunha, denunciado ou indiciado.

III. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

IV. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará que seja cancelado o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q161070 | Redes de Computadores, Protocolo LDAP, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

O X.500 é um serviço de diretório universal desenvolvido pela International Telecommunications Union (ITU), com o objetivo de definir a ligação entre serviços de diretórios locais para assim formar um diretório global distribuído. No X.500, a comunicação entre o cliente e o servidor do diretório usa o LDAP ("Lightweight Directory Access Protocol"), executado sobre a pilha de protocolos TCP/IP. O LDAP, por sua vez, é composto por vários modelos, sendo um dos mais importantes o de segurança.

Os serviços implementados por dois agentes foram:

I. Aplicação Cliente através da qual pessoas ou aplicações efetuam as várias entradas no diretório;

II. Aplicação Servidor que vai gerir a Directory Information Tree - DIT e que disponibiliza os serviços de diretório ao cliente.

Esses dois agentes são conhecidos, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q161243 | Direito Administrativo, Estatuto dos funcionários públicos civis do estado, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

São formas de provimento por reingresso do servidor público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q163026 | Informática, SOAP, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Originalmente SOAP representava um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, utilizando tecnologias baseadas em um determinada linguagem. Foi importante para o desenvolvimento de aplicações para permitiram a comunicação via Internet entre programas, empregando o Remote Procedure Calls (RPC) entre objetos como DCOM e CORBA.

Atualmente, SOAP provê um caminho de comunicação entre aplicações "rodando" em diferentes sistemas operacionais, com diferentes tecnologias e linguagens de programação.

De acordo com o enfoque do World Wide Web Consortium - W3C, as mensagens SOAP são documentos baseados na seguinte linguagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q160970 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Questiona-se atualmente, perante o Poder Judiciário, a incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre as receitas decorrentes de exportação.

Embora seja o tema polêmico e existam decisões judiciais díspares, não é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q162630 | Direito Penal, Crimes Contra Administração Pública, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação ao conceito de funcionário público e às causas de aumento de pena dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, previsto no Código Penal, analise as alternativas a seguir:

I. Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

II. Equipara-se a funcionário público, para os efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.

III. A pena será aumentada da metade quando os autores dos crimes praticados forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou de assessoramento de órgão da administração direta.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q161655 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade limitada, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

A respeito da administração das sociedades limitadas e das sociedades por ações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.