Questões de Concursos Auditor de Controle Interno

Resolva questões de Auditor de Controle Interno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q693726 | Legislação Municipal, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Um servidor estável do Município pretende realizar um curso de pós-graduação no exterior relacionado às atribuições de sua função. Diante das previsões contidas no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município, o servidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q646943 | Informática, Protocolo, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

É possível configurar um cliente de e-mails para ter acesso a um servidor de e-mail usando tanto o protocolo POP (Post Office Protocol) como o IMAP (Internet Message Access Protocol). Considerando esse fato, analise as seguintes afirmações.

I. A porta padrão para o protocolo POP, a 465, deve ser preferida à porta 587 quando a conexão for criptografada com o uso de SSL.

II. O servidor de entrada do Gmail pode ser tanto o imap.gmail.com como o pop.gmail.com, dependendo do protocolo utilizado.

III. A porta padrão para o servidor de entrada IMAP varia para cada provedor de acesso: no Gmail, por exemplo, é a 993; no Hotmail é a 399.

É correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q521858 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Sobre os papéis de trabalho da Auditoria Interna, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q533657 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

No que diz respeito à viabilidade, planejamento e controle de construções, fatores econômicos são, por vezes, determinantes na tomada de decisão, sobretudo quando se consideram as manutenções futuras e a “lei de evolução dos custos”. Baseado nisso, analise as seguintes assertivas:

I. Devido aos custos envolvidos, o período de tempo entre as manutenções corretivas deve ser igual ao período de tempo entre as manutenções preventivas, em conformidade com a lei de evolução dos custos.

II. Ao longo do tempo, o custo relativo das intervenções é tido como de crescimento por progressão geométrica, pela lei de evolução de custos.

III. Segundo a lei de evolução dos custos, quanto mais cedo se realizam correções no sistema, mais onerosas elas são.

IV. Pela lei de evolução dos custos, quando se relaciona graficamente o período de tempo com o custo relativo da intervenção, os intervalos de tempo entre as fases do empreendimento serão sempre crescentes na seguinte ordem: projeto, execução, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

V. Os custos com a realização de manutenções preventivas anulam os custos com manutenções corretivas quando se faz uso da lei de evolução dos custos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q683143 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Nos termos da Lei no 8.666/1993 – Lei de Licitações, a execução dos contratos deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado. Essa designação não poderá, em nome do princípio da segregação de funções, recair na pessoa do gestor do contrato ou de quem recebe o objeto contratado. Com base nos termos da Lei de Licitações, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q162966 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q533525 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Nas atividades de acompanhamento de obras, as atividades relacionadas à apropriação dos coeficientes de consumo de materiais são relativamente complexas. No que diz respeito à observância de procedimentos complementares, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q647191 | Informática, Engenharia de Software, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo com respeito ao processo de desenvolvimento ágil de software.

( ) Efetuar testes constantemente permite detectar defeitos mais cedo e da forma menos custosa possível.

( ) O uso de uma ferramenta robusta de modelagem e uma completa documentação são imprescindíveis para o desenvolvimento ágil.

( ) É importante produzir em poucas semanas uma versão inicial do software a fim de obter rapidamente uma primeira conquista e um feedback adiantado.

( ) Novas versões do software devem ser lançadas em intervalos cada vez mais frequentes, seja semanalmente, diariamente ou mesmo de hora em hora.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q700721 | Português, Interpretação de Textos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
                                   Dilemas do teletrabalho
      Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje, consiste em saber se o progresso tecnológico ajuda a satisfazer as necessidades sociais ou apenas aprofunda a alienação humana. Em poucas palavras, a tecnologia serve para nos emancipar ou nos explorar? Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo do atual desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Há, porém, aqueles que enfatizam como aspecto negativo o desemprego estrutural produzido pelos avanços da atual revolução da internet das coisas e da manufatura complexa do setor de serviços e na indústria.
      Diante desse dissenso, como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais em home office, isto é, de pessoas trabalhando fora da sede das empresas que as contratam? Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual, nos Estados Unidos estimativas indicam que, independentemente do setor econômico, 40% de todo o trabalho de escritório já é realizado em home office.
      Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a tecnologia não é em si mesma exploradora ou emancipadora. Aqui, as questões-chave são o modo como o progresso tecnológico é apropriado pelas empresas e como ele é regulado pela sociedade.
      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.
      No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.
      Aqui, não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho, mas em ampliação de uma jornada que devora os finais de semana e não diferencia o dia da noite.
                                                                  (Ruy Braga. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
O autor do texto discute a questão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q699529 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

Texto associado.


A hierarquia e a disciplina são situações que ocorrem dentro da estrutura funcional da Administração Pública, sendo consideradas por alguns estudiosos como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q698872 | Contabilidade Geral, Auditor de Controle Interno, CRO GO, Quadrix, 2019

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 8.a edição, julgue o item a respeito dos procedimentos contábeis patrimoniais e das demonstrações contábeis do Setor Público.
As participações da entidade pública nas empresas em cuja administração tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q688921 | Português, Interpretação de Textos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.                                                                                                                    
                               Auditoria interna e sua importância para as organizações
                                                                                                                        
                                                                                                                         Equipe Portal da Contabilidade
01             A auditoria interna – constituída por um conjunto de procedimentos técnicos – ___ por
02 objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações
03 físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
04             Sem tais indagações, a organização pode ficar à mercê de fraudes, erros, ineficiências e
05 outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores) ou
06 externos (clientes, fornecedores).
07             ___________-se procedimentos de auditoria interna: exames, incluindo testes de
08 observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para
09 fundamentar suas conclusões e recomendações.
10             A auditoria interna é de suma importância para as organizações, desempenhando papel
11 de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta
12 de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das
13 atividades executadas.
14             A gestão de controles implica na elaboração de procedimentos internos, sua execução e
15 avaliação, visando eficácia na manutenção e criação do controle interno. A ausência de controle
16 administrativo, dentre outras consequências, torna todo sistema de contabilidade inadequado,
17 por falta de confiança em suas informações e em seus relatórios.
18 Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a
19 existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento. Essa
20 ferramenta tão preciosa, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura
21 avaliar se há necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.
22             O objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu
23 patrimônio, procurando reduzir a ineficiêncianegligência, incapacidade, erros e fraudes. A
24 realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os
25 controles, ______________ para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria
26 interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando
27 maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.
28             O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas,
29 contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.
30             Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências, as
31 quais devem ser tomadas pela administração. Portanto, não basta a simples existência do
32 aparato de auditoria, mas a responsável implementação das recomendações e procedimentos
33 cabíveis às rotinas organizacionais. Daí sua importância como instrumento de mudança e
34 controle.
        Disponível em: Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas – adaptação.
Avalie as seguintes propostas de reescrita do fragmento abaixo, retirado do texto: ‘Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle’. I. Neste sentido, a análise da adequação dos mecanismos de controle é realizada, preventivamente, pela auditoria interna. II. A análise da adequação dos mecanismos de controle tem sido realizada, neste sentido, de forma preventiva, pela auditoria interna. III. Neste sentido, a realização da análise da adequação dos mecanismos pela auditoria interna é prevista através do controle preventivo.
Quais das propostas NÃO alteram o sentido original do fragmento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q163167 | Controle Externo, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Conforme estabelecido na Constituição Federal, o controle externo é exercido pelo(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q699757 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Durante a execução de contrato administrativo de prestação de serviços celebrado nos termos da Lei federal n° 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), no momento de realizar o pagamento da fatura apresentada pela contratada, o departamento de administração do poder público contratante verifica que a empresa não mais possui certidão negativa de débitos tributários e da dívida ativa, apresentada por ocasião da habilitação em licitação. Nesse cenário hipotético, o poder público contratante poderá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q807143 | Legislação Federal, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a Lei nº 4.320/64, assinale a alternativa que apresenta quais dotações podem ser classificadas como Inversões Financeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q700705 | Português, Interpretação de Textos, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
                                   Dilemas do teletrabalho
      Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje, consiste em saber se o progresso tecnológico ajuda a satisfazer as necessidades sociais ou apenas aprofunda a alienação humana. Em poucas palavras, a tecnologia serve para nos emancipar ou nos explorar? Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo do atual desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Há, porém, aqueles que enfatizam como aspecto negativo o desemprego estrutural produzido pelos avanços da atual revolução da internet das coisas e da manufatura complexa do setor de serviços e na indústria.
      Diante desse dissenso, como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais em home office, isto é, de pessoas trabalhando fora da sede das empresas que as contratam? Se no Brasil a tendência é recente, concentrando-se, sobretudo, em empresas prestadoras de serviços tecnológicos ligadas ao mundo virtual, nos Estados Unidos estimativas indicam que, independentemente do setor econômico, 40% de todo o trabalho de escritório já é realizado em home office.
      Em primeiro lugar, é importante sublinhar que a tecnologia não é em si mesma exploradora ou emancipadora. Aqui, as questões-chave são o modo como o progresso tecnológico é apropriado pelas empresas e como ele é regulado pela sociedade.
      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.
      No entanto, cabe observar que muitos efeitos deletérios para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.
      Aqui, não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho, mas em ampliação de uma jornada que devora os finais de semana e não diferencia o dia da noite.
                                                                  (Ruy Braga. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
Conforme o autor, a realização de trabalho na modalidade home office
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q683029 | Contabilidade Geral, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com a Resolução CFC no 1.374/2011 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Estrutura Conceitual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q699705 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

No sábado, o número de homens presentes em uma convenção era igual a 76% do número de mulheres. No domingo, estiveram presentes todas as pessoas presentes no sábado e mais 81 homens e 37 mulheres. Se domingo o número de mulheres excedia o número de homens em 28, o total de presentes no sábado foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q161643 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

São considerados orientadores do controle das despesas públicas, os seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q160647 | Informática, Microsoft Outlook correio eletrônico, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

No Microsoft Office Outlook, a ordenação padrão das mensagens exibidas na Caixa de Entrada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.