Início

Questões de Concursos Auditor do Estado

Resolva questões de Auditor do Estado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q650967 | Ciências Políticas, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

Ao utilizar a avaliação do marco zero, o auditor de um projeto social garante o máximo de proximidade às reais necessidades e expectativas dos futuros usuários, e essa avaliação deve ocorrer antes da instalação desse programa social.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q530428 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

O Diário de Obra (DO) é um documento de informação, controle e orientação, preparado, de forma contínua e simultânea, à execução de qualquer obra rodoviária. Em relação ao teor e à forma de elaboração desse diário, julgue os itens subsequentes.

Os acidentes ocorridos no decurso dos trabalhos, suas causas, consequências e métodos usados para corrigi-los devem, necessariamente, ser registrados no DO.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q375829 | Administração Pública, Gerencial, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens acerca da administração pública.

De acordo com os pressupostos da administração pública gerencial, o gestor público, que tem autonomia na administração dos recursos sob sua alçada, deve adotar controles a posteriori.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q722032 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mato Grosso, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Na porção nordeste-leste do Mato Grosso, localiza-se a cidade de Barra do Garças no entroncamento da BR 158 e da BR 070. Considere as assertivas sobre os conflitos de terra nessa porção do território mato-grossense.

I. Há muitos posseiros e terras griladas que geram permanente tensão social.

II. Nessa região, os parques e reservas indígenas são preservados e não se constituem em áreas de invasão.

III. Os migrantes sulistas chegados há pouco tempo fazem germinar um novo tipo de regionalismo, que está associado a ideias separatistas.

IV. Os focos de tensão estão associados à criação de cooperativas agrícolas vinculadas à agricultura familiar.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q741301 | Economia, MICROECONOMIA, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam acerca da análise de custo, lucro e alavancagem operacional na formação de tarifas.

A alavancagem como instrumento de gestão financeira envolve o uso de ativos operacionais, podendo em situação de aumento de receitas e de lucros favorecer o seu uso, pois a situação pode propiciar a existência de custos fixos.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q818466 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do critério de avaliação de investimentos em coligadas e controladas, previsto na Lei n.º 6.404/1976, julgue os próximos itens.

No balanço patrimonial de uma companhia, os investimentos em coligadas ou controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo, ou que estejam sob controle comum, são avaliados pelo método da equivalência patrimonial.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q466502 | Direito Tributário, Obrigação tributária, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado CGE MA, FGV

O Estado Alpha, com base em pauta fiscal, exigia de forma definitiva o ICMS devido pela futura operação interna, inclusive quanto à operação a ser realizada pelo próprio adquirente, nas compras de mercadorias feitas por comerciantes de Alpha aos comerciantes de outros estados da Federação. Desta forma, as vendas efetuadas pelo varejista para os consumidores não eram tributadas novamente. Decreto e Instrução Normativa do Estado Alpha alteraram este regime para algumas mercadorias, passando a ser o de sistema normal de apuração de ICMS, quando o contribuinte tem o direito, que decorre do princípio da não-cumulatividade, de descontar do total do débito do imposto decorrente das saídas, o valor do imposto pago na operação anterior. Entretanto, o decreto e a instrução normativa proibiram que as mercadorias em estoque pudessem, ao serem vendidas, utilizar os créditos fiscais do ICMS antecipadamente pago no sistema anterior. Com base no exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q377730 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado CGE MA, FGV

Quanto à transparência na Administração Pública, analise as afirmativas a seguir. I. Incentiva a participação popular por meio de audiências públicas durante os processos de elaboração e discussão dos planos, das Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos orçamentos. II. Dá pleno conhecimento e libera, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. III. Adota sistemas integrados de administração financeira e de controle, que atendam ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Legislativo da União. Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q523404 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.

Os registros administrativos existentes na entidade auditada são considerados fontes primárias de informação para o auditor ou entidade de auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q523177 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir.

Considere que determinado ente governamental tenha instituído uma política de anistia tributária com o objetivo de regularizar a situação de contribuintes em débito. Nesse caso, não compete ao sistema de controle interno avaliar a efetividade dessa política.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q539973 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Para garantir um desempenho satisfatório na aplicação dos diversos tipos de asfaltos, vários ensaios são promovidos, levando em conta as propriedades físicas, químicas e reológicas dos asfaltos. A respeito dos ensaios mais importantes de controle laboratorial para a certificação da qualidade de asfaltos, julgue os itens a seguir.

A viscosidade Saybolt de materiais betuminosos é o tempo necessário para o escoamento de 60 mL de material, no viscosímetro de Saybolt, sob determinadas condições de temperatura.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q795989 | Finanças Públicas, SETOR PÚBLICO FUNÇÕES, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

O setor público apresentou uma expansão considerável no Brasil ao longo dos últimos anos, concomitantemente diversas iniciativas no âmbito da política fiscal foram experimentadas para lidar com o equilíbrio entre receitas e despesas públicas. Acerca das experiências brasileiras no campo das finanças públicas, julgue os itens de 85 a 88.

A partir da LRF, de 2000, o país passou apresentar sucessivos superavits públicos, em que pese a maior parte dos estados da Federação ainda registrarem deficits primários nos seus orçamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q431625 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas constitucionais concernentes aos servidores públicos, julgue o item abaixo.

Em hipóteses excepcionais e plenamente justificadas, é possível o preenchimento de cargos públicos permanentes mediante contrato administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q745267 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

O setor público apresentou uma expansão considerável no Brasil ao longo dos últimos anos, concomitantemente diversas iniciativas no âmbito da política fiscal foram experimentadas para lidar com o equilíbrio entre receitas e despesas públicas. Acerca das experiências brasileiras no campo das finanças públicas, julgue os itens de 85 a 88.

A forte presença do Estado no desenvolvimento econômico na década de 70 do século passado expressivamente aumentou as despesas públicas, o que dificultou, sob certos aspectos, a administração das finanças públicas, que eram regidas por uma multiplicidade de orçamentos: o Orçamento Geral da União, o orçamento das empresas estatais e o Orçamento Monetário.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q457577 | Direito Empresarial e Comercial, Cambiais, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Considere que tenha ocorrido saque de uma letra de câmbio por X contra Y, em favor de Z. Posteriormente, essa mesma letra foi endossada sucessivamente para A, B e C. Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

Mesmo ocorrendo o aceite, X continua como devedor direto e principal do título podendo contra ele ser manejada ação cambiária independentemente de protesto da cártula.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q340091 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Uma companhia aérea oferece 2 promoções para seus clientes na compra de passagens. Essas promoções diferenciam nos preços e nas quantidades de cidades que incluem. Na promoção 1, as partidas são sempre de Vitória para 8 cidades diferentes, com tarifas iguais. Na promoção 2, as partidas são sempre de Brasília para 10 cidades distintas, também com tarifas iguais.

Com relação a essas promoções, julgue o item seguinte.

Considere que um cliente dessa companhia queira fazer 6 viagens em trechos cobertos pelas promoções 1 e 2. Nesse caso, se o cliente incluir até 2 trechos cobertos pela promoção 1, ele terá mais de 8 mil opções distintas para formar seu conjunto de 6 viagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q339386 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

Com respeito à quantidade de possibilidades de ocorrência de um evento, julgue os itens que se seguem.

Considere que um jogo eletrônico consista em executar uma música utilizando um conjunto de instrumentos musicais, seguindo determinado ritmo caracterizado por um nível de dificuldade. O jogador tem 3 opções para a escolha dos instrumentos musicais, 5 opções para o nível de dificuldade e 5 opções de música. Nessa situação, o número máximo de configurações a escolher para participar do jogo é igual a 13.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q522703 | Auditoria, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado CGE MA, FGV

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir As informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta sua opinião define _____.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q817193 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da obrigatoriedade de elaboração e divulgação das demonstrações financeiras, previstas no art. 176 da Lei n.º 6.404/1976, julgue os seguintes itens.

Os eventos subsequentes à data de encerramento de um exercício, que tenham ou possam vir a ter efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros de uma companhia, poderão ou não, a critério da entidade, ser divulgados nas notas explicativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q650488 | Ciências Políticas, Auditor do Estado, SECONT ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

A rotina administrativa caracteriza-se como exemplo típico de planejamento estratégico, necessário para o funcionamento da política pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.