Início

Questões de Concursos Auditor do Tribunal de Contas

Resolva questões de Auditor do Tribunal de Contas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q166592 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

São evidenciados na Demonstração de Resultado do Exercício como item não operacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q165581 | Controle Externo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do Sistema Único de Saúde - SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, fiscalizará o cumprimento das normas da Lei Complementar no 141/2012, com ênfase no que diz respeito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q166899 | Controle Externo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q166497 | Economia, Microeconomia, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Supondo-se um único produtor, se a curva de demanda de mercado for contínua e representada pela equação linear P = 400 - 0,1 QD , é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q167619 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Nos crimes relacionados às licitações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q164428 | Direito Penal, Tipicidade, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

No que concerne aos crimes consumado e tentado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q166868 | Direito Constitucional, Previdência Social, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Considere as seguintes afirmações sobre a disciplina constitucional da seguridade social e dos direitos que a compõem:

I. Embora a organização da seguridade social seja de competência do Poder Público, deverá ser observado, em sua administração, caráter democrático e descentralizado, mediante gestão tripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo nos órgãos colegiados.
II. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, que poderá, inclusive, participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo, no entanto, preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
III. Diferentemente da previdência social, organizada em regime geral de caráter contributivo e filiação obrigatória, a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.
IV. É vedada a concessão de remissão ou anistia das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados à pessoa física que lhe preste serviços, mesmo sem vínculo empregatício.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q166417 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Fundação instituída e mantida pelo Poder Público concedeu vantagem remuneratória aos integrantes de seu conselho curador em desacordo com a legislação aplicável, extrapolando o limite máximo (“teto”) estabelecido na Constituição Federal. O órgão responsável pelo controle interno do Poder Executivo constatou a referida irregularidade, notificando o dirigente da Fundação para a adoção das providências cabíveis. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q163995 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

A análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração das Variações Patrimoniais das entidades governamentais de administração direta pressupõe o conhecimento dos procedimentos contábeis adotados em relação aos bens públicos. Sobre esse assunto, considere:

I. As despesas com construção de bens de uso comum do povo não provocam mutação patrimonial, uma vez que tais bens não são registrados como ativo permanente.
II. A alienação de um bem móvel, registrado como ativo permanente, provoca uma mutação patrimonial passiva resultante da execução orçamentária.
III. O registro da depreciação dos bens móveis e imóveis componentes do ativo permanente segue as mesmas regras adotadas pelas entidades privadas.
IV. Os bens de almoxarifado são avaliados pelo preço médio ponderado das compras ou pelo valor de reposição de tais bens, dos dois o menor.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q166932 | Controle Externo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Segundo a literalidade da Constituição do Estado de São Paulo, os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam, dentre outros, o seguinte requisito: notórios conhecimentos jurídicos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q165654 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Nos termos da Constituição estadual paulista, o Tribunal de Contas do Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q164991 | Direito Constitucional, Presidente da República, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Considere:

I. Os cargos de Ministro de Estado são de livre nomeação do Presidente da República, sendo vedado à lei atribuir tal condição a autoridades cujos cargos estão sujeitos à aprovação do Senado Federal, nos termos do art. 52, III, da Constituição.

II. A conversão em lei de medida provisória sem que o Congresso Nacional tenha promovido alterações em seu texto dispensa a sanção presidencial,
cabendo ao Presidente da Mesa do Congresso Nacional a sua promulgação.

III. A rejeição pela Câmara dos Deputados de todas as emendas aprovadas pelo Senado Federal, na condição de casa revisora, determina o encaminhamento à sanção presidencial do projeto de lei aprovado originalmente pela Câmara dos Deputados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q169019 | Administração Geral, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Um problema importante associado à aplicação prática da análise de sensibilidade em análise de risco é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q167745 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Em procedimento licitatório para a contratação de obras, consistentes na construção de diversas unidades prisionais, na Capital e no interior, o Estado objetiva estabelecer exigências aos licitantes que assegurem que o vencedor possua condições
econômicas e técnicas para a perfeita realização do objeto. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/93, o Edital poderá conter exigência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q166414 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

A Administração celebrou, com base na Lei no 8.666/93, contrato de obras para a ampliação de rodovia. No curso da execução do contrato, em face de contingenciamento de recursos orçamentários, deixou de efetuar os pagamentos pelas etapas já executadas pelo contratado. De acordo com as disposições dessa Lei, o contratado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q167977 | Controle Externo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada Estado, não poderá exceder a sessenta por cento da respectiva receita corrente líquida. A repartição deste limite global NÃO poderá exceder o percentual de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q167136 | Controle Externo, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

O auditor externo NÃO deve considerar na avaliação do ambiente de controle interno existente na empresa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q168499 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Denomina-se coisa julgada material a eficácia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q168242 | Economia, Microeconomia, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q165171 | Direito Constitucional, Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Considere:

I. Apesar do veto presidencial ao dispositivo da Lei no 9.868/99 que autoriza a participação de amici curiae em sede de ação declaratória de constitucionalidade, o STF tem admitido tal prática mediante aplicação analógica do preceito normativo que disciplina a matéria no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade.

II. Não é cabível a proposição de arguição de descumprimento de preceito fundamental em caso de inconstitucionalidade por omissão com base no requisito legal da subsidiariedade, pois tal infração à Constituição cabe ser impugnada em sede de ação direta de inconstitucionalidade por omissão.

III. A exemplo do que ocorre com a súmula vinculante, a disciplina constitucional que orienta as decisões de mérito proferidas em sede de ação declaratória de constitucionalidade lhes confere eficácia contra todos e efeito vinculante.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.