Questões de Concursos Auditoria Governamental

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61Q967907 | Análise de Balanços, EBITDA earning before interests, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, relativo ao EBITDA (earnings before interest, tax, depreciation and amortization).

O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.

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62Q967908 | Análise de Balanços, Análise das Demonstrações Contábeis, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.

A comparação feita durante a análise de balanços apresenta-se de duas formas: análise temporal e análise inter-empresarial. Enquanto a primeira compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período, a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.

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63Q967909 | Análise de Balanços, Análise Vertical e Horizontal, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.


A análise horizontal é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. A análise vertical, por sua vez, é a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais.
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64Q967910 | Auditoria, Avaliação de Distorções Identificadas, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.

Situação hipotética: Um auditor independente verificou que as taxas de depreciação utilizadas por uma empresa foram calculadas pelo método das somas dos dígitos. Além disso, o auditor verificou que tal procedimento diferia daquele realizado no último exercício, quando foi adotado o método das quotas constantes, sem evidenciar em notas explicativas. Assertiva: Diante desses fatos, por se tratar apenas de uma mudança de política contábil, a conduta adequada do auditor independente seria considerar como não relevante a alteração descrita.

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65Q967911 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.

A determinação do escopo do trabalho constitui um dos pontos essenciais a serem obrigatoriamente documentados nos papéis de trabalho do auditor, que deve observar o conceito de materialidade quanto aos procedimentos e à relevância da informação, além de ter senso crítico e julgamento para direcionar o seu trabalho.

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66Q967912 | Auditoria, Risco de auditoria, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.

O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de auditoria divide-se em três componentes: risco inerente, risco de controle e risco de detecção.

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67Q967913 | Auditoria, Relatório de auditoria Parecer de auditoria, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.

Ao emitir parecer com abstenção de opinião para as demonstrações contábeis de uma entidade, o auditor não estará isento da responsabilidade de mencionar, no parecer, qualquer desvio que possa influenciar a decisão do usuário das demonstrações, independentemente da relevância ou da materialidade desse desvio.

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69Q967915 | Contabilidade de Custos, Terminologia aplicada e finalidade, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito da terminologia aplicada à contabilidade de custos e à distinção entre custos e despesas, julgue o item subsecutivo.

Investimentos são os gastos essenciais à produção, como aqueles realizados, por exemplo, com o objetivo de adquirir novos produtos ou serviços.

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71Q967917 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os custos podem ser classificados quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade, julgue o item a seguir.

Como os custos variáveis estão inversamente relacionados com o volume de produção, quanto maior a quantidade produzida, menores serão os custos variáveis totais de produção.

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72Q967918 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os custos podem ser classificados quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade, julgue o item a seguir.

Os custos semi-fixos variam com o nível de produção de bens ou serviços, mas ocorrem, ainda que caiam, mesmo que não ocorra uma produção, como é o caso dos gastos com a conta de energia elétrica da fábrica e a de telefone.

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73Q967919 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os custos podem ser classificados quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade, julgue o item a seguir.


Em tese, os custos diretos correspondem aos gastos facilmente mensurados e diretamente aplicados à produção, como, por exemplo, os referentes a mão de obra direta e consumo de materiais diretos.
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74Q967920 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os custos podem ser classificados quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade, julgue o item a seguir.

Custos com aluguel de fábrica, mão de obra indireta, manutenção da fábrica e material indireto devem respeitar um critério de rateio e são facilmente apropriáveis ao custo do produto; por isso, eles constituem gastos indiretos.

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76Q967922 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação a custo fixo, custo variável e custo total, julgue o item que se segue.

O custo total unitário pode ser calculado de duas maneiras distintas: somando-se o custo fixo unitário com o custo variável unitário ou dividindo-se o custo total — que é a soma dos custos fixos e dos custos variáveis — pela quantidade produzida.

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77Q967923 | Contabilidade de Custos, Classificação dos Custos fixo, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação a custo fixo, custo variável e custo total, julgue o item que se segue.

Calcula-se o custo fixo unitário dividindo-se o custo fixo total pela quantidade produzida. Assim, com o aumento da quantidade produzida, diminui-se o custo fixo unitário.

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78Q967924 | Contabilidade de Custos, Custeio Direto ou Variavel, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos métodos de custeio, julgue o próximo item.

O método de custeamento variável, pelo qual todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos, apresenta a vantagem de possibilitar que se encontre a margem de contribuição unitária de cada produto, podendo, pois, servir como instrumento de decisão de curto prazo.

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79Q967925 | Contabilidade de Custos, Custeio por Absorção ou Integral, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos métodos de custeio, julgue o próximo item.

O método de custeamento por absorção ou integral consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos produtos adquiridos e elaborados ou aos serviços prestados. A adoção desse método apresenta desvantagem relacionada à forma de rateio dos custos comuns ou dos custos indiretos de fabricação, que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva a um segmento, atividade operacional ou produto.

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80Q967926 | Contabilidade Pública, Conceitos, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).


A função social da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade do setor público, visando atender aos aspectos legais, independentemente do controle social.
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