Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q31351 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Se VAI está para FOI, assim como VOU está para FUI, então é verdade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q43434 | Informática, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Assinale a alternativa que mostra a sequência CORRETA de ações para que seja possível copiar um arquivo de uma pasta para outra e manter uma cópia na pasta de origem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1143Q711116 | Raciocínio Lógico, Associação Lógica, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Alagoinha PB, ADM TEC, 2019

Texto associado.
 Leia as afirmativas a seguir:

I. Se Luíza observou que 42/42 alunos de uma classe estão vestindo camisa branca, então apenas 42% dos alunos da respectiva classe estão vestindo camisas com a cor branca.
II. Se uma escola municipal possui 12 professores de português, 17 professores de matemática, 8 professores de ciências e 7 professores de história, então o seu corpo docente compreende mais de 41 profissionais.
III. Luíza realizou um investimento no valor de R$ 3.500 em um banco. Após 1 ano, Luíza observou que o seu investimento apresentou rendimentos da ordem de 2%, acumulando assim um montante de R$ 3.570.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1146Q334777 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Saí de minha casa de carro às 8h da manhã. Um automóvel, com o dobro da minha velocidade, sai também de minha casa, alcança-me exatamente na metade do caminho e chega 1h30min antes de mim a nosso destino. A que horas saiu o outro automóvel?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1148Q45791 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, CRBio, VUNESP, 2017

O surto de febre amarela do início de 2017 é o maior desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica.
Todos os casos no país são de febre amarela silvestre, transmitida por um ciclo que envolve macacos e mosquitos presentes em áreas rurais – não há registro da versão urbana da doença no Brasil desde 1942.
(Folha de S.Paulo, https://goo.gl/2mp0DS, 26.01.2017. Adaptado)

Até o final de fevereiro de 2017, o estado mais atingido por esse surto era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q28943 | Português, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Reflexões sobre a escassez da água

Osvaldo Ferreira Valente (Engenheiro florestal, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas)

Publicação: 05/08/2015 04:00

Tenho 48 anos de atividades pertinentes à produção de água. Tudo começou quando, em 1967, na antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje UFV, tive a oportunidade de criar e lecionar a primeira disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas no Brasil para o curso de engenharia florestal. Num tempo em que a água, com exceção do semiárido, era abundante e classificada como bem livre e sem valor econômico, já foi uma aventura. A experiência acumulada carrega, entretanto, a angústia atual de ver o assunto sendo tratado com visão muito pouco fundamentada por conhecimentos científicos da hidrologia e do manejo de bacias hidrográficas. Mas quase sempre, quando um assunto entra na ordem do dia, aparece uma profusão de palpites e os que têm argumentos mais sólidos acabam sufocados pela pilha de soluções oportunistas, advindas dos “especialistas de plantão".

Depois desses 48 anos, muitas coisas estão mudadas: nova legislação sobre recursos hídricos, a água sendo considerada um bem escasso e de valor econômico, as bacias hidrográficas sendo nomeadas como unidades básicas de produção e gestão da água, o surgimento dos comitês e das agências de bacias, muitas escolas oferecendo a disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas e muito mais conhecimentos científicos acumulados. De onde vem, então, a minha angústia? Vem da percepção de que está faltando objetividade e embasamento científico e tecnológico (da hidrologia e do manejo de bacias) nos procedimentos propostos para combater a escassez.

É uma temeridade, para a hidrologia de pequenas bacias, esperar que o reflorestamento ciliar seja sempre capaz de aumentar quantidade de água produzida por nascentes e córregos. Onde estão as pesquisas científicas que comprovam isso? Se as matas ciliares fossem suficientes, estaria muito fácil sanar a escassez. Outra temeridade é acreditar que o combate à falta de água está na dependência exclusiva dos reflorestamentos. O primeiro obstáculo a isso é que o aumento populacional, com ocupação intensa das superfícies das bacias, não permitirá mais aumentar substancialmente as áreas florestadas; o segundo obstáculo é que a ação positiva da floresta no aumento de quantidade de água, se implantada nos locais certos, só virá após 30 ou 40 anos. Até lá o seu efeito poderá ser o contrário. Dá para esperar?

Soluções objetivas e racionais para a crise atual englobam o abastecimento artificial de aquíferos subterrâneos por meio da construção de terraços, de caixas de infiltração e de barraginhas, no meio rural, e na assistência técnica aos produtores rurais, que ocupam e exploram as superfícies das bacias para que eles possam reter mais e mais as enxurradas. Também o meio urbano deve colaborar, coletando água de chuva para tarefas domésticas e industriais, construindo cisternas e valas de infiltração e mantendo o máximo possível de áreas permeáveis em seus domínios. Tudo planejado de acordo com as especificidades ambientais e com a capacitação dos envolvidos.

Concluindo, é um erro concentrar as atenções somente no saneamento básico. É evidente a sua importância, mas ele depende da existência prévia de quantidade suficiente de água nos mananciais. Outro erro é pensar que a conservação de nascentes e córregos é uma operação a ser feita apenas nos seus entornos, com cercamento e reflorestamento das áreas isoladas. Nascentes e córregos são produtos do comportamento de todas as superfícies das pequenas bacias que, antes de estudos hidrológicos específicos, são potenciais áreas de recarga.

Disponível em http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2015/08/05/interna_opiniao,157381/reflexoessobre-a-escassez-de-agua.shtml Acesso em 04 set. 2015.
Considerando as regras para a aplicação da concordância padrão, assinale a frase INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1150Q44936 | Informática, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Ao acessar a pasta Imagens utilizando o MS-Windows 7, é possível fazer a classificação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1151Q43681 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

A finalidade da produção de documentos de arquivo está vinculada a atos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q30134 | Química, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

O gás natural é composto, em sua maior parte, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q44918 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Texto associado.
A QUESTÃO DEVERÁ SER RESPONDIDA COM BASE NA LEI ESTADUAL 13.199/99:
Compete ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH-MG, na condição de órgão deliberativo e normativo central do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH-MG, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1155Q561790 | Informática, Excel, Auxiliar Administrativo, Conselho Regional de Farmácia AL, Instituto Quadrix, 2018

No Microsoft Excel 2010, em português, um Auxiliar Administrativo deseja digitar duas frases em uma única célula. Após digitar a primeira frase, deseja quebrar linha para que a próxima frase fique na próxima linha da mesma célula. Para quebrar linha, ele deverá utilizar a combinação de teclas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q37089 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere a noções de legislação administrativa, julgue os itens subsequentes.

O INSS é uma autarquia e um órgão da administração indireta.
  1. ✂️
  2. ✂️

1157Q667663 | Português, Morfologia, Auxiliar Administrativo, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, IBADE, 2021

Texto associado.

Covid-19: Fiocruz produzirá vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford


Resultados preliminares dos estudos clínicos de fase 3 da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford divulgados nesta segunda-feira (23/11) confirmam a expectativa de especialistas e põem o Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala. “Com uma eficácia demonstrada de 90% e um esquema vacinal que permitirá otimizar as doses a serem produzidas, esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a Fiocruz, o protocolo de maior eficácia, com 90%, representa a possibilidade de vacinar ainda mais pessoas com o mesmo número de doses a serem produzidas. Segundo os dados apresentados, a eficácia de 90% foi alcançada ao se utilizar uma primeira dose reduzida pela metade e uma segunda dose padrão, com um mês entre as duas dosagens, o que permite o aumento de 30% no número de pessoas a serem vacinadas, já que, inicialmente, pensava-se que seria necessário utilizar o esquema vacinal de duas doses para cada pessoa.

“No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional na Fiocruz e mais 110 milhões de doses, poderemos vacinar mais 71,5 milhões de pessoas. Isso coloca o país numa posição privilegiada entre as nações que terão um grande número de doses para as suas populações”, anuncia o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.  

Outro aspecto positivo desses resultados é que, dos 11.636 voluntários que tiveram seus dados analisados, apenas 30 testaram positivo para a Covid-19 mesmo após a vacina e nenhum deles precisou ser hospitalizado ou teve reações graves. No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos estão realizando testes laboratoriais de diagnóstico para monitoramento.

Segundo o vice-presidente, esses resultados positivos se somam aos dados que foram publicados recentemente sobre a ação da vacina em idosos. “Vimos recentemente dados divulgados que mostram que essa vacina fornece uma resposta imunológica muito forte em idosos, uma população vulnerável que não tem respondido tão bem em outras vacinas que têm sido estudadas, e que os adultos jovens têm resposta tão boa quanto os mais velhos. Ou seja, a vacina cumpre o papel de proteger as pessoas e ainda tem efeito adicional de diminuir a transmissão do vírus”, avalia Krieger.

O diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Mauricio Zuma, lembra ainda das vantagens associadas ao preço e ao quantitativo que está sendo oferecido. “Estamos trabalhando dentro do cronograma previsto, com uma expectativa de produção de 210,4 milhões de doses em 2021, com um valor por dose extremamente acessível, entre US$ 3 e US$ 4 e uma vacina que pode ser armazenada e transportada na temperatura de 2-8oC, podendo ser distribuída e armazenada utilizando toda a logística já existente no Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Nossas equipes estão se dedicando muito e vamos entregar uma vacina segura e de qualidade para a população brasileira”, avalia o diretor.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-fiocruz-produzira-vacina-desenvolvida-pela-universidade-de-oxford

No trecho “No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos [...]”, o prefixo a- tem o mesmo significado que em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q167986 | Legislação Estadual, Estatuto dos Servidores Civis do Estado RJ, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Texto associado.

CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS
PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
E RESPONDA À QUESTão a seguir

De acordo com o artigo 294, um funcionário poderá sofrer, em caso de negligência, a pena de advertência, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q850004 | Técnicas de Vendas e Negociação, Comunicação no Atendimento ao Público, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Ao comunicar-se com um usuário dos serviços, o servidor público deve procurar transmitir uma imagem profissional de eficácia e de bom funcionamento da instituição pública onde atua.

II. Ao atender um telefonema de um usuário dos serviços, o servidor deve saber ouvir o interlocutor para responder a suas demandas de forma cordial, clara e objetiva.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1160Q855414 | Português, Sintaxe, Auxiliar Administrativo, GUALIMP, 2020

O sujeito da oração abaixo é classificado como:
“Tanto os cientistas quanto os religiosos estão temerosos”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.