Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q332301 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Ituiutaba MG

Uma empresa deseja produzir caixas para embalagem de essências especiais e, para isso, precisa saber o peso que as caixas devem suportar. O cliente exigiu que as caixas tivessem 20 cm de altura, 30 cm de largura e 50 cm de comprimento, a fim de facilitar o transporte. Sabendo que a essência está embalada em recipientes em forma de cilindro, com 10 cm de diâmetro e 10 cm de altura, o peso total que a caixa deve suportar é: (Considere ? = 3,14 e Densidade d= 1)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1562Q706831 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADM TEC, 2019

Texto associado.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não se deve confiar cega e permanentemente nas medidas e indicadores de gestão, o que significa dizer que o gestor de uma política pública deve, periodicamente, realizar uma avaliação crítica acerca da pertinência dos indicadores selecionados, considerando ainda que, a todo tempo, surgem modelos aperfeiçoados baseados em novas teorias. Deve-se, portanto, confiar nas escolhas realizadas enquanto não surgirem alternativas melhores, mais válidas e aprimoradas, desenvolvidas a partir de pesquisas e trabalhos metodologicamente confiáveis.

II. O planejamento não deve ser definido com base em todas as oportunidades e ameaças identificadas, pois é necessário que o gestor faça uma triagem das oportunidades e ameaças mais relevantes em relação à entidade. Essa seleção deve priorizar as oportunidades do ambiente que a organização pode aproveitar com reais chances de sucesso, ou seja, as oportunidades para as quais a entidade possui as competências necessárias. Já no caso das ameaças, devem ser selecionadas aquelas que consistirem em diminutas preocupações para a gerência, ou seja, aquelas que afetam diretamente a entidade e o setor em que ela atua.


Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1564Q671851 | Direito Administrativo, Processo Administrativo, Auxiliar Administrativo, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, IBADE, 2021

Texto associado.


De acordo com o Art. 50 da Lei nº 9784 do Planalto, os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;

III - decidam processos jurídicos de concurso ou seleção privada;

IV - contratem ou declarem a exigibilidade de processo licitatório.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1565Q164744 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de Roraima, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Constituição do Estado de Roraima, julgue os itens a
seguir, relativos à administração pública e ao Poder Judiciário.

Na administração pública de Roraima, ao menos 20% dos cargos em comissão, assim como das funções de confiança, devem ser exercidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, declarados estáveis ou cedidos para o estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1566Q558245 | Informática, Outlook, Auxiliar Administrativo, Conselho Regional de Biomedicina da 6a Região PR, Instituto Quadrix, 2018

Julgue os próximos itens, relativos ao programa PowerPoint 2013, ao sistema operacional Windows 8 e ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016. No Outlook 2016, tanto na caixa Pesquisar Contatos quanto na caixa Pesquisar Pessoas, é possível pesquisar números de telefone, endereços, nomes de empresas, entre outros.
  1. ✂️
  2. ✂️

1567Q553652 | Informática, Excel, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Sobre o recurso Listas do menu Dados do Microsoft Office Excel 2003 é incorreto afirmar que é possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1568Q708557 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Alagoinha PB, ADM TEC, 2019

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao adotar o conceito de estoque zero, o servidor público define as metas de redução dos níveis de estoque para próximo do zero.
II. Uma organização pública deve ter uma missão bem definida. Embora definir a missão da organização não faça parte do processo de planejamento, essa atividade deve ser realizada em algum momento do processo de controle do planejamento estratégico.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1569Q435692 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Auxiliar Administrativo, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos e deveres previstos na Constituição da República, julgue os itens subseqüentes.

A Constituição da República proíbe que, dentro de uma mesma empresa e no exercício de função similar, haja diferenças salariais ligadas a diferenças de sexo, cor ou grau de escolaridade dos empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1570Q165882 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa em que a expressão destacada não está corretamente substituída por um dos pronomes pessoais oblíquos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1571Q334362 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Ituiutaba MG

Considerando a sequência (2, 6, 12, X, 30, 42, 56, 72, Y, 110), o valor de X e Y, respectivamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1572Q402751 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Administrativo, Tribunal de Justiça nbsp RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere a noções de legislação administrativa, julgue os itens subsequentes.

Diferentemente do subsídio, o vencimento básico pode ser acrescido de vantagens pecuniárias que formarão a remuneração do servidor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1573Q857690 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Auxiliar Administrativo, AV MOREIRA, 2020

Joana, servidora pública do município de Nossa Senhora de Nazaré do Piauí, garantiu sua estabilidade após completar 03 (três) anos de efetivo exercício. No entanto, Joana, por saber quem encontrava-se estável em seu trabalho, passou a não cumprir com seus deveres corretamente, chegando a faltar diversas vezes ao longo de seis meses, além de mostrar-se insubordinada quando seu chefe solicitava que cumprisse com suas obrigações. Joana, em seus momentos de insubordinação sempre discutia com o chefe, agredindo-o com palavras, até quem em certo dia, agrediu-o fisicamente. Sendo Joana, uma servidora problemática e com vários processos administrativos pesando contra ela, a administração aplicou-lhe a penalidade prevista em lei.
Com base no texto acima, qual a penalidade aplicada a Joana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1574Q167832 | Arquivologia, Legislação arquivística, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à legislação arquivística, julgue os itens seguintes.

Os arquivos do TJ/RR são considerados arquivos federais, razão por que devem ser organizados conforme as orientações do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA).

  1. ✂️
  2. ✂️

1575Q708017 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa Lei 8429/92, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Salvador das Missões RS, FUNDATEC, 2019

O Art. 4º da Lei Federal nº 8.429/1992 estabelece que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância de determinados princípios no trato dos assuntos que lhe são afetos. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas, relativas a princípios que os agentes públicos têm o dever de observar:
I. Legalidade. 
II. Impessoalidade. 
III. Moralidade. 
IV. Publicidade.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1576Q710577 | Direito Administrativo, Lei de Acesso à Informação Lei n 12527 2011, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Salvador das Missões RS, FUNDATEC, 2019

Para efeito da Lei Federal nº 12.527/2011, a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q668340 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, CIESP, CIESP, 2021

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder a questão.


Amazônia Centro do Mundo
Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do Brasil

Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta – os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global. [...]

Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula. [...]
No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.
O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta.
Eles sabem.
Como Raoni tem repetido há décadas: “Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar”.
Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo. [...]

BRUM, Eliane. El País. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.

Nos trechos a seguir, a palavra destacada pode ser substituída pela palavra entre parênteses sem alterar o sentido original do trecho, exceto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1578Q412862 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auxiliar Administrativo, Conselho de Arquitetura e Urbanismo AC, IADES, 2019

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os requisitos de validade ou elementos dos atos administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1579Q339410 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Considere que as letras a, b, c, d, e e f representem seis algarismos distintos e estejam em ordem decrescente. Considere, ainda, que, com essas letras, formem-se pares de números de 3 algarismos distintos ? por exemplo, afc e deb é um desses pares de números de 3 algarismos distintos. Assinale a opção em que a soma desses pares de números é a maior possível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1580Q168613 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Chuvas com lembranças

      Começam a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros que
nem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, às
tontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, e
cada gota que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céu
cinzento, estendem a mão – vão fazer outra coisa. (Como deseja-
riam pular em poças d’água! – Mas a chuva não vem...)
      Nas terras secas, tanta gente a esta hora está procurando, também,
no céu um sinal de chuva! E nas terras inundadas, quanta
gente estará suspirando por um raio de sol!
      Penso em chuvas de outrora: chuvas matinais, que molham
cabelos soltos, que despencam as flores das cercas, que entram
pelos cadernos escolares e vão apagar a caprichosa caligrafia dos
exercícios!
      Chuvas de viagens: tempestade na Mantiqueira, quando nem
os ponteiros do para-brisa dão vencimento à água; quando
apenas se vê, na noite, a paisagem súbita e fosfórea mostrada pelos
relâmpagos.
      Chuvas antigas, nesta cidade nossa, de eternas enchentes:
a de 1811, que com o desabamento de uma parte do Morro do
Castelo soterrou várias pessoas, arrastou pontes, destruiu
caminhos e causou tal pânico em toda a cidade que durante sete dias
as igrejas e capelas estiveram abertas, acesas, com os sacerdotes
e o povo a pedirem a misericórdia divina.
      Chuvas modernas, sem igrejas em prece, mas com as ruas
igualmente transformadas em rios, os barracos a escorregarem
pelos morros; barreiras, pedras, telheiros a soterrarem pobre gente!
      Por enquanto, caem apenas algumas gotas aqui e ali, que
nem as borboletas percebem. Os meninos esperam em vão pelas
poças d’água onde pulariam contentes. Tudo é apenas calor e
céu cinzento, um céu de pedra onde os sábios e avisados tantas
coisas liam, outrora...
      “São Jerônimo, Santa Bárbara Virgem, lá no céu está escrito,
entre a cruz e a água benta: Livrai-nos, Senhor, desta tormenta!”

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

Na passagem – Chuvas antigas, nesta cidade nossa, de eternas enchentes… – (5.º parágrafo), o termo eternas, no contexto em que está empregado, significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.