Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q341835 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Um dado é lançado duas vezes consecutivas. Considere os seguintes eventos relativos a esses lançamentos:

A: a soma dos números obtidos é 8

B: a soma dos números obtidos é 10

C: a soma dos números obtidos é 12

Colocando-se esses três eventos em ordem crescente da probabilidade de ocorrência, obtém-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q50225 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Carlos terminou um trabalho em três etapas: na primeira realizou 1/5 do trabalho, na segunda realizou 4/15 do trabalho. Podemos afirmar que Carlos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q373526 | Português, Substantivo, Auxiliar Administrativo, AMEAS PR, Prosperity

Qual alternativa está incorreta em relação ao gênero das palavras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q555675 | Informática, Word, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

Sobre o recurso do Word, cabeçalho e rodapé, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q61182 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Alguns nomes e verbos regem seus complementos com o uso de preposições. A esse respeito, atribua valor Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas abaixo.

( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.
( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal.
( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição.
( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q671407 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

João e Lucas são auxiliares administrativos em uma determinada empresa e, no dia 18 de janeiro, organizaram juntos os arquivamentos dos documentos físicos e eletrônicos. Considerando que João realiza esse arquivamento a cada três dias e Lucas realiza a cada cinco dias, depois de quantos dias João e Lucas realizaram o arquivamento juntos novamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q669791 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Considere as seguintes sentenças:

I. Lucas é cientista.
II. O número 2 é primo e o número 36 é um quadrado perfeito.
III. O número 49 é um quadrado perfeito.

A partir das sentenças acima, pode-se afirmar que são proposições simples:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q558739 | Informática, Windows, Auxiliar Administrativo, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2019

O local que, no Windows, exibe ícones representando os aplicativos que estão abertos em seu computador é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q23563 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, CESGRANRIO

Um auxiliar administrativo precisa desenvolver um gráfico que represente a estrutura organizacional de uma empresa, utilizando, para tanto, blocos indicativos dos órgãos e linhas verticais ou horizontais, interligando-os hierarquicamente.

Nesse caso, o auxiliar desenvolverá um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q708047 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

                   Uma breve história das cadeiras para escritório


      Com a escalada da Revolução Industrial e a sociedade menos agrária, surgiu nas empresas a necessidade de ambientes de trabalho equipados com ferramentas para as novas rotinas nos escritórios. Neste cenário, era preciso acomodar em cadeiras quem trabalhava por horas sentado. Nasce uma combinação de forma e função em prol dos funcionários.

      Os historiadores afirmam que a primeira cadeira de escritório pode ser rastreada até Júlio César. O imperador romano conduziria negócios oficiais sentado em uma “cadeira Curule”. Enquanto outros líderes, magistrados e sacerdotes também usavam esta cadeira, César finalmente distinguiu sua cadeira levando-a aonde quer que fosse. Sua cadeira de “escritório” dourada o acompanhava em viagens, ao lado de sua coroa e outros objetos de valor.

      Ao longo do tempo, a cadeira de escritório passou a ter objetivos mais utilitários. No início de 1800, com as viagens de trem tornando-se cada vez mais comuns, os vagões foram equipados com as Poltronas Centripetais de Primavera, projetadas por Thomas E. Warren. Como estas viagens eram uma forma das empresas expandirem seus territórios, o uso de uma cadeira de trabalho adequada permitia que os funcionários completassem suas tarefas administrativas em trânsito. Diante da crescente importância, a cadeira Centripetal foi equipada com molas de assento para ajudar a absorver os solavancos das viagens e permitir que os negócios continuassem nos trilhos, no duplo sentido da frase.

      Nos anos que antecederam a Revolução Industrial, as cadeiras de escritório passam a ser usadas como ferramentas de produtividade. Despertou-se o uso consciente dos ambientes de escritório e a necessidade de se trabalhar por mais horas. A cadeira de escritório foi então fundamental para acomodações mais confortáveis, para que os trabalhadores experimentassem menos cansaço ao longo do dia.

      […] No entanto, na década de 20, associava-se preguiça ao ato de sentar confortavelmente e era comum ver pessoas trabalhando em fábricas usando bancos sem encosto. Reagindo às reclamações de queda de produtividade e doença, particularmente entre as mulheres que já eram uma presença crescente na força de trabalho, uma empresa chamada Tan-Sad lançou uma cadeira giratória com encosto curvo que poderia ser ajustado à estatura de cada trabalhador.

      […] Nos anos seguintes surgiram muitas outras cadeiras emblemáticas e produtos tidos como referência de design, conforto e imponência, que fazem parte da história e ainda podem ser vistos no portfólio das empresas. No entanto, é difícil definir uma maneira acordada de medir o sucesso de uma cadeira.

      Cadeiras de escritório são utilizadas para fins profissionais e as demandas das empresas devem sim ser equacionadas levando-se em conta ergonomia, durabilidade e design, mas também o peso relevante da relação custo-benefício dos produtos.

      No terceiro milênio, as cadeiras continuam a evoluir, porém com uma nova característica de serem acessíveis aos orçamentos enxutos das organizações. Hoje é possível se ter produtos ergonomicamente adequados, com conforto e design, sem necessariamente ter que fazer investimentos como já vistos no rol restrito de produtos do passado.

Adaptado de:  Acesso em: 30 out. 2019.



Assinale alternativa que substitui adequadamente a seguinte expressão em destaque, mantendo o sentido do texto. “Nasce uma combinação de forma e função em prol dos funcionários.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q46861 | Matemática, Auxiliar Administrativo, IPT SP, VUNESP

Dez costureiras trabalhando 6 horas por dia confeccionaram, em 12 dias, 4/5 de um lote de camisetas esportivas. Em seguida, duas costureiras foram remanejadas para trabalhar em outra encomenda. Desse modo, o menor número inteiro de dias necessários para as costureiras restantes terminarem a confecção do lote de camisetas esportivas, se trabalharem com a mesma produtividade durante 8 horas por dia, será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q61184 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

De acordo com o novo acordo ortográfico, assinale a alternativa que não possui erro de acentuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q45775 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRBio, VUNESP, 2017

Uma empresa tem 120 funcionários no total: 70 possuem curso superior e 50 não possuem curso superior. Sabe-se que a média salarial de toda a empresa é de R$ 5.000,00, e que a média salarial somente dos funcionários que possuem curso superior é de R$ 6.000,00. Desse modo, é correto afirmar que a média salarial dos funcionários dessa empresa que não possuem curso superior é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q340208 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar Administrativo, Conselho de Arquitetura e Urbanismo AC, IADES, 2019

Antes de realizar uma cirurgia, o paciente perguntou ao médico qual era a probabilidade de a cirurgia dar certo e resolver o problema de saúde apresentado. O médico respondeu que a probabilidade de sucesso da cirurgia era de 99%. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a chance de a cirurgia não dar certo era igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q167517 | História, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

A partir dessa época, a tortura passou a ser amplamente empregada, especialmente para obter informações de pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a “assessoria técnica” de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho. A coisa piorava nas delegacias de polícia e em quartéis, onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos. (Roberto Navarro – http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 24.03.2014)Os aspectos citados no texto permitem identificar a época a que ele se refere como sendo a da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q43658 | Português, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

Texto associado.
Texto 1
                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis


      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  
      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)
O vocábulo “QualiHosp” foi formado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q31721 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Dois pescadores, Zé Grande e Zé Pequeno, e um peixeiro, Peixolão, estavam conversando e contando “causos”. Os dois pescadores contaram histórias mentrosas, o peixeiro contou um causo verdadeiro. Nesse caso, avalie se as proposições a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I - Se Peixolão mentiu então Zé Grande falou a verdade.
II - Se Zé Pequeno mentiu, então Zé Grande falou a verdade.
III - Zé Grande falou a verdade e Peixolão mentiu.

As afirmatvas I, II e III são respectvamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q50220 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Carlos comprou um produto e obteve um desconto de R$ 30,00, equivalente a 25 % sobre o preço do mesmo. O valor que Carlos pagou pelo produto, considerando o desconto, foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q10586 | Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

“Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito.”

(Aristóteles, filósofo grego.)

Diante do exposto, analise.

I. Constituem os princípios para o bom atendimento na gestão de qualidade: foco no cliente, atendimento à real necessidade do usuário e manutenção da qualidade.
II. Durante o atendimento telefônico, recomenda-se que se atenda as necessidades do cliente. Porém, se ele desejar algo que o atendente não possa fornecer, é necessário que se ofereça alternativas.
III. Existem algumas barreiras que interferem no processo de comunicação, tais como: barreiras tecnológicas, de linguagem e psicológicas.
IV. Além da competência, presteza, cortesia, paciência e respeito, a empatia é um fator crucial para a excelência no atendimento ao público.
V. Contribuem para a eficiência e qualidade da prestação de serviços, a padronização e a uniformidade nos procedimentos de atendimento ao público.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.