Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2741Q916681 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Orgânica do Município de Passos Maia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

O Prefeito poderá solicitar urgência para apreciação de Projetos de sua iniciativa, considerados relevantes, os quais deverão ser apreciados no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2742Q894412 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, SAAE de Itaguaçu ES, Instituto Access, 2024

Sobre seus conhecimentos em relação a energia solar. Qual é o nome do fenômeno físico, utilizado em células solares, para converter luz solar diretamente em eletricidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2743Q883435 | Informática, Auxiliar Administrativo, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Para estabelecer uma rede de computadores, a fim de que eles se comuniquem e troquem informações entre si, é necessária uma estrutura física de conexão composta por equipamentos. Assinale a alternativa que não corresponda a um tipo de hardware que compõe essa estrutura física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2744Q975884 | Gerência de Projetos, Auxiliar Administrativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

Com base na gestão da qualidade em projetos, qual das situações a seguir mais provavelmente indica um problema relacionado à qualidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2745Q884751 | Informática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Observe os seguintes termos e assinale o que se refere a uma técnica utilizada para ocultar informações sensíveis dentro de uma imagem, vídeo ou áudio, sem que pareça haver algo escondido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2746Q893968 | Informática, Windows, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

No que diz respeito ao uso de ferramentas tecnológicas nos escritórios, qual dos softwares listados a seguir é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2747Q956200 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

Texto associado.
Vênus

Há seis anos, ele estava apaixonado por ela. Perdidamente. O problema – um dos problemas, porque havia outros, bem mais graves –, o problema inicial, pelo menos, é que era cedo demais. Quando se tem vinte ou trinta anos, seis anos de paixão pode ser muito (ou pouco, vai saber) tempo. Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais. Estavam ambos naquela faixa intermediária em que ficou cedo demais para algumas coisas, e demasiado tarde para a maioria das outras.
Ela chamava-se Beatriz. Ele chamava-se – não vem ao caso. Mas não era Dante, ainda não. Anos mais tarde, tentaria lembrar-se de como tudo começou. E não conseguia. Não conseguiria, claramente. Voltavam sempre cenas confusas na memória. Misturavam-se, sem cronologia, sem que ele conseguisse determinar o que teria vindo antes ou depois daquele momento em que, tão perdidamente, apaixonou-se por Beatriz.
Voltavam principalmente duas cenas. A primeira, num aniversário, não saberia dizer de quem. Dessas festas de verão, janelas da casa todas abertas, deixando entrar uma luz bem clara que depois empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho, porque entardecia. Ele lembrava de um copo de guaraná, da saia de veludo da mãe – sempre ficava enroscado na mãe, nas festas, espiando de longe os outros, os da idade dele. Lembrava do copo de guaraná, da saia de veludo (seria verde musgo?) e do balão de gás que segurava. Então a mãe perguntou, de repente, qual a menina da festa que ele achava mais bonita. Sem precisar pensar, respondeu:
– Beatriz.
A mãe riu, jogou para trás os cabelos – uns cabelos dourados, que nem o guaraná e a luz de verão – e disse assim:
– Credo, aquele estrelete?
Anos mais tarde, não encontraria no dicionário o significado da palavra estrelete. Mas naquele momento, ali com o balão em uma das mãos, o guaraná na outra, cotovelos fincados no veludo (seria azul-marinho?) da saia da mãe, pensou primeiro em estrela. Talvez por causa do movimento dos cabelos da mãe, quando tudo brilhou, ele pensou em estrela. Uma pequena estrela. Uma estrela magrinha, meio nervosa. Beatriz tinha um pescoço longo de bailarina que a fazia mais alta que as outras meninas, e um jeito lindo de brilhar quando movia as costas muito retas, olhando adulta em volta.
Estrelete estrelete estrelete estrelete – repetiu e repetiu até que a palavra perdesse o sentido e, reduzida a faíscas, saísse voando junto com o balão que ele soltou, escondido atrás do taquareiro. Bem na hora que o sol sumia e uma primeira estrela apareceu. Estrela-d’Alva, Vésper, Vênus, diziam. Diziam muitas coisas que ele ainda não entendia.


(Caio Fernando Abreu. Além do ponto e outros contos. Editora Ática. 2019.)


A principal informação do texto se encontra na passagem a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2748Q1056563 | Matemática, Aritmética e Problemas, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

Um gaveteiro com duas gavetas é utilizado para guardar todos os documentos de uma repartição pública. Na primeira gaveta, há 324 documentos e a razão entre o número de documentos arquivados com o número de documentos não arquivados é 5/13. Essa razão aumenta para 4/9 , quando se considera a segunda gaveta, que possui 169 documentos no total. Qual a diferença entre o número de documentos arquivados na primeira e segunda gavetas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2749Q1078579 | Informática, Sistema Operacional, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Turvânia GO, IV UFG, 2024

No Microsoft Windows, é comum que muitos programas sejam iniciados automaticamente quando o sistema operacional inicia sua operação. Entretanto, este tipo de praticidade pode levar a inconveniências, como por exemplo, a de deixar o computador lento devido ao grande número de programas iniciados sempre que o computador é reiniciado. Para configurar os programas que são iniciados juntamente com o sistema operacional Windows 11 e acessar o Gerenciador de Tarefas, pode-se utilizar o comando Windows + R (considere ‘+’ como sendo combinação de teclas) e digitar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2750Q886836 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A disponibilização dos seis cultivares de pequizeiro para os viveiristas, agricultores e consumidores após 25 anos de pesquisa é um marco importante. As cultivares geneticamente superiores e o sistema de produção desenvolvidos por meio da parceria entre a Embrapa Cerrados e a Emater Goiás são soluções tecnológicas para produção de mudas precoces, homogêneas, vigorosas e saudáveis, que terão destino certo para implantação de pomares e produção de pequi com e sem espinhos para os diferentes nichos de mercado, incluindo a agroindústria

SILVA NETO, Sebastião Pedro da. Pequizeiro: a frutífera nativa de vanguarda. In: Cultivares de pequizeiro. Goiânia, GO: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, 2022, p. 3.


No texto, a interação entre a ciência e o mercado resultou em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2751Q1056565 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

Em determinado setor do CORE-PE trabalham 20 servidores que atuam ou como auxiliares administrativos ou como assistentes jurídicos. Considerando o total de servidores desse setor, 12 servidores são auxiliares administrativos e 15 servidores trabalham no CORE-PE há mais de 5 anos. Pode-se concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2752Q886341 | Sistemas Operacionais, Comandos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No sistema operacional Windows 10 (português), existem diversos comandos que podem ser executados no prompt de comando para diferentes finalidades. Qual alternativa apresenta a função do comando shutdown?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2753Q1056584 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

O objetivo do treinamento das competências humanas é desenvolver comportamentos, modificando as atitudes negativas e transformando-as em positivas, beneficiando tanto o indivíduo quanto a organização. Considerando que, aliadas às competências conceituais e técnicas, algumas competências comportamentais são essenciais para que um profissional chegue ao cargo de gestor e se mantenha nele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Filmes e exercícios de dramatização são ferramentas que podem desenvolver competências comportamentais de um profissional para o cargo de gestor.
( ) Energia, rapidez, extroversão, poder de influência e capacidade de assumir riscos e de tomar decisões sob pressão são algumas características comportamentais requeridas para os gestores.
( ) Motivação é uma competência conceitual que visa despertar a curiosidade e o interesse do colaborador.
( ) O objetivo dos programas de treinamentos comportamentais é aperfeiçoar as habilidades técnicas dos colaboradores.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2754Q1026122 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Uma pesquisa sobre a idade das pessoas de um bairro revelou que cerca de 22% eram crianças/adolescentes, 59% eram idosos e o restante adultos. Considerando que neste bairro habitam 2300 pessoas, o número de crianças é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2755Q886859 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Na dinâmica da comunicação organizacional, o desempenho eficaz das funções do emissor e do receptor é fundamental para assegurar a compreensão adequada da mensagem. Qual é a função específica desses elementos nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2756Q1078118 | Informática, Sistema Operacional, Auxiliar Administrativo, CREFONO 5 Região, Ibest, 2025

De acordo com o Windows 10, assinale a alternativa que apresenta o responsável por armazenar, automaticamente, os programas e aplicativos que o usuário utiliza com mais frequência, para que eles possam ser acessados rapidamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2757Q983143 | Administração Pública, Eficiência, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O atendimento ao público no setor público exigeconhecimento das normas e procedimentos para garantir um serviço eficiente e respeitoso. O profissional deve sempre buscar aprimorar suas habilidades de comunicação e cumprir a legislação. Considerando os princípios da Administração Pública, todas alternativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2759Q886638 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, CRT 2a Região, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta a definição de agente público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.