Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2741Q977604 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

Dentro do planejamento organizacional, os planos que são de responsabilidade dos gerentes e coordenadores departamentais, ou seja, do médio escalão hierárquico — pois eles estão mais próximos dos funcionários que “colocarão a mão na massa” e, efetivamente, produzirão o que foi determinado —, são denominados planos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2742Q916681 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Orgânica do Município de Passos Maia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

O Prefeito poderá solicitar urgência para apreciação de Projetos de sua iniciativa, considerados relevantes, os quais deverão ser apreciados no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2743Q977610 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

A padronização dos produtos e a utilização de linhas de montagem permitiram a produção em larga escala, reduzindo custos e preços finais. Essa definição se refere a qual sistema de organização racional do trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2744Q894411 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Internacional, Auxiliar Administrativo, SAAE de Itaguaçu ES, Instituto Access, 2024

Qual organização é responsável por promover a cooperação econômica e o desenvolvimento entre os países membros, além de fornecer assistência técnica e financeira para projetos de desenvolvimento em todo o mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2745Q977612 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

Que nome se dá à transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2746Q953294 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Trata-se de um documento essencial para a gestão de comunicação em diversas instituições, incluindo empresas, escolas e organizações governamentais. Este documento serve como um registro organizado e rastreável de todas as comunicações recebidas e enviadas, garantindo a transparência e a responsabilidade nas atividades administrativas. Considerando essas definições, identifique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2747Q989906 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Auxiliar Administrativo, CISDESTE MG, IBADE, 2024

O Ministério da Saúde estabelece que a alta hospitalar responsável deve ter o objetivo de preparar o usuário para a volta ao lar com qualidade e segurança para seguimento dos cuidados, promovendo a sua autonomia e reintegração familiar e social. A alternativa correta, acerca dos objetivos da alta hospitalar responsável, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2748Q953304 | Direito Administrativo, Conceito, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

De acordo com a legislação que regula as licitações internacionais, o processo licitatório deve observar as normas da política monetária e do comércio exterior. Com base nas disposições assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2749Q883426 | Português, Substantivos, Auxiliar Administrativo, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Mencionando-se flexão de gênero dos substantivos, indique a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2750Q990188 | Informática, Microsoft Powerpoint, Auxiliar Administrativo, Santa Casa de Iúna ES, IBADE, 2024

Ao preparar uma apresentação no programa Microsoft Power Point, Demócrito utilizou a ferramenta “Slide Mestre”. Qual a função dessa ferramenta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2751Q975871 | Segurança da Informação, Noções de Segurança, Auxiliar Administrativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

Um servidor público precisa criar uma nova senha de acesso ao sistema da repartição. Segundo as boas práticas de segurança, qual das opções abaixo representa uma senha mais adequada e segura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2752Q980226 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

“Manifestação unilateral de vontade da administração pública, com a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações de modo a satisfazer o interesse público”. É definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2753Q884751 | Informática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Observe os seguintes termos e assinale o que se refere a uma técnica utilizada para ocultar informações sensíveis dentro de uma imagem, vídeo ou áudio, sem que pareça haver algo escondido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2754Q975888 | Regimento Interno, Auxiliar Administrativo, Câmara Municipal de Parnamirim PE, IGEDUC, 2025

A função de assessoramento da Câmara de Vereadores de Parnamirim (PE), segundo o § 3º do Art. 2º do seu Regimento Interno, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2755Q1073690 | Informática, Windows Explorer, Auxiliar Administrativo, CREMESE, Quadrix, 2025

Organizar as informações ajudam em sua manutenção e recuperação quando necessário. Considerando essa informação, julgue o item a seguir.

O sistema de arquivos hierárquico presente nos sistemas operacionais modernos permite a organização lógica de dados em pastas e em subpastas, facilitando o acesso e o gerenciamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

2756Q952349 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar Administrativo, FCS MG, MS CONCURSOS, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Sonhos são para serem realizados!

Autor desconhecido.

“Tudo que sonhamos, seja fácil ou difícil de alcançar, nunca deve ser colocado apenas como um fruto da nossa imaginação, muito menos como algo impossível. Certamente o nível de dificuldade e de empenho que deverá ser depositado irá variar, mas jamais permita que seus sonhos sejam esquecidos, simplesmente, por não tentar conquistá-los. Com tantos exemplos de superação e vitórias, como você pode achar que apenas os seus sonhos são impossíveis de realizar? A diferença pode estar na simples ação de levantar e realmente se movimentar para concretizar.

Se você ficar esperando que o mundo se organize para transformar o seu sonho em realidade, pode até acontecer, pois nunca se sabe, mas com certeza a espera pode ser eterna, com grandes chances de permanecer para sempre como lindos pensamentos. Mas ao tentar com todo seu empenho e força de vontade, as chances de um final feliz aumentam em infinitas quantidades.”

Fonte: https://www.facebook.com/3SCorporate/photos/tudo-que-sonhamos-seja-f%C3%A1cilou-dif%C3%ADcil-de-alcan%C3%A7ar-nunca-deve-ser-colocadoapen/2910472042404262/?locale=pt_BR.
No período do texto “mas com certeza a espera pode ser eterna,”, temos uma oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2758Q979235 | Arquivologia, Protocolo, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação ao protocolo, o auxiliar administrativo de uma prefeitura sabe que a etapa de registro de um documento refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2759Q956200 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

Texto associado.
Vênus

Há seis anos, ele estava apaixonado por ela. Perdidamente. O problema – um dos problemas, porque havia outros, bem mais graves –, o problema inicial, pelo menos, é que era cedo demais. Quando se tem vinte ou trinta anos, seis anos de paixão pode ser muito (ou pouco, vai saber) tempo. Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais. Estavam ambos naquela faixa intermediária em que ficou cedo demais para algumas coisas, e demasiado tarde para a maioria das outras.
Ela chamava-se Beatriz. Ele chamava-se – não vem ao caso. Mas não era Dante, ainda não. Anos mais tarde, tentaria lembrar-se de como tudo começou. E não conseguia. Não conseguiria, claramente. Voltavam sempre cenas confusas na memória. Misturavam-se, sem cronologia, sem que ele conseguisse determinar o que teria vindo antes ou depois daquele momento em que, tão perdidamente, apaixonou-se por Beatriz.
Voltavam principalmente duas cenas. A primeira, num aniversário, não saberia dizer de quem. Dessas festas de verão, janelas da casa todas abertas, deixando entrar uma luz bem clara que depois empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho, porque entardecia. Ele lembrava de um copo de guaraná, da saia de veludo da mãe – sempre ficava enroscado na mãe, nas festas, espiando de longe os outros, os da idade dele. Lembrava do copo de guaraná, da saia de veludo (seria verde musgo?) e do balão de gás que segurava. Então a mãe perguntou, de repente, qual a menina da festa que ele achava mais bonita. Sem precisar pensar, respondeu:
– Beatriz.
A mãe riu, jogou para trás os cabelos – uns cabelos dourados, que nem o guaraná e a luz de verão – e disse assim:
– Credo, aquele estrelete?
Anos mais tarde, não encontraria no dicionário o significado da palavra estrelete. Mas naquele momento, ali com o balão em uma das mãos, o guaraná na outra, cotovelos fincados no veludo (seria azul-marinho?) da saia da mãe, pensou primeiro em estrela. Talvez por causa do movimento dos cabelos da mãe, quando tudo brilhou, ele pensou em estrela. Uma pequena estrela. Uma estrela magrinha, meio nervosa. Beatriz tinha um pescoço longo de bailarina que a fazia mais alta que as outras meninas, e um jeito lindo de brilhar quando movia as costas muito retas, olhando adulta em volta.
Estrelete estrelete estrelete estrelete – repetiu e repetiu até que a palavra perdesse o sentido e, reduzida a faíscas, saísse voando junto com o balão que ele soltou, escondido atrás do taquareiro. Bem na hora que o sol sumia e uma primeira estrela apareceu. Estrela-d’Alva, Vésper, Vênus, diziam. Diziam muitas coisas que ele ainda não entendia.


(Caio Fernando Abreu. Além do ponto e outros contos. Editora Ática. 2019.)


A principal informação do texto se encontra na passagem a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2760Q956203 | Português, Adjetivos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

Texto associado.
Vênus

Há seis anos, ele estava apaixonado por ela. Perdidamente. O problema – um dos problemas, porque havia outros, bem mais graves –, o problema inicial, pelo menos, é que era cedo demais. Quando se tem vinte ou trinta anos, seis anos de paixão pode ser muito (ou pouco, vai saber) tempo. Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais. Estavam ambos naquela faixa intermediária em que ficou cedo demais para algumas coisas, e demasiado tarde para a maioria das outras.
Ela chamava-se Beatriz. Ele chamava-se – não vem ao caso. Mas não era Dante, ainda não. Anos mais tarde, tentaria lembrar-se de como tudo começou. E não conseguia. Não conseguiria, claramente. Voltavam sempre cenas confusas na memória. Misturavam-se, sem cronologia, sem que ele conseguisse determinar o que teria vindo antes ou depois daquele momento em que, tão perdidamente, apaixonou-se por Beatriz.
Voltavam principalmente duas cenas. A primeira, num aniversário, não saberia dizer de quem. Dessas festas de verão, janelas da casa todas abertas, deixando entrar uma luz bem clara que depois empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho, porque entardecia. Ele lembrava de um copo de guaraná, da saia de veludo da mãe – sempre ficava enroscado na mãe, nas festas, espiando de longe os outros, os da idade dele. Lembrava do copo de guaraná, da saia de veludo (seria verde musgo?) e do balão de gás que segurava. Então a mãe perguntou, de repente, qual a menina da festa que ele achava mais bonita. Sem precisar pensar, respondeu:
– Beatriz.
A mãe riu, jogou para trás os cabelos – uns cabelos dourados, que nem o guaraná e a luz de verão – e disse assim:
– Credo, aquele estrelete?
Anos mais tarde, não encontraria no dicionário o significado da palavra estrelete. Mas naquele momento, ali com o balão em uma das mãos, o guaraná na outra, cotovelos fincados no veludo (seria azul-marinho?) da saia da mãe, pensou primeiro em estrela. Talvez por causa do movimento dos cabelos da mãe, quando tudo brilhou, ele pensou em estrela. Uma pequena estrela. Uma estrela magrinha, meio nervosa. Beatriz tinha um pescoço longo de bailarina que a fazia mais alta que as outras meninas, e um jeito lindo de brilhar quando movia as costas muito retas, olhando adulta em volta.
Estrelete estrelete estrelete estrelete – repetiu e repetiu até que a palavra perdesse o sentido e, reduzida a faíscas, saísse voando junto com o balão que ele soltou, escondido atrás do taquareiro. Bem na hora que o sol sumia e uma primeira estrela apareceu. Estrela-d’Alva, Vésper, Vênus, diziam. Diziam muitas coisas que ele ainda não entendia.


(Caio Fernando Abreu. Além do ponto e outros contos. Editora Ática. 2019.)


Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição. Assinale a afirmativa transcrita do texto que NÃO apresenta tal classe gramatical em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.