Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2781Q1067074 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Carambeí PR, FAUEL, 2023

Assinale a alternativa que representa qual é a principal diferença entre a Administração Pública Direta e a Administração Pública Indireta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2782Q887385 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Na principal categoria do automobilismo mundial, o Brasil já teve campeões que marcaram a memória nacional. Qual das alternativas abaixo se refere a um piloto de fórmula um brasileiro que fez história naquela categoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2783Q983140 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Em um órgão público, o controle de material de expediente é um processo fundamental para garantir que todos os setores recebam os recursos necessários para o desempenho de suas atividades. Para realizar esse controle de maneira eficiente, é essencial seguir as etapas corretas. Considere o seguinte cenário:

O setor responsável pela gestão de materiais recebe uma solicitação de papel, canetas e outros itens essenciais para o escritório. Após receber a solicitação, a equipe confere a quantidade solicitada, armazena os materiais de forma organizada e, por fim, distribui para os setores requisitantes conforme a demanda.

Com base nesse cenário, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas do controle de material de expediente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2784Q1078116 | Informática, Hardware, Auxiliar Administrativo, CREFONO 5 Região, Ibest, 2025

A principal função da CPU no processamento de dados de um computador é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2785Q885605 | Informática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Existem várias interfaces de armazenamento utilizadas para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos (HDDs), unidades de estado sólido (SSDs) e unidades ópticas a computadores e outros dispositivos. Assinale, a seguir, as interfaces de armazenamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2786Q955241 | Direito Administrativo, Princípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

No contexto da Administração Pública, os princípios fundamentais regem a atuação dos gestores e servidores, garantindo a legalidade e a eficiência dos serviços prestados. Considerando esse aspecto, indique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2787Q894855 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Auxiliar Administrativo, Câmara de Quixaba PE, CONTEMAX, 2024

Consiste em fazer cópias de segurança de informações digitais de um ambiente, aplicação ou em um momento específico com o objetivo de recuperá-las em caso de perdas acidentais ou falhas no sistema em que os arquivos estão armazenados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2788Q912024 | Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Piên PR, FAUEL, 2023

A evolução da Internet nos trouxe muitas vantagens, oferecendo para a população mundial desde pesquisas de qualquer natureza a contatos mais práticos. A Internet sem dúvida se tornou uma ferramenta indispensável e está cada vez mais presente nas nossas vidas. Com essa crescente evolução e necessidade da internet em nossas vidas, cada vez mais geramos novos dados, softwares, hardwares e programas que nos oferecem mais qualidade na utilização da internet e dos serviços associados a ela e também nos exige uma maior estrutura em toda rede. Com isso uma ferramenta que veio para auxiliar essa demanda de forma a otimizar os dados gerados por nós foi o armazenamento na nuvem. Assinale a alternativa que representa a melhor definição de armazenamento na nuvem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2789Q977571 | Português, Morfologia, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

Texto associado.
Considere o seguinte texto para responder à questão.

A CARROÇA

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque, e eu aceitei com prazer.
Após algum tempo, ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:
– Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
– Estou ouvindo um barulho de carroça.
– Isso mesmo – disse meu pai – e é uma carroça vazia!
Perguntei a ele:
– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
– Ora – respondeu meu pai – é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grosseria inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar ser o dono da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
– Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!


Disponível em: https://www.refletirpararefletir.com.br/6-textos-dereflexao
Assinale a alternativa que indica o verbo que substitui adequadamente a locução verbal no seguinte trecho: “– Estou ouvindo um barulho de carroça”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2790Q977591 | Português, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

A democratização da informação via redes sociais transformou o ativismo ambiental. Plataformas como o TikTok permitem que jovens divulguem campanhas contra o desmatamento, pressionando governos e empresas a adotarem práticas sustentáveis. Sobre esse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2792Q916670 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Texto associado.

O que é o sol da meia-noite e em que lugares do planeta ele acontece?


Existem lugares na Terra nos quais o Sol pode brilhar por 24 horas, sem cessar. Este fenômeno ganha o nome de sol da meia-noite, como explica um artigo dedicado ao tema da Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), e se dá tanto no Hemisfério Norte como no Sul, mas em lugares bem determinados.

“O sol da meia-noite é visto no Ártico ou na Antártida, onde a inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano de sua órbita, produz pelo menos um período de 24 horas de luz do dia e um de noite, em cada ano”, explica a Britannica. Neste caso, o sol segue brilhando mesmo quando chega a meia-noite no horário local.

Já um artigo governamental do estado norte-americano de Illinois (um dos mais geograficamente ao norte dos Estados Unidos) detalha que esse acontecimento natural ocorre nos meses de verão e em locais do Círculo Polar Ártico e do Círculo Polar Antártico, não exclusivamente nos polos.

O fenômeno oposto, por sua vez, é a noite polar e ocorre durante o inverno em cada hemisfério, “quando o Sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia”, continua o texto estadunidense.

Nos polos, o efeito da inclinação do eixo tem, teoricamente, seis meses de duração e é visto nas latitudes mais baixas gerando o prolongamento das horas de luz do dia no verão e seu encurtamento no inverno, explica o texto governamental.

“Quando o sol da meia-noite é visto no Ártico, o Sol parece se mover da esquerda para a direita, mas na Antártica o movimento aparente equivalente é da direita para a esquerda. Isso ocorre em latitudes de 65°44' a 90° ao norte ou ao sul, e não para exatamente no Círculo Polar Ártico ou no Círculo Polar Antártico, devido à refração”, explica.

“Como não há assentamentos humanos permanentes ao sul do Círculo Polar Antártico, com exceção das estações de pesquisa, os países e territórios cujas populações experimentam o sol da meia-noite se limitam àqueles atravessados pelos círculos polares”, diz o artigo governamental.

Segundo a fonte, esses locais são: os territórios de Yukon, Nunavut e partes do noroeste do Canadá; países como Islândia, Finlândia,Noruega, Suécia e o território da Groenlândia; além da Rússia e do estado do Alasca, nos Estados Unidos, reforça a fonte.

“A maior cidade do mundo ao norte do Círculo Polar Ártico, Murmansk (na Rússia), recebe o sol da meia-noite de 22 de maio a 22 de julho (62 dias)”, conta o site governamental.

Ainda como curiosidade, vale ressaltar que um quarto do território da Finlândia está ao norte do Círculo Polar Ártico e, por isso mesmo, em seu ponto mais ao norte no país “o Sol não se põe por 72 dias seguidos durante o verão”, continua a fonte.

Já em Svalbard, na Noruega, a região habitada mais ao norte da Europa, não há pôr do sol aproximadamente de 19 de abril a 23 de agosto. “Os locais extremos são os polos, onde o Sol pode estar continuamente visível durante metade do ano. O Polo Norte tem sol à meia-noite durante seis meses, do final de março ao final de setembro, por exemplo”, afirma a mesma fonte.



Fonte: www.nationalgeographicbrasil.com (adaptado).

De acordo com o texto, sobre o movimento aparente do Sol durante o sol da meia-noite, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2793Q894411 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Internacional, Auxiliar Administrativo, SAAE de Itaguaçu ES, Instituto Access, 2024

Qual organização é responsável por promover a cooperação econômica e o desenvolvimento entre os países membros, além de fornecer assistência técnica e financeira para projetos de desenvolvimento em todo o mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2794Q894415 | Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo, SAAE de Itaguaçu ES, Instituto Access, 2024

Com respeito a comunicação no trabalho em equipe, o que é correto observar no relacionamento interpessoal. Marque a alternativa totalmente correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2795Q1079248 | Informática, Internet, Auxiliar Administrativo, UERN, IDECAN, 2024

O acesso ao Google Drive pode ser realizado usando um navegador de Internet. O site que permite esse acesso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2796Q886754 | Informática, Microsoft Powerpoint, Auxiliar Administrativo, Câmara de Tabira PE, UPENET, 2024

Uma empresa está utilizando uma apresentação no Microsoft PowerPoint para conduzir o treinamento dos funcionários. Durante tal treinamento, alguns funcionários fazem observações pertinentes sobre o conteúdo de alguns slides.

Nesse contexto, qual recurso abaixo do Microsoft PowerPoint melhor permitiria guardar as observações, de forma que estas ficassem disponíveis para outras sessões de treinamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2798Q1066008 | Administração Pública, Governabilidade, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Belo Jardim PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A governança no setor público é a função realizadora, responsável pelo planejamento e execução de políticas, enquanto a gestão pública é a função direcionadora, estabelecendo a direção e os objetivos a serem seguidos pelas instituições.

  1. ✂️
  2. ✂️

2799Q888091 | Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo, CEASA ES, Instituto Access, 2024

Um gestor de recursos humanos descobre que um dos seus subordinados está utilizando recursos da empresa para realizar atividades pessoais durante o expediente. Ele conhece bem o funcionário e sabe que ele está passando por dificuldades financeiras. No que se refere a abordagem ética do gestor nessa situação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2800Q1080607 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Roque Gonzales RS, OBJETIVA, 2024

Conforme disposto na Lei nº 13.146/2015 — Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença abaixo:

A colocação competitiva da pessoa com deficiência pode ocorrer por meio de trabalho com apoio, observadas diretrizes como respeito ao perfil vocacional e ao interesse da pessoa com deficiência apoiada (1ª parte). A entidade contratada para a realização de processo seletivo público ou privado para cargo, função ou emprego está obrigada à observância do disposto nesta Lei e em outras normas de acessibilidade vigentes (2ª parte).

A sentença está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.