Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q669356 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Analise as afirmações a seguir sobre critérios de divisibilidade dos números naturais:

I. A soma de dois números pares é sempre divisível por 6.
II. O número 810 é divisível por 2, 3 e 5, simultaneamente.
III. O número 876246417 é divisível por 9.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q667763 | Matemática, Porcentagem, Auxiliar Administrativo, Câmara de Divino MG, GUALIMP, 2020

Texto associado.

O preço inicial de um determinado produto é R$ 120,00. Após aumento de 12%, seu preço passou a ser: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q31357 | Informática, Sistema Operacional e Software, Auxiliar Administrativo, CREFONO MG, QUADRIX

Qual componente de software, do sistema operacional Windows, possibilita a utilização automática da maioria dos hardwares conectados à porta USB?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q30499 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

Um automóvel percorreu a distância entre duas cidades com velocidade constante andando, a cada segundo, 25 metros. Considere que se a sua velocidade fosse de 80 km/h, ele teria gasto 15 minutos a mais para chegar ao seu destino. Sendo assim, é correto afirmar que a distância entre essas cidades é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q30307 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo, COREN PE, IPAD

Quanto à avaliação de resultados no contexto da Administração de Pessoal, analise as afirmativas abaixo:

1. A avaliação não mede os efeitos das atividades de recursos humanos.
2. A autonomia administrativa refere-se ao espaço possível para a tomada de decisões.
3. As informações da análise de funções permitem ao entrevistador descobrir se há compatibilidade entre os candidatos e as tarefas próprias da vaga disputada.
4. O planejamento de recursos humanos (RH) coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos a serem feitos em atividades da própria área de RH.

Está (ão) incorreta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q43420 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
“... Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador.” 

As palavras sublinhadas na frase acima podem ser adequadamente classificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q27364 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Grupos de família no WhatsApp levam conflito de gerações para a Internet

     Os papos (e as brigas) daqueles almoços de domingo em família agora continuam nas redes sociais ou no aplicativo WhatsApp.
     O químico João Henrique Nunes, 25, pediu para sair de um grupo do WhatsApp com mais de 30 familiares.“Eu recebia mensagens incessantes de bom dia, fotos de bebês, correntes e vídeos motivacionais com mais de cinco minutos que acabavam com a minha internet 3G."
     Apesar de dar um basta no grupo familiar, João coleciona diálogos engraçados com a mãe, Maria, e os publica no Facebook. Em uma das conversas expostas na rede, ele pergunta: Mãe, de que cor é esse vestido?", e envia uma foto do vestido azul e preto que no fim de fevereiro virou “meme" * na internet. A mãe não entende nada e diz: “Que vestido é esse?? João Henrique, vira homem!".
     Os mal-entendidos que fazem sucesso na internet são causados por um choque de gerações, segundo Regina de Assis, consultora em educação. “Há diferenças no jeito de se relacionar. Os mais velhos ainda entendem que a relação olho no olho é insubstituível", afirma ela.
     Isso leva a inevitáveis conflitos, afirma a terapeuta Juliana Potter. “Cada um pensa que seu jeito de usar a internet é o certo. Os adolescentes acham ridícula a forma como as mães usam as redes sociais, e os adultos não entendem como estar conectado é realmente importante para os jovens.
     Um exemplo é o caso de Diogo, 10, filho da economista Mariana Villar, 42. “Ele inferniza a minha vida pedindo um aparelho com acesso ao WhatsApp cinquenta vezes por dia", diz ela. “Eu digo que ele não precisa, que não tem maturidade para isso, mas não adianta. Ele acha um absurdo ser o único da turma que não tem o aplicativo."
     Recentemente, ela deixou o menino acessar o aplicativo do celular dela. “Ele me colocou no grupo dos amigos e eles não gostaram, reclamaram, porque eu ficava vendo as conversas. O papo é assim: um diz “oi" e todos respondem. Por que precisa de um telefone para conversar isso?"
     No outro lado, os jovens riem com as dificuldades tecnológicas dos mais velhos.
     “Quando minha mãe tem uma dúvida no WhatsApp, eu tento ajudar. Ela se atrapalha com os comandos mais simples. Às vezes até discutimos, porque o que parece muito simples para mim é, para ela, muito difícil de aprender, então acabo não tendo muita paciência", afirma a estudante Taís Bronca, 23.
     Taís, porém, enxerga um ponto positivo no uso da internet por outras gerações.
     “A minha geração tem o costume de achar que tudo que mãe e pai fazem é brega. Às vezes é implicância, às vezes eles dão motivo – como quando chamam o WhatsApp de ZapZap. Mas é vantajoso que a gente se comunique e que eles treinem a mente para aprender algo novo."
     “Os jovens não podem viver em um mundo em que não há a contribuição dos mais velhos. Por outro lado, não há como impedir os mais novos de usar as redes sociais. O que precisa ser feito é não deixar os jovens se fecharem na realidade virtual", afirma um psicólogo.

(www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/04/1613570-grupos-de-familia--no-whatsapp-levam-conflito-de-geracoes-para-a-internet.shtml.Joana Vines. Adaptado. Acessado em 08.04.2015)

*meme = o termo é usado para descrever um conceito que se espalha via internet.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira, de acordo com as informações textuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q850413 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Administrativo, AV MOREIRA, 2020

Conjunto de documentos, entre eles escritos, fotográficos, microfilmados, mantidos sob a guarda de uma entidade pública ou privada. São utilizados como fonte de informação para as execuções das atividades de uma empresa/instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q31729 | Informática, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

No software Powerpoint 2010 BR, o acionamento da tecla de função F5 tem por finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q682386 | Português, Morfologia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Marque a opção em que a preposição introduz um objeto indireto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q10573 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

Em relação ao protocolo, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q333603 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar Administrativo, SPTRANS SP, VUNESP

No depósito de uma loja foram empilhadas 20 caixas de sapatos, formando uma pilha com 3,60 m de altura. Uma parte das caixas que compõem a pilha tem 15 cm de altura, e as restantes têm 20 cm de altura. A diferença entre as quantidades de cada um dos dois tipos de caixa existentes nessa pilha é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q164644 | Português, Preposições, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Chuvas com lembranças

      Começam a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros que
nem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, às
tontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, e
cada gota que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céu
cinzento, estendem a mão – vão fazer outra coisa. (Como deseja-
riam pular em poças d’água! – Mas a chuva não vem...)
      Nas terras secas, tanta gente a esta hora está procurando, também,
no céu um sinal de chuva! E nas terras inundadas, quanta
gente estará suspirando por um raio de sol!
      Penso em chuvas de outrora: chuvas matinais, que molham
cabelos soltos, que despencam as flores das cercas, que entram
pelos cadernos escolares e vão apagar a caprichosa caligrafia dos
exercícios!
      Chuvas de viagens: tempestade na Mantiqueira, quando nem
os ponteiros do para-brisa dão vencimento à água; quando
apenas se vê, na noite, a paisagem súbita e fosfórea mostrada pelos
relâmpagos.
      Chuvas antigas, nesta cidade nossa, de eternas enchentes:
a de 1811, que com o desabamento de uma parte do Morro do
Castelo soterrou várias pessoas, arrastou pontes, destruiu
caminhos e causou tal pânico em toda a cidade que durante sete dias
as igrejas e capelas estiveram abertas, acesas, com os sacerdotes
e o povo a pedirem a misericórdia divina.
      Chuvas modernas, sem igrejas em prece, mas com as ruas
igualmente transformadas em rios, os barracos a escorregarem
pelos morros; barreiras, pedras, telheiros a soterrarem pobre gente!
      Por enquanto, caem apenas algumas gotas aqui e ali, que
nem as borboletas percebem. Os meninos esperam em vão pelas
poças d’água onde pulariam contentes. Tudo é apenas calor e
céu cinzento, um céu de pedra onde os sábios e avisados tantas
coisas liam, outrora...
      “São Jerônimo, Santa Bárbara Virgem, lá no céu está escrito,
entre a cruz e a água benta: Livrai-nos, Senhor, desta tormenta!”

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque forma uma expressão indicativa de lugar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q163668 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CREF 3Região, Quadrix

O volume V1 de um sólido é inversamente proporcional ao quadrado de uma de suas medidas. Se a medida em questão dobrar de valor, pode-se afirmar que o volume V2 do novo sólido obtido é tal que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q2665 | Informática, Auxiliar Administrativo, FMS, NUCEPE

Considere a figura abaixo, que mostra uma planilha digitada no MS-Excel 2007



Ao lado dos títulos das colunas A e B aparece o ícone . Escolha a alternativa que identifica
CORRETAMENTE o ícone em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q30152 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

Considere a afirmação a seguir:
Se eu paguei o aluguel ou comprei comida, então o meu salário entrou na conta.

Uma afirmação equivalente a afirmação anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q168941 | Matemática, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

João, Leandro e Marco disputaram uma corrida. No final foram apresentados os seguintes resultados:
I. João não foi o primeiro colocado.
II. Leandro não foi segundo colocado.
III. Marco não foi o terceiro colocado.
Se cada um chegou numa posição, então é verdade que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q670767 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Quanto ao estilo formal de relatório, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q24763 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Auxiliar Administrativo, CIS AMOSC SC, CURSIVA

Conforme o Art. 28. da Lei 8666/93 diz: A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.