Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q331776 | Matemática, Cálculo Aritmético, Auxiliar Administrativo, Companhia Energética de Roraima RR, CESPE CEBRASPE

Uma torneira A enche um tanque em nove horas, enquanto uma torneira B enche o mesmo tanque em 12 horas. Se as torneiras A e B funcionarem juntas e, com elas, uma torneira C, o mesmo tanque ficará cheio em quatro horas. Considerando que a vazão das torneiras A, B e C é sempre constante, julgue os itens seguintes. As torneiras B e C, funcionando juntas, demoram mais de sete horas para encher o tanque.
  1. ✂️
  2. ✂️

382Q30796 | Administração Geral, Estrutura Organizacional, Auxiliar Administrativo, CRC MG, IADES

Texto 4

     Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, da análise, da ordenação e do agrupamento das atividades, e dos resultados das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.

OLIVEIRA, D. P. R. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2006, com adaptações.  

Acerca do exposto no texto quanto a estrutura organizacional, assinale a alternativa que indica as desvantagens da organização informal. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q837550 | Matemática, Geometria Espacial, Auxiliar Administrativo, AMAUC, 2021

Em um experimento escolar um estudante encheu completamente com água um recipiente cilíndrico reto, cujas medidas internas são 10 centímetros de diâmetro e 12 centímetros de altura. Em seguida transferiu toda a água desse recipiente para um outro recipiente retangular, cujas medidas internas são 15 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura. A altura atingida pela água no novo recipiente é de: (considere ? = 3).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q30149 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

A diferença entre o resultado da expressão numérica A = (8 − 3 ⋅ 2) ⋅ (3 ⋅ 2 − 8) ÷ (2 − 2 ⋅ 2) ⋅ (2 ⋅ 2 − 2) e o resultado da expressão numérica B = (8 − 3 ⋅ 2) ⋅ (2 − 2 ⋅ 2) ÷ (3 ⋅ 2 − 8) ÷ (2 ⋅ 2 − 2) , nessa ordem, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q43666 | Português, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

Texto associado.
Texto 1
                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis


      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  
      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)
A linguagem do pesquisador pode ser caracterizada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q31247 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Auxiliar Administrativo, CRECI RJ, MS CONCURSOS

O Corretor de Imóveis deve conduzir-se de acordo com o Código de Ética Profissional (Resolução COFECI nº 326/92).

De acordo com esse Código, em seu art. 6º, é vedado ao Corretor de Imóveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q43496 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, SPDM

Uma repartição conta com quatro auxiliares e quatro técnicos; será preciso escalar uma equipe composta por dois técnicos e dois auxiliares para fazer um serão. O número de equipes diferentes que podem ser formadas é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q667254 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Para organizar o acervo documental, um funcionário arquivou 45% do total de documentos em um determinado período de tempo, o que corresponde a 162 documentos. Considerando essa situação, a quantidade de documentos que ainda faltam para que esse funcionário conclua o arquivamento corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q31358 | Informática, Sistema Operacional e Software, Auxiliar Administrativo, CREFONO MG, QUADRIX

No sistema operacional Windows 8, na interface Metro, qual a finalidade da função Maior, ao se clicar com o botão direito do mouse sobre um ícone?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q30150 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

Considere verdadeiras as afirmações a seguir:

I. Laura é economista ou João é contador.
II. Se Dinorá é programadora, então João não é contador.
III. Beatriz é digitadora ou Roberto é engenheiro.
IV. Roberto é engenheiro e Laura não é economista.

A partir dessas informações é possível concluir, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q44927 | Português, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Texto I
Animais Racionais


      Paralisar músculos, injetar substâncias capazes de alterar a percepção ou inocular doenças. Esses são alguns exemplos da infinidade de procedimentos científicos utilizados pelos cientistas em experimentos com animais. Crueldade? Aparentemente, sim. Porém, antes de levantar a bandeira contra, é preciso estar bem ciente das incoerências que esse debate acalorado suscita.

     Como saber os efeitos danosos que as vacinas podem ter em humanos, sem avaliar suas consequências em organismos semelhantes? Eis um dos limites da evolução tecnológica. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, declara: se houver proibição do uso de animais, anos de esforços para descobrir a cura de doenças como a Aids, dengue, malária e leishmaniose terão sido em vão.

      Os defensores da extinção do uso de animais em pesquisas conta-argumentam contestando a validade dessa necessidade, declarando a existência da “cultura do medicamento”. Para eles, a sociedade investe em sanar efeitos ao invés de atacar as causas reais das doenças, como estresse e má alimentação.

      Ainda que parcialmente correto, a má qualidade de vida e certas doenças soam irresponsáveis em um país em vias de assistir a um novo surto de dengue, além de verificar a expansão da Aids entre as camadas mais escolarizadas. Investir em pesquisa e na melhoria da qualidade de vida são fatores que devem caminhar juntos, não se excluírem mutuamente. Se falta educação para eliminar os mosquitos vetores da dengue, o que dirá de hábitos culturais relacionados à obesidade, por exemplo.

      Criticar o uso de animais em experimentos ainda ajuda a mascarar a hipocrisia do churrasco do final de semana. Parece conveniente defender a piedade perante todos os seres vivos sem olhar – literalmente – o próprio prato. No abate de bois, em tempos não muito remotos, incisões na virilha em animais ainda vivos ajudavam a deixar a carne mais macia ao fazer com que o boi sangrasse até a morte. Ao mesmo tempo, deveria ser no mínimo estranho apoiar principalmente a vida de mamíferos. A temática da violência animal parece esquecida ao comprarmos nos supermercados toda a sorte de novidades exterminadoras de insetos. A dignidade dos que merecem ser defendidos parece, assim, escolhida a dedo.

      Explicitar os pontos movediços da extinção ao uso de animais em experimentos científicos, contudo, não significa defender a arbitrariedade. Não é com base em incoerências que se dá ao aval da crueldade em laboratórios, mas sim se mostra que é preciso meio-termo. Bem como critério de responsabilidade e fiscalização.

      Por isso, a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), por meio do projeto de lei Arouca, deveria ser vista como uma iniciativa positiva ao debate. Após 13 anos de tramitações, o governo aprovou em setembro o projeto de lei.

      Reunir membros da comunidade científica como representantes de sociedades protetoras dos animais pode ser um caminho prático no sentido de introduzir as alternativas. É preciso observar no CONCEA um passo mais democrático em relação à discussão, bem como o cumprimento da própria Constituição (artigo 225, que protege a fauna e a flora). Para isso, é preciso crer na democracia. Um problema que os brasileiros, também animais racionais, à vezes padecem.

LIMA, Daniela Priscila 

“Eis um dos limites da evolução tecnológica.” A autora, nesse trecho, refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q672158 | Matemática, Razão e proporção Divisão proporcional, Auxiliar Administrativo, CIESP, CIESP, 2021

Texto associado.

Com o objetivo de presentear algumas crianças de 3 creches, um grupo de amigos arrecadou 400 brinquedos. Segundo o número de crianças em cada creche, foi feita a seguinte distribuição: 1/4 do total de brinquedos foi entregue na primeira creche, 4/10 do total de brinquedos foi entregue na segunda e o restante foi entregue na terceira creche. Dessa forma, o total de brinquedos entregues na terceira creche é igual a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q164918 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC

Uma menina possui 5 blusas, 3 saias e 2 sandálias. De quantas maneiras diferentes ela pode se vestir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q44914 | Direito Ambiental, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Texto associado.
RESPONDA A QUESTÃO COM BASE NA LEI 9.433/97, QUE INSTITUIU A POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS E CRIOU O SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, elencados no art. 5°, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q43504 | Matemática, Auxiliar Administrativo, SPDM

João Marcos comprou hoje um veículo por R$22.500,00 com uma taxa de juros de 2% ao mês. Se João Marcos pagar a dívida daqui a um mês, deverá pagar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q168709 | Matemática, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Maria disse a seu pai que o total de objetos num cesto é igual à terça parte de 27, somada ao triplo da quarta parte de 20. O total de objetos no cesto é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.