Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q30507 | Conhecimentos Específicos, Política Internacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

Preocupado com a expansão dos movimentos radicais na Europa, o governo de Israel pediu, neste primeiro semestre de 2014, que os partidos de direita do continente não se aliem a partidos integrantes ou ideologias que considera "neonazistas, racistas", alegando que não reconhecerá blocos políticos que tenham ligações com tais grupos. O temor israelense está relacionado à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q10574 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN

“Envio de documentos para a instituição arquivística pública, acompanhados dos instrumentos de recuperação da informação com vistas à sua guarda permanente e seu acesso público.” Trata-se do procedimento arquivístico denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q667480 | Português, Morfologia, Auxiliar Administrativo, CIESP, CIESP, 2021

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder a questão.


Amazônia Centro do Mundo
Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do Brasil

Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta – os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global. [...]

Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula. [...]
No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.
O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta.
Eles sabem.
Como Raoni tem repetido há décadas: “Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar”.
Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo. [...]

BRUM, Eliane. El País. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.

A conjunção “mas” pode assumir diferentes significados em um texto. Assinale a alternativa cujo significado dessa conjunção está incorretamente expresso entre parênteses. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q554086 | Informática, Hardware, Auxiliar Administrativo, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2019

Os elementos modem, navegador de internet, placa de som, editor de texto e editor de planilha são, respectivamente, correspondentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q164521 | História, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Porém, esta fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. O custo social e econômico para o país foi altíssimo. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período.

(Renato Cancian,http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ governo-medici-1969-1974. Acesso em 24.03.2014. Adaptado)

Os acontecimentos descritos no texto ficaram conhecidos pelo nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q25611 | Português, Auxiliar Administrativo, CISVALE, OBJETIVA

Sobre o sinônimo da palavra sublinhada em “ confiarei em um presidente novamente se ele mudar o país de verdade.”, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q701969 | Informática, Auxiliar Administrativo, FPMA, FUNPAR NC UFPR, 2019

Qual é a sequência para limpar o histórico de navegação no Microsoft Edge, no Windows 10?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q25620 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CISVALE, OBJETIVA

A diferença entre a quantidade de anagramas que podem ser formados com as letras da palavra EXECUTIVO e a quantidade de anagramas que podem ser formados com as letras da palavra MEMORANDO é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q165402 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Internação, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Ocorrendo a apreensão de um adolescente, a sua internação em entidade, antes da sentença, só pode ser decretada pela autoridade judiciária e pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias. Esse prazo corresponde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q852863 | Informática, Internet, Auxiliar Administrativo, FADESP, 2020

Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos e serviços de Internet:

I. Não é possível disponibilizar arquivos de texto editáveis, como os documentos do Word (DOCX), para download na Internet.

II. XML (Extensible Markup Language) é um dos protocolos de rede utilizados para configuração de uma conta de e-mail.

III. Pop-ups são arquivos de texto que os sites gravam no computador do usuário e que são utilizados para guardar suas preferências de navegação.

Considerando-se V para verdadeiro e F para falso, o julgamento correto das afirmativas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q30614 | Probabilidade e Estatística, Auxiliar Administrativo, CRB MG, QUADRIX

A probabilidade de um evento ocorrer é p%. Qual é a probabilidade de tal evento não ocorrer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q25286 | Português, Auxiliar Administrativo, CISMARPA, IPEFAE

Texto associado.
OBESIDADE PRÉ-NATAL

por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

In http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html
Segundo o texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q4372 | Português, Auxiliar Administrativo, SPTRANS, VUNESP

Texto associado.
Um em cada quatro brasileiros bebe muito

   Pelo menos 25% dos brasileiros consomem bebida exageradamente,
segundo informa estudo, ainda inédito, patrocinado pela
Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). É a primeira pesquisa
sobre consumo de álcool realizada por domicílio.
   Esse dado ajuda a esclarecer por que ocorrem tantos acidentes,
doenças e mortes associadas ao consumo de álcool. Fica, então,
a pergunta: até que ponto existe relação entre o abuso da bebida
e a publicidade? A resposta a essa questão está em mais duas
pesquisas também inéditas.
   Selecionado pela Universidade Federal de São Paulo, um grupo
de 282 adolescentes foi submetido à observação de diferentes
propagandas de cerveja. Os pesquisadores, comandados pela psiquiatra
Ilana Pinsky, estavam interessados em saber como aquelas
mensagens eram percebidas. Nenhum dos entrevistados sabia o
verdadeiro propósito da experiência. De posse das respostas, a
psiquiatra Ilana Pinsky analisou quantas proibições contidas na
auto-regulamentação, feita, portanto, pelos próprios publicitários,
para os comerciais de cerveja seriam desrespeitadas. “Quase
todas”, afirma ela, ao analisar não apenas o que os adolescentes
pensavam, mas também o que sentiam, traduzindo a linguagem
subliminar dos anúncios.
   Uma das regras da auto-regulamentação é evitar o erotismo.
Nem precisaria uma sessão pilotada por especialistas em saúde
mental para desconfiar de que a atriz Juliana Paes, apresentada
nos comerciais de cerveja como “a boa”, não aparece como uma
sóbria professora ensinando seus alunos em uma sala de aula. “A
auto-regulamentação não funciona”, opina Ilana. A propaganda,
porém, funciona e muito bem. Em outra pesquisa, ela detectou
que, em determinada parcela dos entrevistados, as imagens estimularam
o consumo abusivo. “Quem já bebia sentiu-se estimulado
a beber mais”.
   Tais resultados dão uma pista da complexidade da luta para
reduzir os riscos associados ao álcool, e a genialidade publicitária
é um dos ingredientes que contribuem para que essa seja uma das
mais difíceis batalhas da saúde pública. A razão dessa dificuldade
não são apenas as bilionárias verbas envolvidas na indústria da
bebida (das quais nós, dos meios de comunicação, aliás, somos
beneficiários), mas também o patrocínio dessas empresas a campanhas
eleitorais.
   O álcool é beneficiado por um misto de desinformação com
aceitação cultural. Um belo exemplo de desinformação foi exibido
pelo publicitário Roberto Justus, que, em entrevista à Folha, disse
que as cervejas não oferecem perigo, mostrando desconhecer
os mais elementares estudos sobre o alcoolismo. Duas latas de
cerveja equivalem a uma dose de vodca. Um pai fica apavorado
quando o filho fuma um cigarro de maconha, mas é compreensivo
diante de um porre.
   Juntem-se os bilhões da indústria, a ignorância e a tolerância
cultural: entendemos, assim, como, apenas em acidentes, morrem
cem pessoas por dia. Isso sem contar os feridos.

(Gilberto Dimenstein, Folha de S.Paulo, 27.05.2007. Adaptado)
Indique a frase em que ocorre o uso da voz passiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q27063 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Texto associado.
      Memória só registra acontecimentos após os quatro anos de idade
      Uma pesquisa desenvolvida na Memorial University of Newfoundland, no Canadá, afirma que não nos lembramos dos acontecimentos da nossa primeira infância porque nos esquecemos deles enquanto ainda somos crianças.
      O estudo reuniu 140 crianças com idade entre quatro e 13 anos. Na primeira fase do estudo, elas eram convidadas a contar as memórias mais antigas de que tinham lembrança. Dois anos depois, as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.
      Os pesquisadores notaram que as crianças mais novas trocaram as memórias velhas por mais recentes. Já as maiores mantiveram as mesmas lembranças. Foi concluído, portanto, que as crianças se esquecem dos primeiros anos de vida logo na infância.
          _______ isso acontece?
      A neurociência não tem certeza. Uma das hipóteses é de que, nos primeiros anos de vida, nosso cérebro ainda não estaria pronto para gravar memórias para a vida inteira. Estruturas cerebrais responsáveis por processar e arquivar informações não estão totalmente desenvolvidas aos dois ou três anos.
      Os pesquisadores afirmam que os acontecimentos de antes dos três anos são gravados na memória por meio de códigos não linguísticos, que não fazem sentido depois que somos adultos. O fato de as lembranças mais claras coincidirem com o início da alfabetização só reforça essa teoria.
      Para a psicanálise, porém, parte da infância é esquecida porque as lembranças são conflitantes, dolorosas. Eliminamos da consciência tudo aquilo que traz conflito ao mandar para o inconsciente. Nessa visão, o ser humano sofre os efeitos dessas memórias encobertas pelo resto da vida. Daí viriam alguns medos e traumas.

http://www.minhavida.com.br/familia/... - adaptado 
Ao se passar para o singular o termo sublinhado do trecho “... as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.”, quantas outras palavras obrigatoriamente devem ser flexionadas a fim de se manter CORRETA a concordância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q27371 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

Certa mistura é preparada com 800 mililitros do com-ponente M e 450 mililitros do componente N. Se cada 100 mililitros de M e de N custam, respectivamente, R$ 1,50 e R$ 2,00, então o custo de 200 mililitros dessa mistura será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q163591 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais mandado de segurança, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Contra um ato do Poder Público caracterizado pela ilegalidade ou abuso do poder, qualquer pessoa pode utilizar o seguinte instrumento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q169058 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Para formar o plural de "mão" acrescenta-se simplesmente um só "s" à forma singular ? mãos. Assinale a alternativa que obedece à mesma forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q44939 | Informática, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

São considerados navegadores de Internet, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q50226 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Marcos comprou um produto e pagou R$ 70,00 já incluso um desconto de 30% sobre o preço à vista do produto. Se preferisse poderia ter pago o produto, após 20 dias da compra, com juros de 10% sobre o preço à vista. O valor que Marcos pagaria pelo produto se optasse por pagá-lo após 20 dias seria de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.