Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q43661 | Português, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

Texto associado.
Texto 1
                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis


      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  
      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)
No início do quarto parágrafo está presente a conjunção “no entanto”, de valor adversativo, que opõe os seguintes elementos do texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q43507 | Matemática, Auxiliar Administrativo, SPDM

Se 9 - 3x = - 12 então x é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q669445 | Informática, Auxiliar Administrativo, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.


Dentre as alternativas abaixo, assinale qual a alternativa CORRETA para se criar um documento em branco no MS-WORD PT-BR 2016:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q672005 | Informática, Auxiliar Administrativo, Câmara de Divino MG, GUALIMP, 2020

Texto associado.

Ao elaborar uma planilha no Microsoft Excel/2010 (Pt-Br), a aba em que estão alocadas as funções de inserção de objetos com SmartArt, figuras, caixas de textos e destaques para inserção de gráficos variados é denominada como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q46854 | Português, Auxiliar Administrativo, IPT SP, VUNESP

Ateneu era o grande colégio da época. 
“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente ... [...]
Eu tinha 11 anos.

Eu tinha 11 anos. Frequentara como externo, durante alguns meses, uma escola familiar do Caminho Novo, onde algumas senhoras inglesas, sob a direção do pai, distribuíam educação à infância como melhor lhes parecia.

[...] 
Apesar deste ensaio da vida escolar a que me sujeitou a família, antes da verdadeira provação, eu estava perfeitamente virgem para as sensações novas da nova fase. O internato! Destacado do conchego placentário da dieta caseira, vinha próximo o momento de se definir a minha individualidade. Amarguei por antecipação o adeus às primeiras alegrias; olhei triste os meus brinquedos, antigos já!

[...] 

Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.

(O Ateneu, Raul Pompeia, Ed. Nova Fronteira, 2011. Excertos. Adaptado)
 
No trecho inicial do texto, as frases – “Vais encon-trar o mundo, (…). Coragem para a luta.” – são dirigidas _____________ e a forma verbal “Vais” está na ____________ 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectiva- mente, as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q30509 | Conhecimentos Específicos, Política Internacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade dos estrangeiros com o status. É o que mostram dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, obtidos pelo Gl. Os números revelam que os pedidos de refúgio no país têm crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em 2013, foram 5.256, ante 566 em 2010. As solicitações aceitas também aumentaram: de 126, em 2010, para 649 no ano passado.

(Disponível em: www.gl.globo.com - em 24/04/2014, às 11h2 7.)

"O maior grupo de refugiados, no Brasil, vem da Colômbia, sendo que há entre os mais de 1.100 refugiados deste país, quantidade representativa de reassentados, pois são refugiados que estavam no __________________, país vizinho à Colômbia, que já possui mais de 50 mil colombianos refugiados, fugindo de conflitos envolvendo os(as) ___________________________________ na Colômbia."
Assinale a alternativa que completa correta e seqüencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q31369 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Considere a seguinte afirmação: ""Uma organização formal reúne um conjunto de posições funcionais e hierárquicas objetivando produzir bens ou serviços. Nesse contexto, os princípios fundamentais da organização formal são: divisão do trabalho; especialização; hierarquia e amplitude administrativa." Aponte, entre as afirmações, a incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q30145 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

Escolhendo-se um número natural par maior do que o 0 (zero) qualquer, seu segundo maior divisor será exatamente a metade do número escolhido. Escolhendo-se um número natural ímpar maior do que 1 (um) qualquer, seu segundo maior divisor será, no máximo, a terça parte do número escolhido. O primeiro número natural ímpar maior do que 100 cujo segundo maior divisor natural, supera em 1 unidade o segundo maior divisor natural de 100, é o número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q27381 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Auxiliar Administrativo, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

A contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q31734 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Avalie se as atribuições dos CRMV incluem as seguintes:

I - Inscrever os profissionais registrados residentes em sua jurisdição e expedir as respectivas carteiras profissionais. 
II - Examinar as reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações da Lei 5517/68 e decidir, com recursos para o CFMV. 
III - Fiscalizar o exercício da profissão, punindo os seus infratores, bem como representando às autoridades competentes acerca de fatos que apurar e cuja solução não seja, de sua alçada. 
IV - Funcionar como Tribunal de Honra dos profissionais, zelando pelo prestígio e bom nome da profissão.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q46846 | Português, Auxiliar Administrativo, IPT SP, VUNESP

Leia trechos da letra da música dos compositores José Carlos Figueiredo, Antônio Carlos Marques Pinto e José Ubaldo Avila para responder às questões de números 06 a 08.

Você abusou

Me magoa, maltrata e quer desculpa 
Me retruca, me trai e quer perdão 
Me ofende, me fere e não tem culpa
Jesus Cristo, eu não sei quem tem razão.

Esse fogo, essa farsa, essa desgraça 
Me corrompe e corrói meu coração 
Há momentos que eu paro e acho graça 
Procuro, e não acho a solução.

Você abusou, 
Tirou partido de mim, abusou

Mas não faz mal
É tão normal ter desamor 
É tão cafona sofrer dor 
Que eu já não sei
Se é meninice ou cafonice o meu amor.

Que me perdoem, se eu insisto neste tema

Se o quadradismo dos meus versos, 
Vai de encontro aos intelectos, 
Que não usam o coração, 
Como expressão...
 
Releia os versos a seguir.

Que me perdoem, se eu insisto neste tema

Se o quadradismo dos meus versos, 
Vai de encontro aos intelectos, 
Que não usam o coração, 
Como expressão...

A frase em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido do texto, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q11596 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, UFU MG

O método básico de arquivamento subdivide-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q30803 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo, CRC MG, IADES

Para a teoria neoclássica, as funções do administrador aceitas atualmente são, basicamente, o planejamento, a organização, a direção e o controle. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a finalidade da função administrativa controle. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q30297 | Matemática, Auxiliar Administrativo, COREN PE, IPAD

As duas Coréias, juntas, têm um orçamento militar de 30 bilhões de dólares. O orçamento militar da Coréia do Sul é cinco vezes maior que o da Coréia do Norte. De acordo com esses dados, qual o valor do orçamento militar da Coréia do Sul?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q25293 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CISMARPA, IPEFAE

Uma fábrica produz apenas dois tipos de produtos, o produto A e o produto B. Em 2013 ela recebeu R$64.000,00 pelo total de suas vendas e vendeu 1.500 unidades do A e 2.000 do B. Já em 2014, esse faturamento foi 20% maior, com a venda de 2.000 unidades do A e 2.240 do B. Considerando que os dois produtos foram vendidos pelo mesmo valor do ano anterior, calcule o valor unitário de venda de cada produto nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q43499 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, SPDM

Agenor fará uma viagem a São Paulo; ele chegará na cidade numa quinta-feira e reservou um hotel para uma estadia de seis noites. Assim, se mantiver a reserva, Agenor deverá deixar o hotel numa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q30503 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

Considerando as características e peculiaridades do ofício, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas.

( ) O timbre existe quando o papel utilizado pertence à repartição oficial ou à empresa.
( ) O ofício é sempre numerado, seja oriundo de pessoa física ou jurídica.
( ) A existência da epígrafe não é obrigatória, mas conveniente, pois constando agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.
( ) Se houver anexos, será indicado seu número (Anexo: 1, Anexos: 3) entre a assinatura e o endereçamento.

A seqüência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q50255 | Português, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Texto associado.
Texto para as questão
Texto III


Afinal, o que é ética?

Você certamente já deve ter ouvido falar em ética.
Por exemplo, quando ouvimos falar em “Conselho de Ética” do Senado, que é quando um grupo de dirigentes se reúne para julgar se as ações de outro político foram adequadas ou não. ou então quando o assunto é clonagem humana, há uma grande polêmica sobre ética (ou sua falta). Mas afinal, o que é ética?
A palavra “ética” vem do grego e significa o “modo de ser”, “caráter”. Na prática, a ética é a harmonia entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade. Se todo mundo agisse eticamente, em todas as situações, ninguém seria prejudicado. Nesse sentido, embora não deva ser confundida com as leis, ela está relacionada com a justiça social. 
Diferentemente do que muitos imaginam, as pessoas têm de lidar com questões éticas a todo momento: aquele que encontra uma carteira cheia de dinheiro e a devolve ao dono; a pessoa que, no transporte público, dá seu lugar a idosos, deficientes físicos, mulheres grávidas ou com crianças decolo; aqueles que sempre jogam lixo nos lugares apropriados; aquele que, se o caixa do supermercado der o troco a mais, devolve o dinheiro... todos são exemplos de atitudes éticas, que fazem bem à comunidade, protegem seus membros mais vulneráveis e garantem, enfim, um funcionamento harmonioso e justo entre as pessoas. 

(Gilberto Dimenstein, O Cidadão de Papel)
No primeiro parágrafo do texto, o autor sugere que ética é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q50256 | Português, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Texto associado.
Texto para as questão
Texto III


Afinal, o que é ética?

Você certamente já deve ter ouvido falar em ética.
Por exemplo, quando ouvimos falar em “Conselho de Ética” do Senado, que é quando um grupo de dirigentes se reúne para julgar se as ações de outro político foram adequadas ou não. ou então quando o assunto é clonagem humana, há uma grande polêmica sobre ética (ou sua falta). Mas afinal, o que é ética?
A palavra “ética” vem do grego e significa o “modo de ser”, “caráter”. Na prática, a ética é a harmonia entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade. Se todo mundo agisse eticamente, em todas as situações, ninguém seria prejudicado. Nesse sentido, embora não deva ser confundida com as leis, ela está relacionada com a justiça social. 
Diferentemente do que muitos imaginam, as pessoas têm de lidar com questões éticas a todo momento: aquele que encontra uma carteira cheia de dinheiro e a devolve ao dono; a pessoa que, no transporte público, dá seu lugar a idosos, deficientes físicos, mulheres grávidas ou com crianças decolo; aqueles que sempre jogam lixo nos lugares apropriados; aquele que, se o caixa do supermercado der o troco a mais, devolve o dinheiro... todos são exemplos de atitudes éticas, que fazem bem à comunidade, protegem seus membros mais vulneráveis e garantem, enfim, um funcionamento harmonioso e justo entre as pessoas. 

(Gilberto Dimenstein, O Cidadão de Papel)
No segundo parágrafo, para desenvolver o conceito de ética, o autor faz uso de um exemplo. Indique esse exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q27080 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Conforme KASPARY, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Mensagem.
(2) Ordem de serviço.
(3) Parecer.

( ) É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes para informar sobre atos da Administração Pública.
( ) É uma determinação especial dirigida aos responsáveis por obras ou serviços públicos, contendo imposições de caráter administrativo ou especificações técnicas sobre o modo e a forma de sua realização.
( ) Na Administração Pública, geralmente é parte integrante de um processo, para o qual aponta solução favorável ou desfavorável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.