Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q165794 | Informática, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Em alguns momentos da navegação pela internet pode ocorrer de uma página não carregar adequadamente, ou estarmos vendo uma página antiga que já foi alterada. Para conseguirmos ver a versão mais atual da página, ou recarregá?la adequadamente, devemos ativar a tecla:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q37071 | Matemática, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A caixa d’água de um hospital tem a forma de um cilindro circular reto com 10 metros de altura e capacidade para 30.000 litros de água. Considere que essa caixa d’água, completamente vazia, foi enchida à vazão constante e, 100 minutos depois de iniciado o enchimento, a água atingiu a altura de 3 metros. Com base nessas informações e supondo que nenhuma torneira abastecida pela caixa seja aberta durante o processo de enchimento, julgue os itens a seguir.

O tempo necessário para que a água no interior da caixa d’água atinja determinada altura é proporcional a essa altura.
  1. ✂️
  2. ✂️

663Q28942 | Português, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Reflexões sobre a escassez da água

Osvaldo Ferreira Valente (Engenheiro florestal, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas)

Publicação: 05/08/2015 04:00

Tenho 48 anos de atividades pertinentes à produção de água. Tudo começou quando, em 1967, na antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje UFV, tive a oportunidade de criar e lecionar a primeira disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas no Brasil para o curso de engenharia florestal. Num tempo em que a água, com exceção do semiárido, era abundante e classificada como bem livre e sem valor econômico, já foi uma aventura. A experiência acumulada carrega, entretanto, a angústia atual de ver o assunto sendo tratado com visão muito pouco fundamentada por conhecimentos científicos da hidrologia e do manejo de bacias hidrográficas. Mas quase sempre, quando um assunto entra na ordem do dia, aparece uma profusão de palpites e os que têm argumentos mais sólidos acabam sufocados pela pilha de soluções oportunistas, advindas dos “especialistas de plantão".

Depois desses 48 anos, muitas coisas estão mudadas: nova legislação sobre recursos hídricos, a água sendo considerada um bem escasso e de valor econômico, as bacias hidrográficas sendo nomeadas como unidades básicas de produção e gestão da água, o surgimento dos comitês e das agências de bacias, muitas escolas oferecendo a disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas e muito mais conhecimentos científicos acumulados. De onde vem, então, a minha angústia? Vem da percepção de que está faltando objetividade e embasamento científico e tecnológico (da hidrologia e do manejo de bacias) nos procedimentos propostos para combater a escassez.

É uma temeridade, para a hidrologia de pequenas bacias, esperar que o reflorestamento ciliar seja sempre capaz de aumentar quantidade de água produzida por nascentes e córregos. Onde estão as pesquisas científicas que comprovam isso? Se as matas ciliares fossem suficientes, estaria muito fácil sanar a escassez. Outra temeridade é acreditar que o combate à falta de água está na dependência exclusiva dos reflorestamentos. O primeiro obstáculo a isso é que o aumento populacional, com ocupação intensa das superfícies das bacias, não permitirá mais aumentar substancialmente as áreas florestadas; o segundo obstáculo é que a ação positiva da floresta no aumento de quantidade de água, se implantada nos locais certos, só virá após 30 ou 40 anos. Até lá o seu efeito poderá ser o contrário. Dá para esperar?

Soluções objetivas e racionais para a crise atual englobam o abastecimento artificial de aquíferos subterrâneos por meio da construção de terraços, de caixas de infiltração e de barraginhas, no meio rural, e na assistência técnica aos produtores rurais, que ocupam e exploram as superfícies das bacias para que eles possam reter mais e mais as enxurradas. Também o meio urbano deve colaborar, coletando água de chuva para tarefas domésticas e industriais, construindo cisternas e valas de infiltração e mantendo o máximo possível de áreas permeáveis em seus domínios. Tudo planejado de acordo com as especificidades ambientais e com a capacitação dos envolvidos.

Concluindo, é um erro concentrar as atenções somente no saneamento básico. É evidente a sua importância, mas ele depende da existência prévia de quantidade suficiente de água nos mananciais. Outro erro é pensar que a conservação de nascentes e córregos é uma operação a ser feita apenas nos seus entornos, com cercamento e reflorestamento das áreas isoladas. Nascentes e córregos são produtos do comportamento de todas as superfícies das pequenas bacias que, antes de estudos hidrológicos específicos, são potenciais áreas de recarga.

Disponível em http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2015/08/05/interna_opiniao,157381/reflexoessobre-a-escassez-de-agua.shtml Acesso em 04 set. 2015.
Considere o trecho

     Tenho 48 anos de atividades pertinentes à produção de água. Tudo começou quando, em 1967, na antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje UFV, tive a oportunidade de criar e lecionar a primeira disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas no Brasil para o curso de engenharia florestal. Num tempo em que a água, com exceção do semiárido, era abundante e classificada como bem livre e sem valor econômico, já foi uma aventura. A experiência acumulada carrega, entretanto, a angústia atual de ver o assunto sendo tratado com visão muito pouco fundamentada por conhecimentos científicos da hidrologia e do manejo de bacias hidrográficas. 

O articulador grifado no trecho pode, preservando as relações de sentido do texto original, ser substituído por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q166931 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Texto associado.

Conto de Mistério

Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele, ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal–encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou: "Siga–me!" ? foi a ordem dada com voz cava. /deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco __________ e mal iluminado e ele ? a uma distância de uns dez a doze passos ? entrou também. Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou–se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu–se discretamente.

Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via–se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor, parecia ter medo do que ia fazer. Não ____________ – porém ? quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida disse: "É este".

O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois virou–se para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.

Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:

? Julieta! Julieta... consegui.

A mulher veio lá de dentro ______________ as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

PONTE PRETA. Stanillaw. Primo Altamirando e
5ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira,
1975. p. 197–99

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q164131 | Matemática, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC

Uma empresa produziu 60.000 peças

de um determinado produto ao longo de 4 anos.

Quantas peças a empresa produziu no primeiro ano,

sabendo?se que a produção dobra a cada ano?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q50239 | Português, Noções Gerais de Compreensão, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Texto associado.
Texto para a questão.
Texto I


Beijos e Abraços 
(Luís Fernando Veríssimo) 

O brasileiro é expansivo mas tem um certo pudor de mostrar seus sentimentos. Somos da terra do “dá cá um abraço” mas também temos nossas hesitações afetivas. O meio-termo encontrado é o insulto carinhoso. 
- Seu filho da mãe!
- Seu cafajeste!
São dois amigos que se encontram.
- Só me faltava encontrar você. Estragou meu dia.
- Este lugar já foi mais bem frequentado... 
Depois dos insultos, os brasileiros se abraçam com fúria. E os sonoros tapas nas costas - outra instituição nacional 
- chegam ao limite entre a cordialidade e a costeja partida. 
Eles se adoram, mas que ninguém se engane. É amor de homem, estão pensando o quê?
Quanto maior a amizade, maior a agressão. E você pode ter certeza que dois brasileiros são íntimos quando põem a mãe no meio. A mãe é o último tabu brasileiro. Você só insulta a mãe dos seus melhores amigos. 
- Sua mãe continua na zona?
-Aprendendo com a sua.
- Dá cá um abraço!
E lá vêm os tapas. 
Um estrangeiro despreparado pode levar alguns sustos antes de se acostumar com a nossa selvageria amorosa. 
- Crápula!
- Vigarista!
- Farsante!
- My God! Eles vão se matar! 
Não se matam. Se abraçam, às gargalhadas. Talvez ensaiem alguns socos nos braços ou simulem diretos nos queixos. Mas são amigos.[...] 

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso.beiiose-abracos. 1048595.0.htm
A conjunção “mas”, presente no primeiro período, relaciona as orações estabelecendo um sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q27074 | Legislação Municipal, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Segundo a Lei Orgânica do Município, perderá o mandato o Vereador:

I - Cujo procedimento for declarado compatível com o decoro parlamentar.
II - Que perder ou tiver suspensos os direitos políticos.
III - Quando o decretar a Justiça Eleitoral.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

668Q25284 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, CISMARPA, IPEFAE

A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou, em junho, uma decisão histórica a favor dos cidadãos americanos homossexuais. Após longa batalha judicial entre ativistas e alguns estados norte-americanos, os juízes decidiram pela equivalência de direitos, em todo o país, em relação à união civil dos casais gays. Qual foi essa decisão da Suprema Corte norte-americana?

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/06/1648129-em-decisao-historicaestados-unidos-*.shtml
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q164832 | Matemática, Volumes, Auxiliar Administrativo, CREF 3Região, Quadrix

Quantos são os cubos, cujas arestas medem 10 em" que cabem em um~ caixa na forma de um paralelepípedo retângulo com medidas de 1,2 m x 0,9 m x 0,6 m?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q50218 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Dentre as alternativas a única incorreta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q30295 | Português, Auxiliar Administrativo, COREN PE, IPAD

Texto associado.
Cientistas descobrem proteína envolvida no diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2, que impede as células de absorver glicose, tinha origem misteriosa até esta semana, quando cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica Whitehead e da Universidade Yale, nos EUA, divulgaram ter descoberto uma proteína que tem relação com a doença. Ao contrário do diabetes de tipo 1, adquirido na infância e na qual o sistema imunológico da pessoa ataca as células que produzem insulina, a tipo 2, se desenvolve na fase adulta e impede que as células respondam à insulina. Esse hormônio é secretado na corrente sanguínea pelo pâncreas quando o organismo detecta excesso de glicose no sangue, interagindo com “receptores” na superfície das células e instruindo-as a absorver e armazenar o excesso de glicose.

Milhões de proteínas 

O estudo, publicado na revista “Nature”, relata a descoberta de uma proteína denominada TUG. Ela se mostrou intimamente ligada a um receptor celular de glicose, o GLUT4, único receptor da substância que fica no interior das células (os restantes ficam em sua superfície). Quando a insulina atua nos “receptores” da membrana celular, o GLUT4 sobe e traz a glicose para o interior da célula. Ele é, também, o único receptor que responde exclusivamente à presença da insulina. Em pessoas com diabete tipo 2, o GLUT4 não vai até a membrana celular, impedindo a absorção da glicose. Os cientistas Jonathan Bogan e Harvey Lodish, autores do estudo, pesquisaram por cinco anos mais de 2,4 milhões de proteínas para identificar qual delas atuaria na distribuição do GLUT4, chegando à TUG.

Fonte: Folha Online. Acesso em 10/2003 
O termo secretado poderia ser substituído, sem causar distorções de sentido por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q30301 | Informática, Auxiliar Administrativo, COREN PE, IPAD

Acerca dos componentes de hardware e software de um computador, analise as seguintes afirmativas:

1. Os chamados hubs USB são equipamentos úteis quando não existem muitas portas USB disponíveis em um computador.
2. As portas USB podem ser utilizadas para conectar ao computador equipamentos como gravadores deCD/DVD, impressoras, pen-drives e até celulares.
3. Apesar da evolução da tecnologia dos monitores de CRT (tubo de raios catódicos) para LCD (tela de cristal líquido), essa mudança não requisitou a troca do tipo de conector que liga o computador ao monitor.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q27060 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Texto associado.
      Memória só registra acontecimentos após os quatro anos de idade
      Uma pesquisa desenvolvida na Memorial University of Newfoundland, no Canadá, afirma que não nos lembramos dos acontecimentos da nossa primeira infância porque nos esquecemos deles enquanto ainda somos crianças.
      O estudo reuniu 140 crianças com idade entre quatro e 13 anos. Na primeira fase do estudo, elas eram convidadas a contar as memórias mais antigas de que tinham lembrança. Dois anos depois, as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.
      Os pesquisadores notaram que as crianças mais novas trocaram as memórias velhas por mais recentes. Já as maiores mantiveram as mesmas lembranças. Foi concluído, portanto, que as crianças se esquecem dos primeiros anos de vida logo na infância.
          _______ isso acontece?
      A neurociência não tem certeza. Uma das hipóteses é de que, nos primeiros anos de vida, nosso cérebro ainda não estaria pronto para gravar memórias para a vida inteira. Estruturas cerebrais responsáveis por processar e arquivar informações não estão totalmente desenvolvidas aos dois ou três anos.
      Os pesquisadores afirmam que os acontecimentos de antes dos três anos são gravados na memória por meio de códigos não linguísticos, que não fazem sentido depois que somos adultos. O fato de as lembranças mais claras coincidirem com o início da alfabetização só reforça essa teoria.
      Para a psicanálise, porém, parte da infância é esquecida porque as lembranças são conflitantes, dolorosas. Eliminamos da consciência tudo aquilo que traz conflito ao mandar para o inconsciente. Nessa visão, o ser humano sofre os efeitos dessas memórias encobertas pelo resto da vida. Daí viriam alguns medos e traumas.

http://www.minhavida.com.br/familia/... - adaptado 
Quanto ao uso dos Porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna do texto CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

674Q30163 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Auxiliar Administrativo, Copergás PE, FCC

O Estado de Pernambuco publicou edital de licitação, na modalidade tomada de preços, para a construção de importante obra pública. A empresa MW pretende participar do certame, mas não é cadastrada. Nos termos da Lei no 8.666/1993, desde que respeitada a necessária qualificação, a citada empresa poderá participar do certame se atender a todas as condições exigidas para cadastramento até o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q31718 | Direito Constitucional, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Com base na Constituição Federal, avalie se são falsas (F) ou verdadeiras (V) as afirmativas a seguir:

I - É garantido o direito de propriedade.
II - A propriedade atenderá a sua função social.
III - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q27372 | Matemática, Auxiliar Administrativo, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

Em um campeonato amador de futebol, cada time disputou duas partidas com cada um dos demais times participantes, sendo uma no primeiro turno e outra no segundo turno. Se cada time disputou um total de 26 partidas, então o número de times participantes dessa competição era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q50197 | Informática, Teclas de Atalho, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

No Word, cada tecla de função (de F1 a F12) possibilita realizar um tipo de ação. A tecla de função F4 tem como utilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q27062 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Texto associado.
      Memória só registra acontecimentos após os quatro anos de idade
      Uma pesquisa desenvolvida na Memorial University of Newfoundland, no Canadá, afirma que não nos lembramos dos acontecimentos da nossa primeira infância porque nos esquecemos deles enquanto ainda somos crianças.
      O estudo reuniu 140 crianças com idade entre quatro e 13 anos. Na primeira fase do estudo, elas eram convidadas a contar as memórias mais antigas de que tinham lembrança. Dois anos depois, as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.
      Os pesquisadores notaram que as crianças mais novas trocaram as memórias velhas por mais recentes. Já as maiores mantiveram as mesmas lembranças. Foi concluído, portanto, que as crianças se esquecem dos primeiros anos de vida logo na infância.
          _______ isso acontece?
      A neurociência não tem certeza. Uma das hipóteses é de que, nos primeiros anos de vida, nosso cérebro ainda não estaria pronto para gravar memórias para a vida inteira. Estruturas cerebrais responsáveis por processar e arquivar informações não estão totalmente desenvolvidas aos dois ou três anos.
      Os pesquisadores afirmam que os acontecimentos de antes dos três anos são gravados na memória por meio de códigos não linguísticos, que não fazem sentido depois que somos adultos. O fato de as lembranças mais claras coincidirem com o início da alfabetização só reforça essa teoria.
      Para a psicanálise, porém, parte da infância é esquecida porque as lembranças são conflitantes, dolorosas. Eliminamos da consciência tudo aquilo que traz conflito ao mandar para o inconsciente. Nessa visão, o ser humano sofre os efeitos dessas memórias encobertas pelo resto da vida. Daí viriam alguns medos e traumas.

http://www.minhavida.com.br/familia/... - adaptado 
Quanto ao texto, analisar os itens abaixo:

I - As lembranças mais claras não coincidem com o início da alfabetização, o que reforça a certeza de que os códigos linguísticos deveriam ser esquecidos.
II - As lembranças de acontecimentos da nossa primeira infância são esquecidas enquanto ainda somos crianças.
III - Eliminamos do inconsciente tudo aquilo que traz conflito ao mandar para a consciência, o que provoca medos e traumas pelo resto da vida.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q37078 | Matemática, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Considere as seguintes definições:

I os divisores próprios de um número inteiro positivo n são todos os divisores inteiros positivos de n, exceto o próprio n;
II um número n será perfeito se a soma de seus divisores próprios for igual a n;
III dois números serão números amigos se cada um deles for igual à soma dos divisores próprios do outro.

Com base nessas definições, julgue os itens que seguem.

Se um número é maior que 1, então o conjunto dos seus divisores próprios tem, pelo menos, 2 elementos.
  1. ✂️
  2. ✂️

680Q334312 | Matemática, Cálculo Aritmético, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Joana comprou para o escritório 2 resmas de papel e 3 caixas para arquivo e pagou o total de R$80,00. Sabe-se que uma resma de papel custa R$5,00 a mais do que uma caixa de arquivo. Uma resma de papel e uma caixa de arquivo custam, juntas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.