Início

Questões de Concursos Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q168277 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Internação, Auxiliar Administrativo, DEGASE, CEPERJ

Em relação à aplicação a um adolescente da medida de internação, por força de uma determinada infração cometida, o ECA estabelece diretrizes em relação ao princípio da brevidade da medida. Sendo assim, a internação não tem prazo determinado, deve ser reavaliada no máximo a cada seis meses e em nenhuma hipótese o seu período máximo poderá exceder:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q44929 | Português, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Texto I
Animais Racionais


      Paralisar músculos, injetar substâncias capazes de alterar a percepção ou inocular doenças. Esses são alguns exemplos da infinidade de procedimentos científicos utilizados pelos cientistas em experimentos com animais. Crueldade? Aparentemente, sim. Porém, antes de levantar a bandeira contra, é preciso estar bem ciente das incoerências que esse debate acalorado suscita.

     Como saber os efeitos danosos que as vacinas podem ter em humanos, sem avaliar suas consequências em organismos semelhantes? Eis um dos limites da evolução tecnológica. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, declara: se houver proibição do uso de animais, anos de esforços para descobrir a cura de doenças como a Aids, dengue, malária e leishmaniose terão sido em vão.

      Os defensores da extinção do uso de animais em pesquisas conta-argumentam contestando a validade dessa necessidade, declarando a existência da “cultura do medicamento”. Para eles, a sociedade investe em sanar efeitos ao invés de atacar as causas reais das doenças, como estresse e má alimentação.

      Ainda que parcialmente correto, a má qualidade de vida e certas doenças soam irresponsáveis em um país em vias de assistir a um novo surto de dengue, além de verificar a expansão da Aids entre as camadas mais escolarizadas. Investir em pesquisa e na melhoria da qualidade de vida são fatores que devem caminhar juntos, não se excluírem mutuamente. Se falta educação para eliminar os mosquitos vetores da dengue, o que dirá de hábitos culturais relacionados à obesidade, por exemplo.

      Criticar o uso de animais em experimentos ainda ajuda a mascarar a hipocrisia do churrasco do final de semana. Parece conveniente defender a piedade perante todos os seres vivos sem olhar – literalmente – o próprio prato. No abate de bois, em tempos não muito remotos, incisões na virilha em animais ainda vivos ajudavam a deixar a carne mais macia ao fazer com que o boi sangrasse até a morte. Ao mesmo tempo, deveria ser no mínimo estranho apoiar principalmente a vida de mamíferos. A temática da violência animal parece esquecida ao comprarmos nos supermercados toda a sorte de novidades exterminadoras de insetos. A dignidade dos que merecem ser defendidos parece, assim, escolhida a dedo.

      Explicitar os pontos movediços da extinção ao uso de animais em experimentos científicos, contudo, não significa defender a arbitrariedade. Não é com base em incoerências que se dá ao aval da crueldade em laboratórios, mas sim se mostra que é preciso meio-termo. Bem como critério de responsabilidade e fiscalização.

      Por isso, a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), por meio do projeto de lei Arouca, deveria ser vista como uma iniciativa positiva ao debate. Após 13 anos de tramitações, o governo aprovou em setembro o projeto de lei.

      Reunir membros da comunidade científica como representantes de sociedades protetoras dos animais pode ser um caminho prático no sentido de introduzir as alternativas. É preciso observar no CONCEA um passo mais democrático em relação à discussão, bem como o cumprimento da própria Constituição (artigo 225, que protege a fauna e a flora). Para isso, é preciso crer na democracia. Um problema que os brasileiros, também animais racionais, à vezes padecem.

LIMA, Daniela Priscila 

Relacione as ideias centrais com seus respectivos parágrafos e marque a alternativa sequencialmente CORRETA.

I. A necessidade de usar animais em alguns experimentos vitais ao ser humano.
II. Os defensores dos animais contestam a necessidade desse uso.
III. Mostra que as ideias dos defensores do uso de animais para o bem da Ciência e de seus opositores são fatores que devem caminhar juntos.

( ) segundo parágrafo
( ) terceiro parágrafo
( ) quarto parágrafo 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

943Q44940 | Informática, Auxiliar Administrativo, IBIO AGB Doce MG

Qual das alternativas abaixo possui a função de retornar a parte inteira de uma divisão no MS-Excel 2010?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q43424 | Português, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Quero aprender ______ cortar árvore como o senhor.
O jovem empenhou-se ______ aprendizado das lições do mestre.
O jovem voltava às suas árvores, certo ______ vitória.
O tempo utilizado ______ afiar o machado é recompensado valiosamente.

Assinale a sequência CORRETA que completa as frases acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

945Q24757 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, CIS AMOSC SC, CURSIVA

Uma doença recém-chegada no Brasil está deixando todos em alerta, em especial as grávidas: a Febre por vírus Zika. A infecção pelo vírus Zika foi associada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

946Q37053 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens de 61 a 65.

Fazem parte do gênero textual os documentos manuscritos, datilografados ou impressos.
  1. ✂️
  2. ✂️

947Q412107 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Auxiliar Administrativo, Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Instituto Quadrix, 2017

Acerca da organização administrativa da União, dos agentes públicos e dos poderes administrativos, julgue os itens a seguir. Os agentes públicos detentores de mandato eletivo e os secretários e ministros de Estado são considerados como agentes políticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

948Q37095 | Administração de Recursos Materiais, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, relativos a noções de administração de material.
Em um estoque, nível de segurança corresponde à quantidade máxima de estoque que deve existir.
  1. ✂️
  2. ✂️

949Q31728 | Informática, Auxiliar Administrativo, CRMV RJ, BIO RIO

Um funcionário do Conselho Regional de Medicina Veterinária está trabalhando em um microcomputador com sistema operacional Windows XP e executou os seguintes procedimentos:

• Abriu o Windows Explorer e selecionou a pasta RESULT no drive C:
• Nessa pasta, selecionou o arquivo DOG33.PDF
• Pressionou simultaneamente as teclas Ctrl e X • Selecionou a pasta TX no mesmo drive C:
• Pressionou simultaneamente as teclas Ctrl e V

Por meio desses procedimentos, esse funcionário executou a seguinte ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q23564 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, CESGRANRIO

Um contador foi contratado para atuar em um órgão de staff. Antes de tomar posse no cargo, ele procurou informações sobre o futuro trabalho que iria desenvolver.
Em relação aos aspectos que envolvem o cargo de staff a ser assumido pelo contador nesse órgão, considere as afirmativas a seguir.

I - Ele seria responsável por uma atividade-fim.
II - Suas atividades estariam diretamente relacionadas ao objetivo principal da empresa.
III - Ele teria autoridade para assessorar os tomadores de decisão com informações contábeis.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q711695 | Segurança Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Salvador das Missões RS, FUNDATEC, 2019

Em fevereiro deste ano, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou um pacote de medidas para o enfrentamento dos problemas que envolvem as casas prisionais do Rio Grande do Sul. Foram medidas anunciadas na ocasião:
I. Transferência de 350 apenados da Penitenciária Estadual de Porto Alegre para outras casas prisionais. 
II. Abertura de novas casas prisionais, como a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves e a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul. 
III. Doação de 45 portais detectores de metal, além de scanners corporais pelo Departamento Penitenciário Nacional.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q31250 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, CRECI RJ, MS CONCURSOS

Em 17/03/2016, foi instalada na Câmara a comissão especial para analisar o pedido de impeachment da Presidente Dilma, sob a presidência do deputado federal Rogério Rosso. Se a Câmara aprovar a abertura do processo de impeachment, este vai para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q849763 | Técnicas de Vendas e Negociação, Relações Pessoais, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q853924 | Direito Constitucional, Remédios e Garantias Constitucionais, Auxiliar Administrativo, AV MOREIRA, 2020

Fernanda grávida de 5 (cinco) meses, em um ato de rebeldia e descontrole assassinou seu namorado Paulo. Após ter sido detida, julgada e condenada a cumprir pena em regime fechado, Fernanda então, com 9 (nove) meses, estando dentro da cadeia, teve sua filha. Com base nas garantias fundamentais, assinale a alternativa que apresenta o direito assegurada a Fernanda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q43433 | Matemática, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Se 1m3 de água equivale a 1.000 litros de água, 10cm3 equivalem a quantos ml de água?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q37054 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, TJ RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere à legislação arquivística, julgue os itens seguintes.

Os documentos de arquivo do TJ/RR considerados de valor permanente devem ser recolhidos aos arquivos do Ministério da Justiça.
  1. ✂️
  2. ✂️

957Q46868 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar Administrativo, IPT SP, VUNESP

Encontrado morto em sua casa em Nova Iguaçu (RJ) no dia 25 de abril de 2014, o coronel da reserva Paulo Malhães sabia que corria risco ao revelar atrocidades de um passado que o Brasil busca ainda conhecer. Em 25 de março, Malhães foi autor de um dos depoimentos mais fortes sobre crimes ocorridos na época da ditadura civil-militar. Na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, Malhães contou como o Exército fez para desaparecer com os restos mortais do deputado federal Rubens Paiva e como os agentes do regime mutilavam corpos das vítimas da repressão. Faziam isso arrancando suas arcadas dentárias e as pontas dos dedos para impedir a identificação dos corpos, caso fossem encontrados. 

(cartacapital.com.br. Adaptado)

Sendo ampla a sua divulgação em razão da tentativa de esclarecimento e atribuição de responsabilidade a quem cometeu delitos no período de 1964 a 1985, este depoimento do militar reformado foi dado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q552761 | Informática, Hardware, Auxiliar Administrativo, Conselho Regional de Psicologia SC, Instituto Quadrix, 2018

Acerca de hardware, do programa Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 8, julgue os itens subsequentes. Um disco SSD é um dispositivo semelhante ao HD, pois é dotado de partes móveis, e destinado ao armazenamento volátil de dados digitais.
  1. ✂️
  2. ✂️

959Q43659 | Português, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

Texto associado.
Texto 1
                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis


      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  
      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)
Assinale a alternativa que apresenta a consequência de maior valor provocada pelo estudo realizado pela Fiocruz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q43667 | Português, Auxiliar Administrativo, FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE, FGV

Texto associado.
Texto 1
                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis


      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  
      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)
"É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso".

Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.