Questões de Concursos: Auxiliar de Atividades Educativas

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11 Q454765 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O documento que determinou a organização de berçários foi o seguinte:

12 Q320578 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,

13 Q324909 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela

14 Q320529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:

15 Q324451 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A creche nas décadas de 1930, 1940 e 1950 era de responsabilidade de entidades filantrópicas. Com o tempo, passou a receber ajuda governamental para seu trabalho (Oliveira, 1992). O trabalho junto às crianças nas creches dessa época era de cunho assistencialista, com ênfase no aspecto

16 Q321697 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Oliveira (1992) aborda o desenvolvimento da criança a partir de três concepções de desenvolvimento humano. Essas concepções são:

17 Q323253 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de

18 Q324401 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que

19 Q327098 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é

20 Q324529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:
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