Questões de Concursos Auxiliar de Bibliotecário

Resolva questões de Auxiliar de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12Q871123 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O serviço de referência da informação, conforme Neusa Dias de Macedo (1990), tem cinco linhas de apoio, uma das linhas visa à atualização dos usuários da biblioteca. Assinale a alternativa CORRETA condizente a essa linha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q871124 | Biblioteconomia, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O marketing é essencial não apenas para divulgar a biblioteca e/ou outros serviços de informação, mas também para interagir com os usuários e eles estarem sempre assíduos. Assim, torna-se importante elaborar e aplicar o planejamento de marketing da biblioteca, o qual, de acordo com Jorge Moisés Kroll do Prado, passa por nove fases. Uma delas propicia a busca de conhecimentos sobre os usuários da biblioteca, tanto os reais (aqueles que fazem parte da biblioteca) quanto os potenciais (aqueles que poderão se engajar à biblioteca).

Portanto, esta fase é chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q871122 | Biblioteconomia, Tesauros e Terminologia, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Referente a um tesauro, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q871130 | Biblioteconomia, História da Biblioteconomia, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A iluminura foi a decoração feita em livros manuscritos e, posteriormente, em livros impressos. Tudo era realizado manualmente, expressando belas ilustrações, seja por meio de cores ou até mesmo utilizando-se ouro e prata. O início da iluminura ocorreu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q871121 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A biblioteca é um local que estimula a construção de saberes e, para tanto, oferece diversos serviços, dentre eles está o serviço de referência. Este pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q871125 | Biblioteconomia, Normas e Legislações da Biblioteconomia, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Para obter a concessão de uma patente, assinale em qual órgão do governo brasileiro esta pode ser solicitada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q871129 | Biblioteconomia, História da Biblioteconomia, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O homem, desde os primórdios das civilizações, vem criando formas de se comunicar. Dessa maneira, inventou a escrita, que teve vários suportes até chegar ao papel que é conhecido hoje. Na antiguidade, um desses suportes foi o papiro. Assinale a alternativa que diz respeito à localidade onde surgiu o papiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.