Questões de Concursos Auxiliar de Biblioteca

Resolva questões de Auxiliar de Biblioteca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q35500 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Antes da disponibilização dos livros aos usuários da biblioteca, deve-se realizar sua identificação por meio de carimbos. Sobre os carimbos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q35501 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Uma biblioteca comporta um acervo com uma grande variedade de documentos. É necessário que o Auxiliar de Biblioteca conheça os diferentes tipos de documentos, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q35443 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

A coleção de documentos disponíveis por meio eletrônico para utilização simultânea de um mesmo documento por diversos usuários, cuja organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos usuários com os objetos de informação, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q38867 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Estão corretamente acentuadas todas as palavras expostas na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q35492 | Direito Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, quando o servidor, a pedido, desloca-se para outra localidade por motivo de saúde, condicionada à comprovação por junta médica oficial, é correto afirmar que se trata de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q38987 | Direito Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Em relação ao vencimento, provento e a remuneração do servidor público, nos termos da Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q35412 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Texto associado.
Sua excelência, o leitor

Os livros vivem fechados, capa contra capa, esmagados na estante, às vezes durante décadas - é preciso arrancá-los de lá e abri-los para ver o que têm dentro [...]. Já o jornal são folhas escancaradas ao mundo, que gritam para ser lidas desde a primeira página. As mãos do texto puxam o leitor pelo colarinho em cada linha, porque tudo é feito diretamente para ele. O jornal do dia sabe que tem vida curta e ofegante e depende desse arisco, indócil, que segura as páginas amassando-as, dobrando-as, às vezes indiferente, passando adiante, largando no chão cadernos inteiros, às vezes recortando com a tesoura alguma coisa que o agrada ou o anúncio classificado. Súbito diz em voz alta, ao ler uma notícia grave, "Que absurdo!", como quem conversa. O jornal se retalha entre dois, três, quatro leitores, cada um com um caderno, já de olho no outro, enquanto bebem café. Nas salas de espera, o jornal é cruelmente dilacerado. Ao contrário do escritor, que se esconde, o cronista vive numa agitada reunião social entre textos - todos falam em voz alta ao mesmo tempo, disputam ávidos o olhar do leitor, que logo vira a página, e silenciamos no papel. Renascemos amanhã.

TEZZA, Cristóvão. Disponível em: Acesso em: 19 fev. 2014. (Adaptado).
O texto é estruturado com base na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q169078 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

A apresentação de uma publicação periódica é normalizada internacionalmente.

No Brasil, a instituição responsável pela normalização é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q38889 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Analise as afirmativas a seguir e assinale (D) para o que for pertinente à Classificação Decimal de Dewey e (U) para o que for pertinente à Classificação Decimal Universal, classificações utilizadas para a organização de documentos em bibliotecas.

(__) Apresenta notação pura.
(__) Possui sete tabelas auxiliares.
(__) Possui dezenove tabelas auxiliares.
(__) Possui quatro volumes e um guia prático.
(__) Possui dez classes, sendo a quarta classe vaga.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q38976 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

A casa é asilo inviolável do indivíduo, segundo a Constituição Federal. A partir dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q38978 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Nos termos do artigo 37 da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q35438 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Observando-se o número de classificação e notação de autor, qual é a ordem de arquivamento dos livros nas estantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q38883 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Otimizar cada espaço da biblioteca é essencial, tanto no que diz respeito à organização, quanto ao visual. Dessa forma, os livros devem ser dispostos de maneira correta, de modo que para saber a quantidade de livros a ser colocada em determinado espaço, pode-se usar um cálculo padrão, segundo o qual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q38966 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Texto associado.
Sabores

     Nunca me esqueci da tarde em que, voltando da escola acompanhado pela empregada lá de casa... bem, naquele tempo politicamente incorreto, a gente chamava de “empregada”. Eu sei que, hoje, costuma-se chamar de funcionária, secretária, ajudante, amiga, auxiliar... Mas, como estou falando de antigamente, manterei o termo da ocasião. Pois voltava da escola coma empregada, ela entrou numa padaria para comprar leite eme perguntou:
     –Quer comprar um sonho?
     Sabores Sonhos não se recusam. Mas também não são oferecidos. Estranhei. Ela insistiu eme apontou o sonho a que se referia. Vi, pela primeira vez na vida, aquele doce, em forma de almofada, soltando creme para todos os lados. Aceitei e, na primeira mordida, percebi que tinha um sabor que eu nunca havia experimentado. E era delicioso. Foi dos melhores prazeres gastronômicos a que já tive acesso. Até hoje procuro pelo sonho de padaria perfeito. Mas nunca mais o encontrei.
     Nas férias de verão, sempre passadas no Rio, meu irmão costumava me levar para jantar na casa da tia Maria Caldas. Tia Maria Caldas – ela sempre foi chamada assim, com nome e sobrenome – era a solteirona da família. Morou a vida inteira num conjugado na Avenida Copacabana. Tinha cozinha mínima. Mas aparentava gostar de cozinhar para meu irmão e eu. Num desses jantares, não me lembro do prato principal, mas lembro-me muito bem de um dos acompanhamentos: ovos mexidos. Ovo não era um alimento muito popular lá em casa. Não era inteiramente rejeitado, como a cebola e o alho, que nunca fizeram parte do cardápio. Mas era ocasional. E em outras formas, como a do ovo cozido ou a do ovo frito. Mexidos, eu nunca tinha visto. Eu não gostava muito de ovos, por isso fiz cara feia quando a tia Maria Caldas estava preparando aqueles. Mas, desde a primeira garfada, foi amor à primeira vista. Tento repetir aquela experiência. Faço ovos com bacon, com presunto, com ervas, ponho leite para ficarem macios, ponho água para ficarem mais leves... Mas nunca mais comi ovos mexidos tão gostosos quanto os da tia Maria Caldas.
     Minha primeiríssima viagem internacional foi a Buenos Aires. Ainda era universitário, tempos de dureza, e, na Argentina, me submeti a uma dieta de massas num dos restaurantes mais populares da cidade, o baratíssimo Pippo. Mas uma noite, eu e o grupo que me acompanhava cometemos uma extravagância e fomos jantar num restaurante que tinham me recomendado: El Palacio de La Papas Fritas. Na verdade, assim como o Pipo, o El Palacio era uma rede de restaurantes. Também era popular, mas com um cardápio com preços um pouco acima do outro. E usava toalhas de mesa, diferentemente do Pipo que preferia cobrir as mesas com papel de pão. A ideia era comer carne, mas o que me surpreendeu foi o acompanhamento, as tais papas fritas. Em forma de pequenas almofadas – devo ter alguma obsessão gastronômica por almofadas –, as batatas, fritas no ponto exato, estouravam na boca espalhando seu sabor. Voltei muitas vezes a Buenos Aires. Nunca deixei de ir ao El Palacio em busca daquele gosto. Mas nunca mais o encontrei.
     Resumo da ópera: os melhores sabores são os da primeira vez.

          (XEXÉO. Artur. Revista O Globo. 01/09/2013.)
O adjetivo GOSTOSOS em “Mas nunca mais comi ovos mexidos tão gostosos quanto os da tia Maria Caldas.” (parágrafo 4) está empregado no grau:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q164364 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, IF PE, IF PE

Cinco amigos de uma turma decidem dividir uma pizza de seis fatias e combinam que o mais novo pagará pela pizza, enquanto o mais velho ganhará uma fatia extra. Alex é 2 meses mais velho do que Bruno, que é 3 meses mais novo do que Carlos. Davi é 1 mês mais velho do que Bruno, e Eduardo é 2 meses mais velho do que Alex. Assinale a alternativa que indica quem vai pagar a pizza e quem vai ganhar a fatia extra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q38974 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Nos termos do artigo 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q38973 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFRR, FUNCAB

Texto associado.
Sabores

     Nunca me esqueci da tarde em que, voltando da escola acompanhado pela empregada lá de casa... bem, naquele tempo politicamente incorreto, a gente chamava de “empregada”. Eu sei que, hoje, costuma-se chamar de funcionária, secretária, ajudante, amiga, auxiliar... Mas, como estou falando de antigamente, manterei o termo da ocasião. Pois voltava da escola coma empregada, ela entrou numa padaria para comprar leite eme perguntou:
     –Quer comprar um sonho?
     Sabores Sonhos não se recusam. Mas também não são oferecidos. Estranhei. Ela insistiu eme apontou o sonho a que se referia. Vi, pela primeira vez na vida, aquele doce, em forma de almofada, soltando creme para todos os lados. Aceitei e, na primeira mordida, percebi que tinha um sabor que eu nunca havia experimentado. E era delicioso. Foi dos melhores prazeres gastronômicos a que já tive acesso. Até hoje procuro pelo sonho de padaria perfeito. Mas nunca mais o encontrei.
     Nas férias de verão, sempre passadas no Rio, meu irmão costumava me levar para jantar na casa da tia Maria Caldas. Tia Maria Caldas – ela sempre foi chamada assim, com nome e sobrenome – era a solteirona da família. Morou a vida inteira num conjugado na Avenida Copacabana. Tinha cozinha mínima. Mas aparentava gostar de cozinhar para meu irmão e eu. Num desses jantares, não me lembro do prato principal, mas lembro-me muito bem de um dos acompanhamentos: ovos mexidos. Ovo não era um alimento muito popular lá em casa. Não era inteiramente rejeitado, como a cebola e o alho, que nunca fizeram parte do cardápio. Mas era ocasional. E em outras formas, como a do ovo cozido ou a do ovo frito. Mexidos, eu nunca tinha visto. Eu não gostava muito de ovos, por isso fiz cara feia quando a tia Maria Caldas estava preparando aqueles. Mas, desde a primeira garfada, foi amor à primeira vista. Tento repetir aquela experiência. Faço ovos com bacon, com presunto, com ervas, ponho leite para ficarem macios, ponho água para ficarem mais leves... Mas nunca mais comi ovos mexidos tão gostosos quanto os da tia Maria Caldas.
     Minha primeiríssima viagem internacional foi a Buenos Aires. Ainda era universitário, tempos de dureza, e, na Argentina, me submeti a uma dieta de massas num dos restaurantes mais populares da cidade, o baratíssimo Pippo. Mas uma noite, eu e o grupo que me acompanhava cometemos uma extravagância e fomos jantar num restaurante que tinham me recomendado: El Palacio de La Papas Fritas. Na verdade, assim como o Pipo, o El Palacio era uma rede de restaurantes. Também era popular, mas com um cardápio com preços um pouco acima do outro. E usava toalhas de mesa, diferentemente do Pipo que preferia cobrir as mesas com papel de pão. A ideia era comer carne, mas o que me surpreendeu foi o acompanhamento, as tais papas fritas. Em forma de pequenas almofadas – devo ter alguma obsessão gastronômica por almofadas –, as batatas, fritas no ponto exato, estouravam na boca espalhando seu sabor. Voltei muitas vezes a Buenos Aires. Nunca deixei de ir ao El Palacio em busca daquele gosto. Mas nunca mais o encontrei.
     Resumo da ópera: os melhores sabores são os da primeira vez.

          (XEXÉO. Artur. Revista O Globo. 01/09/2013.)
Os pronomes são palavras que, dentre outros papéis, substitueme/ou se referem a um termo anteriormente expresso. Nos períodos abaixo, o pronome destacado está se referindo, corretamente, ao seguinte termo expresso entre parênteses, na opção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q35502 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO

Sobre a Classificação Decimal de Dewey, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q38894 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Durante a catalogação dos livros, existe um processo que consiste na formação dos índices do acervo, para facilitar a consulta dos diversos fundos bibliográficos da biblioteca. Sem esse processo, certamente, o usuário da biblioteca teria de ir até o acervo e procurar livro por livro.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao nome desse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q35416 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Texto associado.
Sua excelência, o leitor

Os livros vivem fechados, capa contra capa, esmagados na estante, às vezes durante décadas - é preciso arrancá-los de lá e abri-los para ver o que têm dentro [...]. Já o jornal são folhas escancaradas ao mundo, que gritam para ser lidas desde a primeira página. As mãos do texto puxam o leitor pelo colarinho em cada linha, porque tudo é feito diretamente para ele. O jornal do dia sabe que tem vida curta e ofegante e depende desse arisco, indócil, que segura as páginas amassando-as, dobrando-as, às vezes indiferente, passando adiante, largando no chão cadernos inteiros, às vezes recortando com a tesoura alguma coisa que o agrada ou o anúncio classificado. Súbito diz em voz alta, ao ler uma notícia grave, "Que absurdo!", como quem conversa. O jornal se retalha entre dois, três, quatro leitores, cada um com um caderno, já de olho no outro, enquanto bebem café. Nas salas de espera, o jornal é cruelmente dilacerado. Ao contrário do escritor, que se esconde, o cronista vive numa agitada reunião social entre textos - todos falam em voz alta ao mesmo tempo, disputam ávidos o olhar do leitor, que logo vira a página, e silenciamos no papel. Renascemos amanhã.

TEZZA, Cristóvão. Disponível em: Acesso em: 19 fev. 2014. (Adaptado).
Na palavra “puxam”, a letra “x” produz o mesmo som produzido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.