Questões de Concursos Auxiliar de Biblioteca

Resolva questões de Auxiliar de Biblioteca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q873755 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Lucas, funcionário público concursado de Além Paraíba, foi aposentado por conta de uma patologia cardíaca, que, na época, o impossibilitava de exercer a sua função pública. Convocado para reavaliação, a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria, estando Lucas apto à atividade púbica que exercia antes de ser aposentado. Por conseguinte, ele foi convocado a retornar ao exato cargo que ocupava, o que fez de imediato. A forma de provimento em cargo público do exemplo narrado tem o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q869543 | Biblioteconomia, Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Dentro do âmbito complexo da organização e disseminação de informações no contexto bibliotecário, como se define e se estrutura o banco de dados bibliográfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q872450 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os números são classificados e divididos em conjuntos numéricos dependendo das suas características. Dentre esses conjuntos numéricos temos os naturais () , inteiros () , racionais () , irracionais (I) e reais () . Dadas as afirmativas sobre operações feitas com os elementos dos conjuntos numéricos, assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q873750 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo o texto expresso da Lei Orgânica do Município, é considerada competência privativa do Município:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q873749 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo a Lei Orgânica Municipal, a alienação de bens públicos móveis pode ser feita, existindo interesse público devidamente justificado e precedido da devida avaliação. Além disso, devem ser observadas algumas normas e regras, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q869537 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

No âmbito da organização do conhecimento bibliográfico, como se define o papel central desempenhado por um sistema de classificação bibliotecária, tal como o Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD), indo além de apenas categorizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q864701 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A ausência de um sistema de segurança em um sistema operacional representa um perigo significativo, pois expõe os computadores a uma série de riscos potenciais que podem comprometer a segurança e a integridade dos sistemas e dos dados. Considerando todos os tipos de dispositivos de segurança existentes no mundo da tecnologia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q872449 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Em uma caixa havia 100 canetas de cores azuis e vermelhas. Após a retirada de 30 canetas vermelhas, o número de canetas azuis passou a ser quatro vezes o número de canetas vermelhas. Qual a razão entre a quantidade inicial de canetas vermelhas e canetas azuis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q869549 | Biblioteconomia, Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

O que é considerado uma pesquisa bibliográfica em um contexto de biblioteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q912227 | Biblioteconomia, Normas Internacionais e de Padronização, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

A NBT 10520 aborda um aspecto conhecido como citação da citação. Trata-se de uma citação a cujo original não se teve acesso, mas que consta da obra de outros autores consultados. Para tal situação, utiliza-se a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q873756 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Carolina, funcionária pública, está acometida de uma doença e precisará ficar afastada do trabalho por período estimado em sete dias, segundo atestado fornecido pelo médico particular que a atendeu e diagnosticou o problema. Supondo que, conforme atestado, o período de licença médica seja exatamente de sete dias, Carolina, para justificar suas faltas, segundo a Lei Complementar nº 3/1993, deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q912231 | Biblioteconomia, Usuários / Disseminação Seletiva, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Sob o aspecto do relacionamento do bibliotecário com seus usuários, sabe-se que a manutenção do diálogo entre esses atores é essencial no processo de aceleração da recuperação da informação. O serviço que leva a informação específica ao usuário é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q915115 | Biblioteconomia, Conservação e Preservação de Documentos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pindamonhangaba SP, VUNESP, 2023

Em relação à preservação de documentos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q864704 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As três bonecas
Ju morava numa rua tranquila com nome de heroína: Anita Garibaldi. Dali, das amigas da mãe, guarda boas lembranças: colos, cafunés, filhos, mimos, conselhos e broncas. Uma, ao ver Ju lavando alface como quem esfrega roupa, havia lhe ensinado a delicadeza das folhas. Outra, Marieta, lhe deixou uma lição. Numa visita, aproximou-se de Ju, que brincava de bonecas. E disse:
– Tenho uma boneca pra você!
Um forte desejo se acendeu na menina.
– Grande, como um bebê! Cabelos claros e curtos. Enroladinhos.
A menina sorriu. Mais tarde, folheando uma revista, adivinhou a boneca.
– É assim! – disse, abraçada à revista.
Deu-lhe o nome de Cecília. Chamaria as amigas, cada uma traria sua filha e fariam um lanche. Brincariam no jardim e ririam um bocado, até tarde. Cansadas, iriam cedo pra cama. Adormecer com Cecília seria melhor que mil mundos.
Foi uma espera em vão. Ainda lidava com a frustração, quando a mulher retornou. A claridade, que vinha do corredor, marcava a comprida silhueta que entrou falando:
– Tua boneca está lá guardada, esperando.
“Esperando o quê?”.
– Podia ter trazido. Comprei outra.
“Agora são duas bonecas!”, empolgou-se.
A mulher continuava:
– É moreninha, bem escura, cabelos compridos, arrumados em trança até a cintura. “Seria cor de jabuticaba?” Ju amava. Imaginou a boneca. “Será de pano? Fofa? Tem pano que tem cheiro bom, fino e macio, gostoso de pegar. Tem pano que é mais duro e pinica… Carmela!” Agora, numa só festa, apresentaria Cecília e Carmela às amigas. Já as via juntas, duas irmãs, cada uma de uma cor.
“Mas por que ela não trouxe logo as bonecas?”; “Vai ver que ela não sabia que ia passar aqui.”; “Vai ver que, outro dia, traz as duas.”; “Vai ver que…”; “vai ver…” Pensou durante a aula, em casa e antes de dormir.
Sonhou com Cecília e Carmela. Andaram de roda gigante, tão alto… Tocando as nuvens, Ju pegou um pedaço e experimentou. Azeda demais! Torceu o nariz, as outras riram. Ao acordar, procurou as bonecas e não achou. Onde estavam? Embaixo da cama? Dentro do armário? Na gaveta? Ou na casa de Marieta? Será que ela entregou para depois sequestrá-las? Se ela ia tirar, pra quê iria dar? Além de tudo, era amiga da mãe, por que faria isso? Só se a mãe não soubesse quem era a verdadeira Marieta…
Meses depois, ela chegou. A boneca não, Marieta! E falou pela terceira vez:
– Tenho outra boneca pra você. Podia ter trazido.
“Três? Sério?”
Daqui a pouco, só um reboque pra tanta promessa. Ju não se deixou enrolar. Um dia, fantasiou com Anita. Com nome de guerreira, lutaria, salvaria todas do cativeiro. A essa altura, era o que pensava: cativeiro.
Volta e meia, acontecia de sonhar com as três. Faziam estripulias, criavam brincadeiras e danças malucas e rolavam de rir. Um dia, Ju rolou pro chão mesmo. Doeu cotovelo, doeu bumbum, doeu tudo! Até a alma.
O tempo passou, tanto e mais um tico. Ju cresceu e se mudou da Rua Anita Garibaldi. De Marieta, ficou a lição: heroína mesmo era a criança que sobrevivia a certos adultos…
(Crônicas da infância: lembranças, afetos e reflexões [livro eletrônico] / organização Rosana Rios, Flávia Côrtes, Severino Rodrigues; ilustração Sandra Ronca. 1. ed. São Paulo: Edições AEILIJ: RR Literatura, 2021. PDF. Vários autores.)

Considere a expressão sublinhada no trecho “Foi uma espera em vão.” (8º§). É correto afirmar que, ao assim descrever a espera de Ju, a autora quis dizer que o tempo esperado foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q873752 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Orgânica do Município de Além Paraíba, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo a Lei Orgânica Municipal, a sessão legislativa tem início e fim em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q873754 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 03 de 1993, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Helena, funcionária pública de Além Paraíba, estava afastada por licença maternidade de suas funções. Sua filha recém-nascida, Elem, foi diagnosticada com Trissomia 21 (Síndrome de Down) e requer atenção permanente, segundo laudo médico-técnico, durante o início do seu desenvolvimento e para sua melhor integração social. O laudo que atesta este fato foi feito por entidade municipal designada para este fim. Helena, baseada no fato descrito, requereu benefício funcional estabelecido na Lei Complementar nº 3/1993. O benefício ao qual tem o direito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q864699 | Informática, Redes de Computadores, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Essa nova tecnologia oferece mais velocidade de conexão em rede banda larga, permitindo uma transmissão de dados mais eficiente e confiável. Isso impulsiona a experiência do usuário, proporcionando uma navegação na internet mais fluida, downloads mais rápidos e streaming de alta qualidade. Além disso, a latência mínima possibilita uma interação em tempo real, abrindo portas para avanços em aplicações como realidade virtual, saúde digital e automação industrial. Trata-se da tecnologia: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.