Início

Questões de Concursos Auxiliar de Biblioteca

Resolva questões de Auxiliar de Biblioteca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q914948 | Biblioteconomia, Formação e Desenvolvimento de Acervos e Coleções, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

São recomendações básicas a serem mantidas nos ambientes de guarda e proteção de acervos documentais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q870166 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente uma característica comum das bibliotecas comunitárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q865013 | Biblioteconomia, Classificação de Processos Técnicos em Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente o número de chamada elaborado a partir da classificação de um livro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q873742 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Uma produtora de peixes recebeu um pedido para peixes da raça A e B. Sabe-se que o total do pedido foi de 20.470 peixes, e, ainda, que o número de peixes da raça A representa o dobro do número de peixes da raça B, menos 413. Considerando o exposto, qual a quantidade de peixes da raça A no pedido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q869541 | Biblioteconomia, Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

No contexto da administração bibliotecária e da gestão eficiente dos recursos informacionais, como se define e estrutura a política de aquisições em uma biblioteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q872448 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os funcionários de uma empresa decidiram se juntar para realizar uma confraternização de final de ano. Os custos para a realização da festa ficaram em R$ 1.500,00; o valor foi inicialmente dividido igualmente entre todos os funcionários. Por discordarem com o valor, quatro funcionários decidiram não participar mais da festa, acarretando um acréscimo de R$ 100,00 para cada um dos funcionários, que mantiveram sua posição de participação da confraternização. O número de funcionários que participaram da festa é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q912221 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Em relação aos sinais gráficos adotados na CDU para uma otimização da representação dos assuntos, o símbolo que pode ser usado como sinal de intercalação dos conceitos, modificando sua ordem de citação, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q912218 | Biblioteconomia, Análise Documentária, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Alguns critérios baseados no conteúdo documental impactam no processo de seleção. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q914037 | Biblioteconomia, Conservação e Preservação de Documentos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Campos do Jordão SP, IPEFAE, 2023

Dentre os procedimentos listados abaixo, identifique qual deles está em desacordo com os procedimentos básicos de conservação documental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q915112 | Biblioteconomia, Busca e Recuperação da Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pindamonhangaba SP, VUNESP, 2023

Estrutura elaborada a partir de vocábulos da linguagem natural, podendo ser constituída por palavras-chave ou por termos e descritores de uma linguagem de indexação, unidos por operadores booleanos que permitem a recuperação da informação e do material do acervo da biblioteca. Trata-se da definição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q912223 | Biblioteconomia, Usuários / Disseminação Seletiva, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

O atendimento ao usuário no setor de referência tenta maximizar o uso de recursos informacionais por meio da interação entre grupos de usuários. O nível que proporciona o acesso à informação em diversos bancos de dados e instrumentos bibliográficos por meio de programas cooperativos entre bibliotecas ou recursos eletrônicos é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q916077 | Biblioteconomia, Classificação de Processos Técnicos em Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Tabela de Cutter é utilizada na identificação e representação dos documentos em bibliotecas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q872447 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Procurando ver a satisfação de seus clientes, um restaurante fez uma pesquisa sobre os sabores de suco disponíveis em seu cardápio-caju, laranja e uva. Selecionando 100 pessoas para a pesquisa, os dados obtidos foram:

• 5 clientes gostam dos três sabores de suco;
• 46 clientes gostam do suco de caju;
• 55 clientes gostam do suco de laranja;
• 39 clientes gostam do suco de uva.

Qual a probabilidade de selecionar um cliente que goste de pelo menos dois sabores de suco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q914035 | Biblioteconomia, Tipos de Biblioteca, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Campos do Jordão SP, IPEFAE, 2023

Considerando a biblioteca escolar um espaço dedicado ao ensino e aprendizagem, escolha, entre as afirmações abaixo, aquela que define melhor a função deste tipo de biblioteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q868530 | Biblioteconomia, Catalogação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Santo André SP, VUNESP, 2024

O processo de criação de representações descritivas dos documentos, as fichas catalográficas dos catálogos tradicionais ou os registros nos catálogos digitais, trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q868536 | Arquivologia, Indexação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Santo André SP, VUNESP, 2024

Qual atividade tem por finalidade a identificação de termos/assuntos que representem o conteúdo do documento, visando favorecer a recuperação da informação em catálogos e sistemas de recuperação da informação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q873751 | Regimento Interno, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Município de Além Paraíba, em norma devidamente aprovada pela Câmara Municipal, aprovou uma lei que toma as seguintes medidas:

I. Subvencionamento público exclusivamente para a Igreja Católica.
II. Preferência para os brasileiros nascidos em Além Paraíba para o acesso à educação infantil e básica.
III. Determinação de um imposto, cujo fato gerador recai sobre a existência e utilização de templos de todos os cultos religiosos de forma indistinta à religião.

Segundo a Lei Orgânica do Município é ilegal o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.