Questões de Concursos: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q322894 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

O espaço da sala de aula merece atenção na organização quanto à adequação para realização de diferentes atividades que proporcionem o desenvolvimento das potencialidades infantis. Esse espaço na Educação Infantil deverá contar com

12 Q327374 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Sobre o período de adaptação da criança na instituição de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adaptação é mais evidente na criança, mas a família e o educador também passam pelo mesmo processo, pois as reorganizações e transformações são para todos.

( ) A presença de familiares da criança torna mais difícil a conquista de sua confiança.

( ) A permanência de familiares na escola durante a primeira semana de adaptação pode trazer conforto para a criança e permite que o professor possa conhecê-la melhor.

( ) A rotina deve manter-se inalterada, mesmo na semana de adaptação sendo os horários inflexíveis.

Assinale a sequência correta.

13 Q321785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Sobre funções do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, analise as afirmativas.

I - Estar atento ao bem-estar da criança quanto à necessidade de alimentar-se, brincar, interagir, descansar e dormir.

II - Estar sempre presente para garantir a segurança das crianças, desde o momento de entrada até o momento de entrega aos pais, inclusive nos momentos de sono.

III - Cuidar para que o ambiente esteja sempre seguro e agradável, observando-se medidas de prevenção de acidentes.

IV - Cuidar para que as crianças estejam confortavelmente trajadas para brincar, descansar, ir embora.

Estão corretas as afirmativas

14 Q327860 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

A professora Laudicéia desenvolveu um projeto voltado ao momento do banho, visando “à construção de hábitos, em que as crianças se trocam sozinhas e algumas regras são trabalhadas, como guardar a roupa suja no saquinho, organizar a mochila etc.” O momento do banho foi transformado numa atividade lúdica [...] o banheiro se transforma em floresta, salão de cabeleireiro, loja de roupas. [...] os chuveiros externos durante o verão, apelidados aqui de cachoeiras (GUIMARÃES, 2007).

A capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro pode ser identificada como

15 Q893364 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Educar e cuidar são dimensões indissociáveis e fundamentais para os profissionais da Educação Infantil. Sobre essas duas dimensões, marque V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) O cuidado e a educação das crianças até os cinco anos de idade devem ser compartilhados com as famílias e a comunidade.
( ) Brincar, interagir e aprender são ações entrelaçadas nos processos de cuidar e educar bebês e crianças pequenas.
( ) Cuidar/educar pouco se relaciona ao processo de desenvolvimento integral das crianças.
( ) As características desse ambiente e das relações que nele ocorrem independem das condições institucionais e das ações educativas.

Assinale a sequência correta.

16 Q893362 | Informática, Princípios de Segurança, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Sobre recomendações de proteção de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É recomendado não limitar a coleta de dados por sites, procurando aceitar todos os cookies e configurar o navegador para aceitar cookies de terceiros.
( ) Recomenda-se limpar frequentemente o histórico de navegação e, sempre que possível, utilizar a navegação anônima.
( ) É aconselhável instalar regularmente no computador as atualizações de segurança disponíveis e ativar a atualização automática, sempre que possível.
( ) É indicado reforçar a autenticação, desativando a verificação em duas etapas e desabilitando notificações de login, sempre que possível.

Assinale a sequência correta.

17 Q893366 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A BNCC organiza a Educação Infantil em 6 direitos de aprendizagem:

18 Q893365 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A ênfase da organização do trabalho pedagógico na Escola da Infância está nas brincadeiras e nas interações, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Sobre essa afirmação, é correto afirmar:

19 Q893378 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Formar crianças leitoras e autoras, a partir de uma dimensão lúdica e brincante, é papel da Escola da Infância e direito de todas as crianças, garantido pelas legislações vigentes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (DRC-MT, 2019). Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.

20 Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.

( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual.

( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.

( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar.

( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar.

Assinale a sequência correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.